A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Domínios Naturais I e II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Domínios Naturais I e II"— Transcrição da apresentação:

1 Domínios Naturais I e II
Estrutura Geológica; Relevo; Clima; Vegetação Elementos Naturais . Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão separados. Relevo: Interfere nos climas pois limita as massas de ar, variando as temperaturas. Mas também, os climas modificam o relevo onde as enxurradas provocam erosão, os climas secos preservam as formas do relevo e a evaporação das plantas colaboram para o regime pluviométrico.

2 Variedade das paisagens
Dividem-se em: - Domínios florestados de coníferas (boreais) onde inclui todo o globo. Possui como características climáticas invernos longos e rigorosos e verões curtos.

3 - Florestas Temperadas: Aparecem em planaltos e planícies situados em menores latitudes. Abrigam um número maior de espécies vegetais. Devido à urbanização e industrialização, sobraram poucas destas florestas no ecossistema.

4 Equatoriais e tropicais: Aparecem em planaltos de baixas latitudes onde o clima é quente e úmido e são de formação herbáceas. Tundra: É o bioma mais frio da Terra e podem ser Ártica ou Alpina(Suíça). Composta por musgos(limo), liquens(algas) e capins.

5 Estepes africanas: São utilizadas para a criação de gado de forma nômade, onde os pastores realizam anualmente a transferência de seus rebanhos para áreas mais úmidas durante a estiagem. Pradarias: São regiões mais férteis onde a própria cobertura vegetal, morta pela decomposição de gelo e neve, é decomposta pela chuva de primavera, funcionando como adubo orgânico.

6 Savanas: Característico em áreas tropicais(secas)
Savanas: Característico em áreas tropicais(secas). Possui cobertura de capins e herbáceas junto com arbóreas. - As chuvas de verão retiram os nutrientes e no inverno a seca provoca o acúmulo de ferro e alumínio tornando o solo ácido.

7 Zonas Temperadas e Boreais: Nestas regiões, a tundra define uma faixa de transição onde ao sul, quando desaparece o permafrost, desenvolve a taiga que representa um grande recurso econômico. Regiões temperadas do Hemisfério Norte: Tanto na Eurásia como na América do Norte, aparecem as pradarias onde os solos que as sustentam são formados por material orgânico decomposto pela neve e chuva. Canadá, recursos as taiga: As massas polares que sopram do norte, provocam queda acentuada de temperatura. No verão, as massas subtropicais provocam o degelo. - O norte do país e recoberto pela tundra e com a presença do permafrost impedindo assim, o aproveitamento da terra para a agricultura. - O domínio da taiga: Estende-se por vasta porção do território ao sul do Círculo Polar Ártico. - A floresta boreal sustenta um dos complexos industriais de madeira, papel celulose mais importantes do mundo.

8 O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais.
- Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram o ecossistema natural. taiga taiga permafrost

9 Rússia e as Pradarias: A latitude é responsável pela variação climática russa pois está inteiramente localizada ao norte do paralelo (42ºN). É cortada pelo Círculo Polar Ártico, portanto os climas são temperado continental e polar. Devido às condições climáticas, o solo e parte do subsolo permanecem congelados em grande parte do ano. Com a chegada do verão, o degelo faz surgir a tundra. Á medida que caminhamos para o sul, a temperatura aumenta. Atividades econômicas: Extração de madeira, peles, petróleo, ouro e práticas agrícolas. Sul, sudeste e oeste da Rússia: As chuvas diminuem e a temperatura aumenta aparecendo as vegetações herbáceas, estepes e pradarias juntamente com o solos do tipo tchernoziom. Domínio das pradarias: Atividades econômicas como cereais, beterraba açucareira, girassol e pecuária bovina.

10 A ZONA INTERTROPICAL (Características)
Variedades de domínios naturais; Cobertura vegetais. A África é o mais tropical de todos os continentes pois 75% do seu território está entre os 02 trópicos. Apenas os extremos setentrional e meridional estão fora da Zona Intertropical. Apresenta altas temperaturas ao longo do ano. Apenas em lugares mais altos ou nas extremidades setentrional e meridional é que as temperaturas podem, no mês mais frio, atingir marcas inferiores a 10ºC. Próximo à linha equatorial, a umidade é maior devido à Floresta do Congo , uma das mais importantes do mundo. Ao afastarmos da linha equatorial, as florestas vão dando lugar às savanas e mais adiante, às estepes e desertos. Arábia Saudita

11 Trópico de Capricórnio
Trópico de Câncer Equador Trópico de Capricórnio

12 Arábia Saudita Floresta do Congo

13 América do Sul: Caracteriza a Zona Intertropical
América do Sul: Caracteriza a Zona Intertropical. Com o aumento da altitude, a temperatura diminui. Os Andes Setentrionais, Colômbia ou Peru, mostram matas pluviais tropicais que dão lugar à campos e florestas temperadas a medida que nos afastamos. Em cotas mais elevadas surgem um tipo de paisagem semelhante à taiga e à tundra . Em montanhas cobertas por neves eternas, quase não existe vida vegetal.


Carregar ppt "Domínios Naturais I e II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google