A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intertextualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intertextualidade."— Transcrição da apresentação:

1 intertextualidade

2 São referências explícitas ou implícitas de um texto em outro, que provocam um “diálogo” entre os mesmos.

3 Tipos mais comuns: Paráfrase Paródia Pastiche Citação Alusão Epígrafe Referência

4 1 - Paráfrase É uma espécie de interpretação de um texto com palavras próprias,mantido o pensamento original; ou, ainda, uma intertextualidade que assinala uma semelhança entre o texto original e o derivado, levando em conta que a diferença, se houver, não é substancial, mas constitui uma "adaptação" do original.

5

6 Algum político importante deve estar a chegar. Ah
Algum político importante deve estar a chegar. Ah! É verdade, o chefe da Seção pediu-me que comparecesse ao desembarque do Ministro. Ir, ou não ir, eis a questão. (Cyro dos Anjos) – paráfrase de Hamlet Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’. Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’? Eu tão esquecido de minha terra… Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabiá! (Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”). paráfrase da Canção do Exílio – Gonçalves Dias Os Deuses vendem quando dão. Compra-se a glória com desgraça. Ai dos felizes, porque são Só o que passa! Fernando Pessoa – em Mensagem Os deuses vendem quando dão Melhor saber Seus olhos de verão Que não vão nem lembrar Skank – Três Lados

7 1 - Paródia É definida como um escrito que imita uma obra literária, de forma crítica. É um texto que subverte a mensagem do texto que o inspirou.

8

9

10

11 Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Aqui eu não sou feliz Lá a existência é uma aventura De tal modo inconseqüente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive SÓ O ROCK'N'ROLL SALVA Elvis Presley que estais no Céu, Muito escutado seja Bill Haley, Venha a nós o Chuck Berry, Seja feito barulho á vontade, Assim como Hendrix, Sex Pistols e Rolling Stones. Rock and roll que a cada dia nos melhora, Escutai sempre Clapton e Neil Young, Assim como Pink Floyd e David Bowie, Muddy Waters e The Monkees. E não deixeis cair o volume do som 102,1 de estação. Mas livrai-nos do Axé Amém! (fanáticos, uni-vos! KISS, 102,1 FM) (In: Folha de S. Paulo : 13 de Novembro de 2005) Vou-me embora de Pasárgada Sou inimigo do rei Não tenho nada que quero Não tenho e nunca terei Aqui eu não sou feliz A existência é tão dura As elites tão senis Que Joana, a louca da Espanha Ainda é mais coerente Do que os donos do país.

12 Pastiche Apresentando elementos próximos e ao mesmo tempo distantes da paródia, encontra-se o pastiche, que muitos, equivocadamente, vêem como seu sinônimo. É certo que tanto paródia quanto pastiche envolvem imitação. Entretanto, o pastiche associa-se à imitação de um estilo, ou à apropriação de um gênero sem, com isso, necessariamente, querer criticá-lo.

13 (...) Um curioso duelo aconteceu entre Jesse Bacalhau e Rob Gallo.
Jesse era o lanterna, e Rob, o líder. Mas foi Jesse, conhecido como o mais azarado os caubóis, quem acertou o primeiro tiro. As coisas pareciam estar mudando para ele. Pareciam. Apenas pareciam. Pois Rob Gallo, depois de disparar vários tiros que rasparam em seu oponente (um até arrancou o lápis que estava atrás da orelha de Jesse), mandou uma bala em endereço certo e deixou tudo igual. Por conta do empate, Gallo não é mais o líder da tabela. Mas ainda está em segundo, com 58 pontos, cinco à frente de Paul T. Guar, o caubói que só usa vermelho. Quanto ao simpático Jesse Bacalhau, continua em último. Se o campeonato acabasse hoje ele seria rebaixado junto com Django Villa Nueva, o índio Guarani e Sam Raymond. (...) Sim, porque não se pode piscar em Série B Village. Aqui é matar ou morrer.

14

15

16

17

18 Citação Em sua forma simples, a citação ocorre ao se inserir o título da obra e seu autor no novo texto.

19 Os grandes livros contribuíram para formar o mundo
Os grandes livros contribuíram para formar o mundo. A Divina Comédia, de Dante, por exemplo, foi fundamental para a criação da língua e da nação italianas. Certos personagens e situações literárias oferecem liberdade na interpretação dos textos, outros se mostram imutáveis e nos ensinam a aceitar o destino. (ECO, Umberto. In: Folha de S. Paulo, Caderno “Mais”, 18/02/2001) Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Móises, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

20 Alusão A alusão é uma forma indireta, incompleta ou subentendida de citação: a referência ao autor ou texto alheio é feita sutilmente.

21 Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi Da dura poesia concreta de tuas esquinas Da deselegância discreta de tuas meninas (...) Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho Nada do que não era antes quando não somos mutantes Sampa – Caetano Veloso

22

23

24

25 Referência é um conjunto de elementos de uma obra escrita (como título, autor, editora, local de publicação e outras) que permite a sua identificação. A um conjunto de referências bibliográficas, normalmente apresentadas no final de uma obra, dá-se o nome de "referências bibliográficas" ou apenas "referências".

26 Referências bibliográficas deste slide
INTERTEXTUALIDADE - Luiz Carlos Junqueira Maciel/Gilberto Xavier da Silva

27 Epígrafe é um título ou frase curta, que, colocado no início de uma obra, serve como tema ou assunto para resumir ou introduzir a obra. Constitui uma escrita introdutória a outra.

28 SOLFIERI - Álvares de Azevedo
“Yet one kiss on your pale clay And those lips once so warm beart! my bears! my bears! “ BYRON—Cain Sabeis-lo. Roma e a cidade do fanatismo e da perdição: na alcove do sacerdote dorme a gosto a amásia, no leito da vendida se pendura o Crucifixo lívido. É um requintar de gozo blasfemo que mescla o sacrilégio a  convulsão do amor, o beijo lascivo a embriaguez da crença! Era em Roma. Uma noite a lua ia bela como vai ela no verão pôr aquele céu morno, o fresco das águas se exalava como um suspiro do leito do Tibre. A noite ia bela. Eu passeava a sós pela ponte de As luzes se apa-garam uma por uma nos palácios, as ruas se fazias ermas, e a lua de sonolenta se escondia no leito de nuvens. Uma sombra de mulher apareceu numa janela solitária e es-cura. Era uma forma branca.—A face daquela mulher era como a de uma estátua pálida a lua. Pelas faces dela, como gotas de uma taça caída,, rolavam fios de lágrimas.


Carregar ppt "Intertextualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google