A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera

2 O planeta Terra é formado basicamente por três camadas: A crosta – materiais mais leves (parte externa) O manto- camada intermediária (silício e magnésio) O núcleo- materiais mais densos (ferro e níquel) Manto Núcleo Crosta

3 Crosta terrestre Parte externa
São conhecidas duas zonas: sial (superior), rica em silício e alumínio. Sima, zona inferior, predominância de silicatos de magnésio e ferro. Expessura da crosta – 35 a 50 Km. A crosta é subdividida em placas tectônicas, sobre elas estão os continentes.

4 Placas tectônicas

5 Pangeia- o 1º continente do planeta

6 O movimento das placas resulta em falhas o que pode provocar os terremotos
Falha de San Andreas, Califórnia, EUA. Possui 1300 Km de extensão.

7 Interior da terra Possui como material básico o silício e o oxigênio.
Existem três tipos de rochas: ígneas, sedimentares e Metamórficas. Rochas ígneas- formadas por atividades vulcânicas. Rochas sedimentares- formadas pelo acúmulo de sedimentos. Rochas metamórficas- localizadas no interior da terra.

8 Vulcões São fendas ou fissuras na Crosta Terrestre por onde o magma (rocha derretida contida no interior da Terra) e gás atingem a superfície na forma da lava das erupções vulcânicas.

9 Vulcões Os vulcões são responsáveis pela formação de rochas ígneas, também chamadas eruptivas, magmáticas ou vulcânicas. Elas nada mais são do que a lava solidificada. A lava geralmente sai do vulcão a uma temperatura de 850 a 1250 ºC.

10 Intemperismo É o conjunto de fenômenos exógenos responsáveis pela degradação e o enfraquecimento das rochas que compõem relevo terrestre que ocorre devido a constante exposição dos materiais geológicos aos elementos como a atmosfera, hidrosfera, a biosfera.

11 Intemperismo físico Promove a modificação das propriedades físicas das rochas (morfologia, resistência, textura) através da desagregação ou separação dos grãos minerais antes coesos.

12 Intemperismo químico Ocorre quando estratos geológicos são expostos a águas correntes providas de compostos que reagem com os componentes minerais das rochas e alteram significativamente sua constituição.

13 Intemperismo biológico
É caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos e plantas que crescem em sua superfície.

14 A origem e evolução dos solos são condicionadas por cinco fatores:
Material de origem Clima Relevo Microrganismos Tempo

15 Material de origem É o material a partir do qual o solo começa a se formar. Material de origem orgânico: constituído de produtos da decomposição de restos vegetais e animais e origina solos orgânicos. Material de origem mineral: rocha alterada, sedimentos.

16 CLIMA As variáveis climáticas (mensuráveis) mais importantes são: Precipitações Pluviométricas Temperatura Vento + temperatura - acelera a evapotranspiração.

17 RELEVO Condiciona a formação dos solos que ocupam segmentos da paisagem. RELEVO característica externa, visível, que condiciona a formação do solo. É um critério utilizado quando se faz o mapeamento dos solos.

18 ORGANISMOS As colônias de microrganismos se estabelecem à procura de substrato para seu desenvolvimento. À medida que a rocha vai se alterando e as colônias vão se expandindo, organismos maiores e mais complexos têm condições de se instalar e se desenvolver, como fungos, algas, liquens, musgos, gramíneas, arbustos e árvores.

19 TEMPO Duração da ação dos processos Idade absoluta dos solos ? Estimativa da idade do solo -Através da diferenciação dos horizontes, composição química e mineralógica  JOVEM (imaturo): pouco intemperizado  VELHO (maduro): muito intemperizado


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google