A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDENTIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS ORÇAMENTÁRIOS MAIS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DA UNISUL: A CONSOLIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PESSOAL Autoras: Sueli Scremin;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDENTIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS ORÇAMENTÁRIOS MAIS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DA UNISUL: A CONSOLIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PESSOAL Autoras: Sueli Scremin;"— Transcrição da apresentação:

1 IDENTIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS ORÇAMENTÁRIOS MAIS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DA UNISUL: A CONSOLIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PESSOAL Autoras: Sueli Scremin; Sidenir Niehuns Meurer (orientadora)

2 1. O BJETIVO Identificar quais são os instrumentos orçamentários mais utilizados pelos professores da Unisul, verificando os fatores que contribuíram para a formação do patrimônio que possuem

3 2. J USTIFICATIVAS Grande dificuldade da maioria das pessoas para administrar seu dinheiro; Falta de planejamento e controle financeiro; Pessoas com pouco conhecimento sobre o assunto; Dificuldades de elaborar e utilizar um controle financeiro;

4 Público-alvo: professores da Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Sul. Características da pesquisa: qualitativa e quantitativa. Amostra: confiabilidade de 95% prevalecendo erro amostral de 7%. Coleta de dados: questionário padronizado, contendo perguntas fechadas, enviado por aos sujeitos da pesquisa. 3. M ETODOLOGIA

5 5. C ONCEITOS SOBRE O ASSUNTO Planejar finanças pessoais significa determinar antecipadamente o que pretendemos com nosso dinheiro e detalhar os planos necessários para alcançar os nossos objetivos (FERREIRA, 2006, p. 18). Para Cerbasi (2004, p. 61), alguns pontos são essenciais no planejamento financeiro, tais como: controle de gastos, estabelecimento de metas, disciplina com investimentos, ajustes referentes à inflação e a mudanças de renda e administração do que se conquistou. Controlar os recursos financeiros, segundo Ferreira (2006, p. 18), significa assegurar que os resultados do que foi planejado se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.

6 5. C ONCEITOS SOBRE O ASSUNTO De acordo com Tommasi e Lima (2007, p. 212), a capacidade de acumular um patrimônio que permita o alcance dos objetivos de longo prazo está diretamente relacionada, grosso modo, a três fatores principais: o tipo de risco que você esta disposto a correr, o quanto pode poupar, e o prazo que tem para investir. A maioria das pessoas acredita que o maior obstáculo para começar poupar e a investir seja a sua renda. Ou seja, quem ganha pouco não consegue poupar [...]. Isso não é verdade: basta adiar o consumo hoje, em favor de consumir no futuro, por meio de atitudes inteligentes, que você conseguirá poupar afirmam os autores Tommasi e Lima (2007, p. 211).

7 6. A NÁLISE DOS RESULTADOS

8

9 7. CONCLUSÃO A maioria dos docentes controlam seus recursos financeiros; Os instrumentos de controle mais utilizado pelo público-alvo são as planilhas em excel e anotações em caderno; Grande parte poupa mensalmente parte da renda; A quantidade poupada varia independente da renda; Controle financeiro, economia disciplinada e poupança são fatores que contribuem significativamente para a construção patrimonial; Melhor alternativa para se construir um patrimônio é investir a sobra do salário; A administração financeira pessoal não está relacionada ao conhecimento específico de cada indivíduo e sim a sua cultura e educação.

10 REFERÊNCIAS BAIÃO, Leonardo. Orçamento pessoal. Artigonal, diretório de artigos gratuitos. Publicado em 20 de jul Disponível em:. Acesso: 28 de set. de 2009.http://www.artigonal.com/financas-pessoais-artigos/orcamento-pessoal html CERBASI, Gustavo. Casais inteligentes enriquecem juntos: finanças para casais. São Paulo: Editora gente, CERBASI, Gustavo. Dinheiro, os segredos de quem tem: como conquistar e manter sua independência financeira. São Paulo: Gente, CERBASI, Gustavo. Investimentos inteligentes: para conquistar e multiplicar o seu primeiro milhão. Rio de janeiro: Thomas Nelson Brasil, DAQUINO, Cássia. Educação financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, FERREIRA, Rodrigo. Como planejar, organizar e controlar seu dinheiro: manual de finanças pessoais. São Paulo: Thomson, FRANKEL P., Lois. Mulheres boazinhas não enriquecem. São Paulo: Editora Gente, FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro: como planejar suas finanças pessoais para toda a vida. Rio de Janeiro: Campus, EKER, T. Harv. Os segredos da mente milionária: aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas. Rio de janeiro: Sextante, LARA, Luis Augusto. Projeto de lei 206/2009. Diário Oficial da Assembléia Legislativa. Porto Alegre, 28 de ago. de Disponível em:. Acesso em: 02 de jan. de 2010.http://proweb.procergs.com.br/Diario/DA /EX PL pdf MACEDO JR., JURANDIR Seel. A árvore do dinheiro: guia para cultivar a sua independência financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, RAMOS, Dora. Seu funcionário sabe administrar seu salário? Administradores.com. Publicado em 29 de jan. de Disponível em:. Acesso em: 02 de fev. de TOMMASI, Alessandro; LIMA, Fernanda. Viva melhor sabendo administrar suas finanças. São Paulo: Saraiva, 2007.


Carregar ppt "IDENTIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS ORÇAMENTÁRIOS MAIS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DA UNISUL: A CONSOLIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PESSOAL Autoras: Sueli Scremin;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google