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Transformando Engenheiros em Gestores Eficazes

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Apresentação em tema: "Transformando Engenheiros em Gestores Eficazes"— Transcrição da apresentação:

1 Transformando Engenheiros em Gestores Eficazes
“Management para Engenheiros” Atelier de Líderes Empreenda

2 Apresentação Este programa tem como objetivo principal o desenvolvimento e a transformação de engenheiros competentes do ponto de vista técnico (“experts”) em Gestores Eficazes preparando-os assim para a posição crescente de liderança no futuro próximo. Desenvolve nos engenheiros participantes habilidades e competências relacionadas a: Gestão de Pessoas Gestão de Clientes (internos / externos) Gestão de Processos Gestão de Resultados Auto-Gestão da sua Vida e Carreira Metodologia Diferenciada, interativa, dinâmica e participativa, buscando não apenas a transmissão de conceitos, mas a reflexão emocional, o desejo de mudança, a praticidade e o compromisso com os resultados. As discussões são voltadas para a realidade profissional dos participantes 2

3 A quem se destina A quem se destina
Engenheiros (técnicos ou especialistas) que necessitam desenvolver sua Capacidade de Gestão; Engenheiros com potencial para assumir Cargos de Chefia, Gerência ou Supervisão Engenheiros que já exercem Cargos de Gestão mas que necessitem fazer um “upgrade” ou que estejam com dificuldades de Gerenciar suas Equipes Engenheiros que desejam se Aperfeiçoar, Ampliando seu Horizonte, se atualizando e trocando experiência com profissionais de outras empresas e setores; Exemplos mais comuns: Engenheiro com potencial para assumir uma Gerencia de Projetos; Engenheiro assumindo uma Área de Produção; Engenheiro promovido para Área Comercial; Engenheiro promovido ou com potencial para assumir funções na Área de Planejamento; Engenheiro promovido para Área de Orçamentos ou de Propostas; Engenheiro com potencial para assumir cargos de chefia na Área de Acompanhamento de Custos e Contrôle; Engenheiro sendo promovido para Área de Administração Contratual; Engenheiro com potencial para assumir funções na Área de Qualidade; Engenheiro promovido para Área de SSMA – Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Gerente de Produção que vai assumir a Gerência de uma Unidade Negocial ou a Gerência de uma Região Engenheiro Junior, recém-formado ou trainee com potencial para futuras posições

4 Resultados Resultados para o ENGENHEIRO PARTICIPANTE
Capacitar-se como Gestor evoluindo de sua condição de Especialista; Desenvolver-se como Indivíduo e Profissional, favorecido pela forte integração entre Conceito e Prática (não é teórico); Oportunidade para trocar experiências com outros participantes ajudando-o a resolver seus Desafios Profissionais; Relacionar-se com experts que irão conduzir os módulos e fomentar debates de temas práticos e atualizados; Elaborar um Projeto / Plano de Ação preparatório para o próximo patamar de alavancagem na sua carreira;

5 Resultados Resultados para a EMPRESA
Desenvolvimento do Engenheiro, transformando-o em Gestor Eficaz e suprindo a forte demanda do mercado atual; Maior Grau de Retenção desses profissionais; Solução para um desafio real (projeto prático) que será discutido com os participantes de outros negócios / mercado; Efeito Multiplicador: em cada módulo o participante deverá identificar oportunidades de como implementar o aprendizado na empresa onde trabalha (em sua área); Engenheiros melhor capacitados e atualizados com as práticas mais atuais de Gestão; Profissionais desenvolvendo melhor seu Potencial de Entrega de Resultados.

6 Diferenciais Diferenciais do Programa
Pragmático, focado nas práticas atuais do mercado e com desafios reais das empresas participantes (não é acadêmico); Contribui para o auto-desenvolvimento de cada um e com a aplicabilidade do conhecimento no seu dia-a-dia na empresa (não se limita a “sala de aula”); Casos práticos e reais (não são exercícios fictícios ou teóricos); Visitas Técnicas para conhecer as empresas dos demais participantes ou outras que venham a ser identificadas com o grupo; Coaching entre os próprios participantes, estimulando o aprendizado, a troca de experiências e o desenvolvimento de cada um; Coordenado por um dos maiores experts brasileiros em gestão de pessoas (César Souza) e conduzido por engenheiros experientes e com carreiras executivas reconhecidas no mercado, atuando como Instrutores / Consultores; Limitado a 20 pessoas por turma, o que potencializa o aprendizado e as discussões

7 Eixos de Desenvolvimento
Estrutura do Programa Eixos de Desenvolvimento O Programa é formado por 5 Eixos principais, divididos em 5 módulos. Essa estrutura, e todo o conteúdo do programa, é fruto do mapeamento das principais dificuldades e necessidades apresentadas por engenheiros e especialistas dentro de diversas organizações com as quais trabalhamos. O Conteúdo mais específico do programa será customizado a partir das indicações de competências e necessidades específicas, indicadas no momento da inscrição dos participantes

8 ROTEIRO TÍPICO DE CADA WORKSHOP
Estrutura do Programa Calendário dos Módulos 5 Eixos divididos em 5 Módulos de 1 dia cada 5 ENCONTROS COM DURAÇÃO DE 1 DIA CADA - UM POR MÊS SET/2010 NOV/2010 FEV/2011 MAR/2011 ABRIL/2011 GESTÃO PESSOAS MÓDULO I 08 horas GESTÃO CLIENTES MÓDULO II 08 horas GESTÃO PROCESSOS MÓDULO III 08 horas GESTÃO RESULTADOS MÓDULO IV 08 horas AUTO GESTÃO MÓDULO V 08 horas ROTEIRO TÍPICO DE CADA WORKSHOP Cada módulo tera uma dinâmica e instrutores diferentes, mas em todos teremos Palestra provocacional sobre o tema Apresentação de Ferramentas e Metodologias Casos Reais Trabalho de Grupo c/ Relatos e Debates Sumário dos Aprendizados do Dia Em pelos menos 2 módulos teremos o depoimento de um convidado especial Tarefa para próximo módulo (cada participante deverá executar essas tarefas em seu ambiente de trabalho, entre os intervalos dos módulos)

9 Módulos Módulo I (08 horas) Alguns tópicos abordados
O Profissional Muiticompetente De Engenheiro Especialista para Gestor Eficaz Dimensionamento das Equipes X Cronograma do Projeto Mobilizar Equipe de Alta Performance Criar Clima Organizacional na Equipe Comunicação - para a Equipe e para fora da Equipe Integração entre Áreas Motivação, Engajamento e Superação de Metas Motivar e Engajar Equipes para Atingir Objetivos e Maximizar Resultados PA – Programa de Ação e Partilha de Resultados com a Superação das Metas Avaliação de Desempenho Como avaliar, reconhecer e utilizar o melhor de cada um na Equipe Gestão de Conflitos Diminuir, Evitar e Mediar Conflitos na Equipe Lidar com Pessoas Difíceis Feedback (dar e receber), Avaliação, Desempenho e Reconhecimento Delegação e Maturidade da Equipe Formação de Equipe Hora da Desmobilização Eixo GESTÃO PESSOAS Ferramentas Gerenciais: Delegação e Maturidade Programa de Ação (PA) Partilha de Resultados Além de outros tópicos específicos indicados na inscrição dos participantes

10 Eixo GESTÃO DE CLIENTES
Módulos Eixo GESTÃO DE CLIENTES Módulo II (08 horas) Alguns tópicos abordados Foco no Cliente - Colocando o Cliente no Centro do Organograma Cliente na Obra ou no Projeto Clientes Entidades Públicas e Comunidades Fidelizar Clientes Atendimento Exemplar Transformando Clientes em Parceiros e Aliados Conhecendo o Negócio do Cliente Mapeando Processo Decisório Gestão de Clientes Externos O papel da sua área na conquista e fidelização de Clientes Gestão de Clientes Internos (outras áreas da empresa que recebe os serviços da sua área) Gestão de Propostas Administração Contratual - Contrato com o Cliente Satisfação Espírito de Parceria Atitudes da Linha de Frente Ferramentas Gerenciais: Clientômetro® Além de outros tópicos específicos indicados na inscrição dos participantes

11 Eixo GESTÃO DE PROCESSOS
Módulos Eixo GESTÃO DE PROCESSOS Módulo III (08 horas) Alguns tópicos abordados Gestão da Inovação Tipos de Clientes / Contratos x Tipos de Estrutura Estrutura Organizacional nos Projetos Melhoria Contínua Envolvimento, persuação e participação das demais Áreas Controle e Monitoramento Mapeamento dos Processos de Gerenciamento Eficiência Operacional – Mão de Obra e Equipamentos Processos dos Parceiros / Terceiros O papel dos processos na execução x gargalos Gestão do Conhecimento Compartilhar Aprendizados para outros projetos Ferramentas Gerenciais: Estrutura Organizacional nos Projetos Mapeamento dos Processos Além de outros tópicos específicos indicados na inscrição dos participantes 11

12 Eixo GESTÃO DE RESULTADOS
Módulos Eixo GESTÃO DE RESULTADOS Módulos IV (08 horas) Alguns tópicos abordados Executando a Estratégia Plano de Negocio do Contrato / Projeto / Obra Projetos como Negócios Equilibro de Resultados (quanti / quali) Saúde Financeira Gerenciamento de Prestadores / Fornecedores Superação de Metas – Fazer mais do que o Combinado Avaliação de Riscos Cockpit de Acompanhamento da Área Planejamento Global e de cada Área de Produção Acompanhamento de Custos e Controle Gestão de Prazos / Projetos Virando a Mesa Gestão de Crises Ferramentas Gerenciais: Cockpit de Acompanhamento As Áreas de Conhecimento no Gerenciamento dos Projetos Além de outros tópicos específicos indicados na inscrição dos participantes

13 Módulos Módulo V (08 horas) Alguns tópicos abordados O Papel do Líder
Eixo AUTO GESTÃO Módulo V (08 horas) Alguns tópicos abordados O Papel do Líder Contruindo a Causa com a Equipe Pessoas / Clientes / Processos / Resultados Equilibrio Vida Pessoal / Profissional Auto Desenvolvimento Contínuo Atitudes e Posturas Gestão de Tempo x Prioridades Finanças Pessoais “Vendendo o Peixe” – VOCÊ S.A. Projeto de Vida e Carreira Ferramentas Gerenciais: Workbook Projeto de Vida e Carreira (Auto Desenvolvimento) Além de outros tópicos específicos indicados na inscrição dos participantes

14 5 ENCONTROS COM DURAÇÃO DE 1 DIA CADA - UM POR MÊS
Investimento Investimento O Valor normal da remuneração da EMPREENDA para condução e execução completa deste programa é de e execução por parte do consultor Luiz Ciocchi e/ou Delmas Penteado em Belo Horizonte / MG é de R$ ,00 (cento e cinco mil reais). 5 ENCONTROS COM DURAÇÃO DE 1 DIA CADA - UM POR MÊS Belo Horizonte / MG 05 módulos (até 15 participantes) Brasília / DF SET/2010 NOV/2010 FEV/2011 MAR/2011 ABRIL/2011 GESTÃO PESSOAS MÓDULO I 08 horas GESTÃO CLIENTES MÓDULO II 08 horas GESTÃO PROCESSOS MÓDULO III 08 horas GESTÃO RESULTADOS MÓDULO IV 08 horas AUTO GESTÃO MÓDULO V 08 horas Condição de Pagamento: 50%: no aceite da proposta 50%: 2 dias antes da realização do evento Despesas não inclusas na proposta Hospedagem / Alimentação do consultor Transporte / Locomoção (logística e vôo) Estrutura p/ as atividades Material para as atividades

15 Investimento Investimento
TRANSFORMANDO ENGENHEIRO EM GESTORES EFICAZES Belo Horizonte / MG 05 módulos (até 15 participantes) Brasília / DF Mód. I: Gestão de Pessoas Mód. II: Gestão de Clientes Mód. III:Gestão de Processos Mód. IV: Gestão de Resultados Mód. V: Auto Gestão Investimento O Valor da remuneração da EMPREENDA para condução e execução completa deste programa, a ser realizado conforme descrito ao lado é de: Opção A: 1 turma de até 15 participantes R$60.000,00 (sessenta mil reais) Opção B: 2 turmas de até 15 participantes R$ ,00 (cem mil reais) Condição de Pagamento: 50%: no aceite da proposta 50%: 2 dias antes da realização do evento Despesas não inclusas na proposta Hospedagem / Alimentação do consultor Transporte / Locomoção (logística e vôo) Estrutura p/ as atividades Material para as atividades


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