A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crises do Capitalismo Financeiro (Século XX) Arq.N 24set2008 23:21

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crises do Capitalismo Financeiro (Século XX) Arq.N 24set2008 23:21"— Transcrição da apresentação:

1 Crises do Capitalismo Financeiro (Século XX) Arq.N 24set :21

2 Bolsas são anteriores ao Capitalismo Financeiro Hoje, bolsa de valores é um local onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como debêntures(empréstimos).

3 1ª. Fase do Capitalismo = Capitalismo Comercial (Pré-Capitalismo ou Mercantilismo) que se estende do século XVI ao XVIII, iniciando-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias. Nessa fase as Bolsas praticavam o comércio de especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu.

4 A tulipa foi um dos primeiros produtos que promoveram as bolsas, durante o século XVI na Holanda. Eram impulsionadas pela competição entre membros das altas classes pela posse de tulipas mais raras.

5 O auge de tal “cotação” ocorreu quando um bulbo de tulipa foi vendido pelo preço equivalente a 24 toneladas de trigo supervalorizando-se de maneira insustentável. O ápice da bolha ocorreu entre os anos de 1636 e 37.

6 2ª. Fase do Capitalismo = Capitalismo Industrial que se estende do século XVIII ao XX, iniciado-se com a Revolução Industrial onde o acúmulo de riquezas que provinha do comércio passa para a produção em massa. Nessa fase, as Bolsas que praticavam o comércio de especiarias e matérias-primas passam a preferir produtos industrializados.

7 3ª. Fase do Capitalismo = Capitalismo Monopolista-Financeiro que inicia no fim do séc. XIX e estendendo-se até os dias de hoje. O acúmulo de riqueza é gerado pelo surgimento de grandes corporações que produzem seus produtos em diversas partes do mundo, “Transnacionais” que buscam a redução de custos, e pela movimentação desses lucros auferidos, visando a sua multiplicação, através do sistema financeiro. Nessa fase, as Bolsas que praticavam o comércio de produtos industrializados passam a preferir as ações ou títulos dessas transnacionais.

8 Tal Imperialismo monopolista dá-se através de: Cartéis (Controla preços), Trustes (Controla mercados) e Holding (Controla empresas).

9 Tal concentração econômica já levou o mundo á diversas crises. A mais famosa historicamente é a “Grande depressão” ou “Crise de 1929” com queda da Bolsa de Nova York e recessão mundial.

10 É bom saber: Herbet Clark Hoover foi o 31º (trigésimo) presidente dos Estados Unidos entre 1929 e Era o presidente em vigência durante a Crise de 29 e ficou conhecido como o pior presidentes da história do país.

11 Theodore Roosevelt, Jr. foi presidente entre Seu primo de 5º. Grau foi... Franklin Delano Roosevelt foi presidente dos ), realizou quatro mandatos e morreu durante o último, foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22ª Emenda. Durante sua estadia na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.


Carregar ppt "Crises do Capitalismo Financeiro (Século XX) Arq.N 24set2008 23:21"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google