A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO. O ORIENTE MÉDIO EM DETALHES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO. O ORIENTE MÉDIO EM DETALHES."— Transcrição da apresentação:

1 O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO

2 O ORIENTE MÉDIO EM DETALHES

3 ISRAEL: UM ENCLAVE NO ORIENTE MÉDIO

4 ORIENTE MÉDIO: UMA QUESTÃO FAMILIAR

5 De Ur, na Caldéia vem Abrão - O grande Pai -

6 Caldéia antiga, Iraque de hoje Caldéia antiga, Iraque de hoje

7 ABRÃO: ONDE TUDO COMEÇOU... Abrão (Deus é exaltado/grande pai) é o homem com quem esse conflito árabe/judeu começou. Ele foi uma pessoa singular porque recebeu uma promessa muito especial de Deus, o Criador.

8 Em Gênesis 12 lemos, então: "Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra (Ur), da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra" (vv. 1-3).

9 De Abrão para Abraão O primeiro filho de Abrão nasceu da escrava Hagar, mas Ismael, nascido "segundo a carne" (Gálatas 4:23), não era o filho da promessa. Deus disse a Abrão: "Sarai, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaac; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência" (Gênesis 17:19). *De Abrão para Abraão (pai de multidão...) *De Sarai para Sara (princesa, senhora)

10 A descendência Abraão/Isaac/Jacó (Israel) Os doze filhos de Jacó (Israel)passaram a ser a nação de Israel, quando Moisés os tirou do Egito. Mais tarde, Deus especificou que Davi, o descendente de Judá (daí advém o termo judeu) seria o ancestral do Messias (Salmos 89:3-4; Atos 2:30).

11 A descendência de Ismael (Árabes) Assim como houve doze patriarcas em Israel (Gn 22.20), assim também Ismael, considerado o patriarca dos povos árabes, gerou também doze príncipes árabes.

12 Os Beduínos (povos do deserto) O Clã e a Tribo Uma característica marcante na vida de Ismael era que ele seria como um “homem bravo” (ACF), “jumento selvagem” (NVI) (Gn 16.12). Ismael haveria de ser forte, selvagem e livre, desprezando a vida na cidade e amando a liberdade dos desertos.

13 A SAGA DO PROFETA * Os grandes Impérios dos anos mil: - Império Romano do Oriente - Império Romano do Oriente - Império Persa. - Império Persa. * O Ano do Elefante: 570 d. C. nasce o Profeta Muhammad Ibn Abdulla (Maomé) - Uma infância tumultuada - Uma infância tumultuada - Casamento feliz - Casamento feliz

14 A DECADÊNCIA MORAL ABALA MAOMÉ A DECADÊNCIA MORAL ABALA MAOMÉ Antigas virtudes tribais em baixa Antigas virtudes tribais em baixa A ganância do comércio A ganância do comércio O acúmulo de riqueza em Meca O acúmulo de riqueza em Meca Desigualdade social Desigualdade social A idolatria da Caaba A idolatria da Caaba O ANJO FALA A MAOMÉ - Recita! - Recita! - Um mensageiro para a humanidade - Um mensageiro para a humanidade - Um primo de Cadija, cristão, o orienta - Um primo de Cadija, cristão, o orienta

15 PRIMEIROS CONVERSOS DE MAOMÉ - Seu primo Ali, filho de Abu Talib - Seu primo Ali, filho de Abu Talib - Um rico mercador Abu Bakr - Um rico mercador Abu Bakr - Um coraixita Omar Ibn Al-kattab - Um coraixita Omar Ibn Al-kattab - Outro coraixita Othman - Outro coraixita Othman Primeira Lutas de afirmação - De Meca para Medina: a hégira (622). - De Meca para Medina: a hégira (622). - A batalha do fosso: ódio/primos (627). - A batalha do fosso: ódio/primos (627). - Leal a tribo - a morte de Maomé (632). - Leal a tribo - a morte de Maomé (632).

16 OS CINCO PILARES DO ISLÃ 1º - Um único Deus e Maomé é seu profeta; 1º - Um único Deus e Maomé é seu profeta; 2º - Orar cinco vezes ao dia voltado para Jerusalém (Meca); 2º - Orar cinco vezes ao dia voltado para Jerusalém (Meca); 3º - Jejuar durante o Ramadã; 3º - Jejuar durante o Ramadã; 4º - Pagar a Zakat; 4º - Pagar a Zakat; 5º - Peregrinação a Meca, pelo menos, uma vez na vida. 5º - Peregrinação a Meca, pelo menos, uma vez na vida. Islã = submissão a vontade de Deus (Alá) Islã = submissão a vontade de Deus (Alá) Muçulmanos = aqueles que se rendem Muçulmanos = aqueles que se rendem Ramadã = mês da revelação do Alcorão Ramadã = mês da revelação do Alcorão Zakat = ajuda aos necessitados, 2,5% da riqueza pessoal Zakat = ajuda aos necessitados, 2,5% da riqueza pessoal

17 A CRISE NA SUCESSÃO DE MAOMÉ - A tradição tribal de sucessão consensual - A tradição tribal de sucessão consensual - Os califas (sucessores) bem guiados - Os califas (sucessores) bem guiados - A crise de 655 d. C. (morte de Othman) - A crise de 655 d. C. (morte de Othman) - Ali, o primo do Profeta assume - Ali, o primo do Profeta assume - Aisha, a viúva do Profeta, oposição a Ali - Aisha, a viúva do Profeta, oposição a Ali - Muawiya e Damasco a nova capital - Muawiya e Damasco a nova capital - Hasan e suas noventa beldades - Hasan e suas noventa beldades - Husayn (680 d.C.) e o Xiat Ali - Husayn (680 d.C.) e o Xiat Ali - Os XIÍTAS e os SUNITAS. - Os XIÍTAS e os SUNITAS.

18 ISRAEL: UMA LONGA HISTÓRIA O moderno Estado de Israel tem as suas raízes históricas e religiosas na Bíblia. O moderno Estado de Israel tem as suas raízes históricas e religiosas na Bíblia.Israel A revolta contra os romanos: diáspora em 122 d. C. – expulsão e dispersão dos judeus pelo mundo. A revolta contra os romanos: diáspora em 122 d. C. – expulsão e dispersão dos judeus pelo mundo. Século XX: A Liga das Nações concedeu ao Reino Unido o Mandato Britânico da Palestina após a Primeira Guerra Mundial, com a responsabilidade para o estabelecimento de "…tais condições políticas, administrativas e econômicas para garantir o estabelecimento do lar nacional judaico [...] e também para a salvaguarda dos direitos civis e religiosos de todos os habitantes da Palestina, sem distinção de raça e de religião… ". Século XX: A Liga das Nações concedeu ao Reino Unido o Mandato Britânico da Palestina após a Primeira Guerra Mundial, com a responsabilidade para o estabelecimento de "…tais condições políticas, administrativas e econômicas para garantir o estabelecimento do lar nacional judaico [...] e também para a salvaguarda dos direitos civis e religiosos de todos os habitantes da Palestina, sem distinção de raça e de religião… ".

19 O SIONISMO E A CRIAÇÃO DE ISRAEL O sionismo foi um movimento político surgido no século XIX que defendeu à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico. Uma das figuras do movimento sionista foi Theodor Herzl, jornalista judeu austro-húngaro, que publicou em 1896 O Estado Judeu na qual propõe a criação de um Estado para os judeus. O sionismo foi um movimento político surgido no século XIX que defendeu à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico. Uma das figuras do movimento sionista foi Theodor Herzl, jornalista judeu austro-húngaro, que publicou em 1896 O Estado Judeu na qual propõe a criação de um Estado para os judeus. Em 1897, na Basiléia (Suíça) ocorreu a formação da Organização Mundial Sionista. Neste congresso se confirmou a opção da Palestina como local de fundação do estado judaico. Em 1897, na Basiléia (Suíça) ocorreu a formação da Organização Mundial Sionista. Neste congresso se confirmou a opção da Palestina como local de fundação do estado judaico. Após a segunda guerra mundial, sob a comoção do holocausto, a ONU aprovou a criação do Estado de Israel. Tal fato desencadeou uma série de guerras na região. Após a segunda guerra mundial, sob a comoção do holocausto, a ONU aprovou a criação do Estado de Israel. Tal fato desencadeou uma série de guerras na região.


Carregar ppt "O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO. O ORIENTE MÉDIO EM DETALHES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google