A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FELICIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FELICIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 FELICIDADE

2 “Bom Dia Brasil” (03/agosto)
FELICIDADE O que é ? “Bom Dia Brasil” (03/agosto)

3 “FELICIDADE” - Lya Luft “Veja” – 17/08/2011
“Não se preocupem: não vou dar, pois não tenho, receita de ser feliz” “Parece que existe até um movimento bobo para que a felicidade seja um direito do ser humano, oficializado, como casa, comida, dignidade e educação” “Mas ela é um estado de espírito. Não depende de atributos físicos. Nem de inteligência…”

4 “FELICIDADE” - Lya Luft “Veja” – 17/08/2011
“Posso estar saudabilíssimo, e infeliz. Posso ter montanhas de dinheiro, mas viver ansioso, solitário” “Talvez felicidade seja uma harmonia com nós mesmos, com os outros, com o mundo” “Uma boa rima para felicidade pode ser SIMPLICIDADE”

5 O princípio da SIMPLICIDADE
Salmo 131 O princípio da SIMPLICIDADE

6 “O que se precisa para ser feliz?” – Lya Luft
O que é a felicidade? Prazeres irrestritos? (comida, sexo, TV, baladas, dinheiro, esportes, diversão…) Ter tudo o que se quer? Fama e fortuna?

7 FREUD (psicanalista):
“Felicidade… vem… da satisfação de necessidades que estavam sendo intensamente represadas… do saciar de impulsos instintivos, rudes e primários”

8 O mundo diz: “Felizes são os ambiciosos, que passam por cima de todos e conseguem o que querem, onde e como querem… …felicidade é ser valentão. Felicidade é fazer o que bem entende. É aproveitar ao máximo o que é prazeroso. Felicidade é ter. Felizes são os ricos, felizes são os nobres, felizes são os famosos e felizes são os que são populares”

9 Seu palácio era a perfeição na terra. E estava localizado na cidade:
Se alguém foi feliz segundo os padrões do mundo, esse alguém deve ter sido Salomão. Ele tinha nobreza – pertencia à linhagem real de Davi, pela qual viria o Messias – a linhagem mais nobre e imponente da história. Seu palácio era a perfeição na terra. E estava localizado na cidade: a cidade de Deus, Jerusalém.

10 Sua riqueza era imensurável e seus tesouros tão numerosos que o Antigo Testamento diz que sua prata era tão comum quanto as pedras. Ele se deleitava com comidas deliciosas e possuía estábulos com milhares dos melhores cavalos do mundo.

11 Possuía construções, criados, vinhas, tanques de peixes e jardins.
Centenas de mulheres! E foi o homem mais sábio que já existiu. Ele tinha tudo. De acordo com os padrões do mundo, ele deve ter sido um homem extremamente feliz.

12 No entanto, tudo o que disse sobre isto foi:
Eclesiastes 1:2 “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade” A palavra significa “vazio” O N.T. nos ensina que a vida do homem não consiste na abundância dos bens que ele possui (Lucas 12:15)

13 Érico Veríssimo “Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente”

14 E, assim, uns fogem de casa para ser feliz.
FELICIDADE Passamos a vida em busca da felicidade, procurando o tesouro escondido. E, assim, uns fogem de casa para ser feliz. Outros fogem para casa pra ser feliz. Uns se casam, pensando na felicidade... Outros se separam pensando na mesma coisa. É uma busca infinita, universal.

15 Uns buscam a felicidade na solidão,
outros buscam ter uma grande família... Uns querem ser profissionais liberais pra comandar a própria vida... Outros desejam ser empregados pela felicidade de ter um salário no fim do mês... É uma busca infinita.

16 Nunca a lua está ao alcance da mão. Nunca o fruto está maduro.
FELICIDADE Nunca a lua está ao alcance da mão. Nunca o fruto está maduro. Nunca o carinho recebido é suficiente. Mas, há uma forma melhor de viver! Para isso é preciso perceber que a felicidade não está na riqueza, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa... E jamais está à venda.

17 Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos,
FELICIDADE Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de fatores externos para ter alegria, estamos fadados à decepção.

18 A felicidade não se encontra no que temos ou no que não temos.
Poucas coisas são necessárias para fazer o homem sábio feliz. Ao mesmo tempo, nenhuma fortuna satisfaz a um inconformado.

19 FELICIDADE (“Bom dia Brasil – 03/agosto)
FELICIDADE… (Vicente de Carvalho) “Existe, sim: mas nós não a alcançamos. Porque está sempre apenas onde a pomos. E nunca a pomos onde nós estamos”

20 SIGMUND FREUD (1929) - psicanalista
O maior desejo do ser humano: ser feliz. Empecilhos para a felicidade: Natureza (é mais forte do que a gente; pode impedir a nossa felicidade) Envelhecimento (Brasil é o vice-campeão em cirurgia plástica) Convívio com semelhantes (a gente deseja relacionamentos, mas os relacionamentos desgastam: frustração, decepção...)

21 Você não pode satisfazer uma necessidade espiritual com algo material
FELICIDADE Se você está em busca da felicidade nas coisas deste mundo, está procurando no lugar errado. Você não pode satisfazer uma necessidade espiritual com algo material Não se pode encher a alma vazia de um homem com coisas do mundo exterior. Isto é o que o mundo tenta fazer.

22 As pessoas tentam. Se estão infelizes no casamento, compram um carro novo ou uma roupa nova.

23 William Barclay “A felicidade do homem é algo que depende das oportunidades e mudanças da vida, algo que a vida pode oferecer e também destruir. A bem aventurança dos cristãos é completamente intocável e incontestável”

24 O caminho para a felicidade no reino de Cristo é bem diferente daquele que o mundo traça para nós.
A alegria e as bênçãos do reino não são medidas em termos de riqueza, júbilo, prazer, abundância e conforto.

25 FELICIDADE Existe no momento uma atmosfera de “crença fácil” que permite às pessoas experimentarem uma felicidade inicial quando encontram o Evangelho, mas não uma alegria profunda e duradoura, proveniente da séria obediência aos mandamentos de Cristo

26 Prometem prosperidade financeira, sucesso e popularidade.
FELICIDADE Em nossos dias, existem alguns que se fazem passar por cristãos e oferecem as coisas do mundo. Prometem prosperidade financeira, sucesso e popularidade. Jesus nunca ofereceu isso.

27 A alegria e as bênçãos do reino não são medidas em termos de riqueza, júbilo, prazer, abundância e conforto.

28 FELICIDADE William Barclay “O mundo pode obter suas alegrias e, do mesmo modo, perdê-las. Uma mudança no destino, um problema de saúde, o fracasso de um plano, a decepção com uma ambição e até uma mudança climática podem roubar a alegria instável que o mundo pode oferecer… Mas o cristão tem a alegria serena e intangível, fruto do caminhar constante na companhia e presença de Jesus Cristo”

29 ARMAND NICHOLI JR. (psiquiatra):
FELICIDADE ARMAND NICHOLI JR. (psiquiatra): “As pessoas desejam e batalham por aquilo que elas acreditam que irá lhes fazer felizes” C.S.LEWIS (cristão): “Felizes são os que experimentam a vida da melhor forma possível, ou seja, como o Criador planejou”

30 Felicidade é alcançada quando se tem:
1. PROPÓSITO (engajamento) – sentido de vida 2. PRAZER 3. SIGNIFICADO (social, na vida dos outros) Felicidade só existe quando pode ser compartilhada com outros O significado da sua vida está em abençoar a vida de outros.

31 As bem aventuranças Mateus 5:3-12

32 A alegria é o principal tema das bem aventuranças
A palavra “bem aventurado” vem do grego “makarios”, um adjetivo que basicamente significa ser “feliz”, mas não no sentido usual de felicidade, baseado em circunstâncias positivas.

33 Ela simplesmente significa “feliz”, no sentido verdadeiro da alegria interior.
A palavra “bem aventurado”, na verdade, nos fala de uma profunda e permanente felicidade que, segundo Cristo, pertence a todos os que possuem as qualidades descritas por Ele nas bem aventuranças.

34 “bem aventurado” = feliz
Jesus está descrevendo o único caminho para a felicidade. João 16:22 “…e a vossa alegria ninguém poderá tirar” Quando o interior está bem, o mesmo acontece com o exterior.

35 Jesus não disse: “Desejo-lhe bem aventurança…”
Todas as bem aventuranças são como paradoxos sagrados – estão em oposição a tudo o que o mundo pensa. Jesus não disse: “Desejo-lhe bem aventurança…” Disse: “Bem aventurado o homem que…”

36 As bem aventuranças (Mateus 5:3-12)
A definição de felicidade nas palavras de Jesus não é bem o que você esperava. Segundo Jesus, são pessoas felizes os humildes de espírito, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos e os injuriados. Sofrimento é a chave para a felicidade.

37 CONCLUSÃO Quem é feliz ?

38 Salmo 1:1 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores…” Salmo 32:1,2 “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia”

39 Salmo 34:8 “Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” Salmo 40:4 “Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança, e não vai atrás dos orgulhosos…”

40 Salmo 93:12 “Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a Tua lei” Salmo 112:1 “Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!” Salmo 146:5 “Como é feliz aquele cujo auxilio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus…”

41


Carregar ppt "FELICIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google