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LIDERANÇA: PERGUNTAS PARA SEREM RESPONDIDAS - A pessoa já nasce líder? - Um chefe tem que ser líder? - Quais as características do verdadeiro líder? -

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Apresentação em tema: "LIDERANÇA: PERGUNTAS PARA SEREM RESPONDIDAS - A pessoa já nasce líder? - Um chefe tem que ser líder? - Quais as características do verdadeiro líder? -"— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA: PERGUNTAS PARA SEREM RESPONDIDAS - A pessoa já nasce líder? - Um chefe tem que ser líder? - Quais as características do verdadeiro líder? - Quem são os grandes líderes da nossa história?

2 O que dizem os mestres O que dizem os mestres ? Peter Drucker: tem seguidores, oferece resultados, dá exemplo, aceita responsabilidade Jack Welch: integridade, senso de propriedade, paixão, simplicidade, autoconfiança, recompensas, comemorações, aprendizado, agilidade Deming: estimula o orgulho profissional, conhece o trabalho, líder de líderes. Shinyashiki: inspira, administra, é chefe

3 ESTILOS DE LIDERANÇA Há quatro estilos clássicos de liderança: - AUTOCRÁTICO - DEMOCRÁTICO - LIBERAL - SITUACIONAL

4 AUTOCRÁTICO Autoritário (Manda quem pode) Centralizador Retém informações Sabe Tudo Culpa seu pessoal Resultados: Lentidão, Erros repetitivos, Nenhum desenvolvimento, Desmotivação, Medo.

5 DEMOCRÁTICO Decisões compartilhadas Delegação Acesso geral às informações Justo Resultados: Pessoal Motivado, Análise crítica das falhas, Desenvolvimento de Pessoal, Ambiente agradável, Reação lenta.

6 LIBERAL Cada um cuide de si mesmo Ausente Desconhece o que se passa Há desculpas para tudo Resultados: Péssimo desempenho, Erros constantes, Insatisfação geral.

7 SITUACIONAL Resultados: Pessoal Motivado, Poucos erros, Desenvolvimento de Pessoal, Ambiente agradável, Agilidade. Decisões em níveis Delegação adequada Justo Acesso às informações diferenciado

8 LIDERANÇA SITUACIONAL Paul Hersey e Kenneth Blanchard Profissional Senior Mediano Iniciante Tarefa Relacionamento Q1 Q2 Q3 Q4

9 RESUMO DOS ESTILOS AUTOCRÁTICOEstagnaçãoPerda de Mercado DEMOCRÁTICOReação LentaManutenção de Mercado LIBERALAnarquiaFalencia SITUACIONALProgressoGanho de Mercado

10 Quanto à Fonte do PODER os gerentes podem usar: 1.Poder de Posição - Cargo - Patrão - Força 2. Poder Pessoal - Liderança

11 A função do administrador é liderar, ajudar as pessoas a fazerem melhor seu trabalho (Deming) De quais pessoas estamos falando ?

12 DESENVOLVIMENTO DO LIDER 1.Conhecimento de si mesmo 2.Definir e assumir seus Valores e Missão Pessoal 3.Respeitar – se 4.Elaborar Plano de Desenvolvimento 4.1 – Como Pessoa 4.2 – Como Técnico 5. Conseguir um Coach

13 DESENVOLVIMENTO DO LIDER 6. Comunicar-se bem 7. Saber ouvir 8. Premiar Esforço / Resultados 9. Dar feed-back formal / Ser coach 10. Desenvolvimento dos subordinados 11. Rodar o PDCA

14 BUSCA FEED-BACK BUSCA FEED-BACK EXPÕE-SE EXPÕE-SE TRANSPARENCIA TRANSPARENCIA AUTO-CONFIANÇA AUTO-CONFIANÇA ESPIRITO DE EQUIPE ESPIRITO DE EQUIPE EVITA FEED-BACK EVITA FEED-BACK EXPÕ-SE EXPÕ-SE AUTORITÁRIO AUTORITÁRIO SABE TUDO SABE TUDO EXCESSO DE CONFIANÇA EXCESSO DE CONFIANÇA CONFLITOS CONFLITOS BUSCA FEED-BACK BUSCA FEED-BACK EVITA EXPOSIÇÃO EVITA EXPOSIÇÃO INSEGURO INSEGURO AMBIENTE DE MEDO AMBIENTE DE MEDO EVITA FEED-BACK EVITA FEED-BACK EVITA EXPOSIÇÃO EVITA EXPOSIÇÃO FECHADO FECHADO NÃO ASSUME RISCOS NÃO ASSUME RISCOS NÃO HÁ TRABALHO DE EQUIPE NÃO HÁ TRABALHO DE EQUIPE EU ABERTO EU CEGO EU DESCONHECIDOEU SECRETO

15 DEFINIR E ASSUMIR SEUS VALORES E MISSÃO PESSOAL O QUE SÃO VALORES ? Exercício: Características do seu líder ideal (O Monge e o Executivo)

16 DEFINIR E ASSUMIR SEUS VALORES E MISSÃO PESSOAL Exercício: Liste seus Valores Pessoais

17 DEFINIR E ASSUMIR SEUS VALORES E MISSÃO PESSOAL MISSÃO PESSOAL É a constituição da pessoa. Assim ela é fundamentalmente imutável. A dos USA, em mais de duzentos anos, teve apenas 26 emendas. (Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes - Stephen R. Covey) Anexo 2 - O que é uma Missão Pessoal? Exercício: Escreva sua Missão Pessoal Faça um quadro com Valores e Missão Pessoal e coloque em local de fácil visibilidade para voce, após confirmá-las.

18 RESPEITO E ACEITAÇÃO Todos temos limites Leva tempo superá-los, mesmo com muito empenho O importante é ser eficazes no que fazemos A Auto-estima é fundamental para o sucesso.

19 PLANO DE DESENVOLVIMENTO - PESSOA 1.Definir as dimensões fundamentais 2.Analisar cada uma delas, buscando o gap 3.Formular plano estabelecendo metas (O Que, Quando e Quanto) 4.AGIR (monitorando progressos)

20 PLANO DE DESENVOLVIMENTO - TÉCNICO 1.Listar as competências necessárias 2.Fazer o S.W.O.T. pessoal 3.Priorizar as ações de modo a: a)Reforçar as Fortalezas onde houver Oportunidades b)Eliminar as Fraquezas onde houver Ameaças 4.Formular plano estabelecendo metas (O Que, Quando e Quanto) 5. AGIR (monitorando progressos)

21 TER SEU COACH Escolha um superior hierárquico Convide-o (a) para atuar como coach Mostre seus planos de desenvolvimento Aceite sugestões para mudanças Agende as reuniões de feed-back Cumpra o combinado.

22 COMUNICAÇÃO – A principal ferramenta Para obter resultados, precisamos deixar claro o que queremos que seja feito: Metas Políticas Procedimentos Visão, Missão e Valores Avalie sua competência como comunicador e, se necessário, busque treinamento nessa área.

23 Precisamos SABER OUVIR para: Obter os dados necessários ao planejamento e tomada de decisão Ganhar a confiança dos subordinados sendo empáticos Saber ouvir também inclui saber ver e saber sentir (PNL) As pessoas querem muito mais atenção para o que dizem do que para o atendimento de suas reivindicações (Ptahhotep) SABER OUVIR

24 No Japão as sugestões são premiadas com brindes de pequeno valor, independentemente da economia gerada. Reconhecer publicamente os bons desempenhos Relacionamento como Conta bancária: 1 Retirada = 4 Creditos Estabelecer critérios justos para remuneração PREMIAR ESFORÇO E RESULTADOS

25 DAR FEED-BACK FORMAL / SER COACH Orientar seus colaboradores para que desenvolvam novas competências e obtenham resultados sempre melhores. Não posso motivar meu colaborador mas posso criar condições para que motive-se COMO PRATICAR FEED-BACK Periódico – Entrevistas de avaliação de desempenho (6 meses) Formal – formulário padrão e agendado antecipadamente Preparado – Chefe e subordinado Assertivo – Focado, verdadeiro e transparente

26 Reforço Positivo – descrevendo e elogiando o comportamento para que se repita. Feed-back Negativo – apontando apenas os comportamentos inadequados, humilhando e deixando o colaborador sem saída 4 Tipos de Feed-back 1º 2º

27 Feed-back Corretivo (após o Positivo) descrever comportamento inadequado, mostrar suas consequencias para a empresa/ colaborador apresentar comportamento desejado e seus resultados perguntas inteligentes (induzir mas não pressionar) buscar compromisso de mudança. Feed-back Inútil apenas cumprindo a formalidade da entrevista sem chegar a compromissos de repetição ou mudança de comportamentos. 3º 4º

28 DESENVOLVIMENTO DO SUBORDINADO Seleção Perfil / Avaliação / Contrato Treinamento Integração / Aperfeiçoamento / Desenvolvimento (PAT, Mapa de Competencias) Participação Delegação / Sugestões Feed-back (coaching) Qualidade de Vida

29 RODAR O P.D.C.A. P D A C METAS MÉTODOS TREINAMENTO EXECUÇÃO VERIFICAÇÃO PADRONIZAÇÃO RODAR PDCA novamente ou Indicadores Auditorias

30 O Líder como Auditor Auditoria como ferramenta de cooperação AUDITORIA Processo de exame e validação de: – sistema – atividade – Informação

31 Auditorias são atividades planejadas. pelos auditores e auditados objetivo: validar espírito de colaboração mútua pró-atividade 8º. Princípio Deming: Afastar o medo

32 O Líder deve demonstrar que auditorias são: Ferramenta Gerencial baseada na confiança (auto-controle / delegação) Garantia da Qualidade dos Processos Proteção da saude da empresa Envolvendo as pessoas para engajá-las no processo de auditoria TEMOS QUE MUDAR O CONCEITO EXISTENTE NEGATIVOPOSITIVO

33 PAPÉIS DO LÍDER Maestro Treinador Capitão Campeão da Causa Sabio Pai Comandante Instrutor Companheiro Juiz / Legislador Psicólogo Administrador Provedor Visionário

34 AS 10 CARACTERÍSTICAS DAS EQUIPES EXCELENTES 1. OBJETIVO COMUM 2. OUVIR COM EMPATIA / APOIAR O COLEGA 3. GOSTAR DE PARTICIPAR 4. GOSTAR DE VENCER 5. COMPARTILHAR O SUCESSO

35 AS 10 CARACTERÍSTICAS DAS EQUIPES EXCELENTES 6. COMUNICAR-SE LIVREMENTE 7. ACEITAR E TRATAR CONFLITOS 8. LIDERANÇA 9. RELACIONAMENTO INFORMAL 10. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS


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