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UFPR Tecnologia em Sistemas de Informação / TSI

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Apresentação em tema: "UFPR Tecnologia em Sistemas de Informação / TSI"— Transcrição da apresentação:

1 UFPR Tecnologia em Sistemas de Informação / TSI Trabalho de Conclusão de Curso BIOPEN MANAGER Análise, Melhoria e Implantação da Ferramenta WEB no Laboratório de Bacteriologia da UFPR Alan MOTIVACAO Elaboração: Alan de Camargo Ignácio Rodrigo Albuquerque da Rocha Rodrigo Resende Vinicius Ferreira Correia Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Pereira Neves Coorientador: Ma Terumi Paula Bonfim Kamada 1

2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO
METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 2 Timeline

3 INTRODUÇÃO MOTIVAÇÃO Crença de que não há negocio que não possa ser melhorado com o uso da Tecnologia da Informação Amplo conhecimento em ferramentas e métodos para o desenvolvimento de sistemas, adquirido em 4 anos de curso Sistema BIOPEN: Ferramenta computacional para coleta e análise de dados laboratoriais de Enteropatógenos Conhecimento “in loco” da necessidade de informatização da seção de exames do Laboratório de Bacteriologia Clínica da UFPR SEGUE BIOPEN 3 Timeline

4 BIOLOGICAL PROTOCOL ELETRONIC FOR ENTEROPATHOGENS
INTRODUÇÃO BIOPEN BIOLOGICAL PROTOCOL ELETRONIC FOR ENTEROPATHOGENS SEGUE BIOPEN MANAGER 4 Timeline

5 BIOPEN MANAGER 5 INTRODUÇÃO
O BIOPEN MANAGER é o conjunto de ferramentas (4 módulos) com o propósito de gerenciar dados de Enteropatógenos bacterianos obtidos através de análises laboratoriais efetuadas no Laboratório de Bacteriologia da UFPR SEGUE BIOPEN MANAGER Escherichia coli visualizada em microscópio eletrônico 5 Timeline

6 BIOPEN MANAGER 6 INTRODUÇÃO Principais Contribuições:
Melhorias nos processos de coleta, armazenamento e recuperação de dados Possibilidade de utilização de recursos informatizados para pesquisa e desenvolvimento científico SEGUE TECNOLOGIA DA INFORMACAO 6 Timeline

7 REVISÃO DA LITERATURA INTRODUÇÃO VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA
VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 7 Timeline

8 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
REVISÃO DA LITERATURA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A área de TI (Tecnologia da Informação) é definida pelo desenvolvimento, implementação e implantação se sistemas de computadores e aplicações, incluindo: Sistemas de informação Uso de hardware e software Telecomunicações, automação, recursos multimídia utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento (LUFTMAN et al., 1993) SEGUE INFORMATICA MEDICA 8 Timeline

9 INFORMÁTICA MÉDICA 9 REVISÃO DA LITERATURA
Informática Médica (Medical Informatics) é definida como um campo de rápido desenvolvimento científico que lida com armazenamento, recuperação e uso da informação, dados e conhecimentos biomédicos para a resolução de problemas e tomada de decisão. (BLOIS; SHORTLIFFE,1990) Outra definição… A Informática Médica é campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para aperfeiçoar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas SEGUE AVANCOS DE TI NA SAUDE 9 Timeline

10 AVANÇOS DE TI NA ÁREA DA SAÚDE
REVISÃO DA LITERATURA AVANÇOS DE TI NA ÁREA DA SAÚDE O crescimento da Informática Médica como uma disciplina deve-se aos avanços nas tecnologias de computação e informação (DEGOULET,1997) O conhecimento médico e as informações sobre os pacientes não são gerenciáveis pelos métodos tradicionais baseados em papel (FIESCHI, 1997) SEGUE AVANCOS DE TI NA SAUDE 10 Timeline

11 AVANÇOS DE TI NA AREA DA SAUDE
REVISÃO DA LITERATURA AVANÇOS DE TI NA AREA DA SAUDE Em 1890, nos USA, Herman Hollerith desenvolveu um sistema de processamento de dados que foi adotado para solucionar problemas nas áreas de epidemiologia e saúde publica (BLOIS & SHORTLIFFE, 1990) Na Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo, a informática começou a ser implantada em 1976, graças à visão de um de seus médicos, o Prof. Dr. Silvio Borges (SIGULEN, 1997) SEGUE AVANCOS DE TI NA SAUDE 11 Timeline

12 AVANÇOS DE TI NA AREA DA SAUDE
REVISÃO DA LITERATURA AVANÇOS DE TI NA AREA DA SAUDE Estima-se um aumento de 25% no compartilhamento de dados clínicos entre diferentes instituições hospitalares até o ano de 2015, graças à informatização dos mesmos. (ARANHA,2009) VINICIUS VISAO GERAL DO PROJETO 12 Timeline

13 VISÃO GERAL DO PROJETO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA METODOLOGIA
VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 13 Timeline

14 DESCRIÇÃO DO PRODUTO DO PROJETO
VISÃO GERAL DO PROJETO OBJETIVO PRINCIPAL Desenvolver uma ferramenta computacional que proporcione ao Laboratório de Bacteriologia Clínica da UFPR armazenar e gerenciar os dados coletados em seus exames laboratoriais DESCRIÇÃO DO PRODUTO DO PROJETO Integração de 4 módulos independentes A arquitetura de integração dos módulos é orientada a serviço Comunicação entre os módulos, usando XML (Extensible Markup Language) SEGUE MODULOS 14 Timeline

15 BIOPEN MANAGER - MÓDULOS
VISÃO GERAL DO PROJETO BIOPEN MANAGER - MÓDULOS SEGUE SSO 15 Timeline

16 BIOPEN MANAGER - MÓDULOS
VISÃO GERAL DO PROJETO BIOPEN MANAGER - MÓDULOS Biopen - SSO Módulo responsável pelo cadastro e gerenciamento de usuários Principais Funcionalidades: Controle de acesso ao BIOPEN MANAGER Liberação de acesso completo ou parcial aos módulos do sistema Serviço de autenticação aos módulos de forma independente SEGUE LAB 16 Timeline

17 BIOPEN MANAGER - MÓDULOS
VISÃO GERAL DO PROJETO BIOPEN MANAGER - MÓDULOS Biopen - Lab Finalidades: Armazenar dados coletados nos exames laboratoriais com segurança, permitindo futuras consultas aos exames e estudos prospectivos Pode ser entendido como formulário inteligente para armazenamento dos dados coletados nos exames SEGUE BLOG 17 Timeline

18 BIOPEN MANAGER - MÓDULOS
VISÃO GERAL DO PROJETO BIOPEN MANAGER - MÓDULOS Biopen - Blog Módulo para o compartilhamento de informações entre os usuários através de uma interface de blog Principais finalidades: Auxílio na integração entre os pesquisadores. Canal de comunicação entre professor e pesquisadores. SEGUE REPORT 18 Timeline

19 BIOPEN MANAGER - MÓDULOS
VISÃO GERAL DO PROJETO BIOPEN MANAGER - MÓDULOS Biopen - Report Disponibiliza relatórios estatísticos que são gerados a partir da análise dos dados coletados no Biopen-Lab O uso dos relatórios: Amplia a experiência do usuário Identifica surtos e organismos mais comuns em determinadas regiões Auxilia no planejamento de ações para controle sanitário GUIGO AMBIENTES DE HARDWARE 19 Timeline

20 METODOLOGIA INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO
VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 20 Timeline

21 AMBIENTE DE HARDWARE 21 METODOLOGIA Desenvolvimento
Processador: Intel Core 2 Duo T Ghz Adaptador Gráfico: Intel Graphics Media Accelerator (GMA) 4500MHD 3 Gb de memoria RAM HD de 500 Gb Requisitos Mínimos Processador: Intel/AMD 1.0Ghz 1 Gb de memoria RAM Google Chrome instalado (navegador recomendado) SEGUE AMBIENTES DE SOFTWARE 21 Timeline

22 Linguagens Utilizadas: Ferramentas Utilizadas:
METODOLOGIA AMBIENTE DE SOFTWARE Linguagens Utilizadas: HTML PHP JavaScript SQL XML Ferramentas Utilizadas: Office (Word, PowerPoint, Visio) XAMPP (PHP, MySQL) Astah Community Google Chrome Notepad ++ DbDesigner Tortoise Svn Assembla Subversion Acrobat Reader X Gantt Project SEGUE IHC 22 Timeline

23 INTERFACE HUMANO COMPUTADOR
METODOLOGIA INTERFACE HUMANO COMPUTADOR ESTUDO DAS CORES O BIOPEN MANAGER utiliza: Conceito de IHC Teorias básicas das cores como processo facilitador ergonômico entre o sistema e o usuário Cores Escolhidas: Verde: Cor visualmente menos cansativa Branco: Aspecto de ordem, ressaltando o verde, tornando a tela mais atraente (FONSECA, 2004) SEGUE METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO 23 Timeline

24 METODOLOGIAS DO DESENVOLVIMENTO
O modelo de gerenciamento de projeto adotada no desenvolvimento do sistema foi o Modelo Espiral (BOEHM, 1988) Etapas do Desenvolvimento: Definição da modelagem do sistema Construção da modelagem do banco de dados Implementação da modelagem proposta Avaliação do sistema A modelagem adotada: UML (Unified Modeling Language), que facilita a concepção da ferramenta através de diagramas RODRIGO DIAGRAMAS DE CASO DE USO 24 Timeline

25 DIAGRAMAS DE CASOS DE USO
METODOLOGIA DIAGRAMAS DE CASOS DE USO SEGUE CASOS DE USO 25 Timeline

26 DIAGRAMAS DE CASOS DE USO
METODOLOGIA DIAGRAMAS DE CASOS DE USO SEGUE DIAGRAMA DE TELAS 26 Timeline

27 METODOLOGIA DIAGRAMA DE TELAS GUIGO DIAGRAMAS DE SEQUENCIA 27 Timeline

28 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA
METODOLOGIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA SEGUE DIAGRAMAS DE SEQUENCIA 28 Timeline

29 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA
METODOLOGIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA SEGUE DIAGRAMAS DE SEQUENCIA 29 Timeline

30 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA
METODOLOGIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA SEGUE DIAGRAMAS DE SEQUENCIA 30 Timeline

31 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA
METODOLOGIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA VINICIUS DIAGRAMA DE ATIVIDADES 31 Timeline

32 DIAGRAMA DE ATIVIDADES
METODOLOGIA DIAGRAMA DE ATIVIDADES RODRIGO PRINCIPAIS TELAS 32 Timeline

33 METODOLOGIA PRINCIPAIS TELAS SEGUE TELAS 33 Timeline

34 METODOLOGIA PRINCIPAIS TELAS SEGUE TELAS 34 Timeline

35 METODOLOGIA PRINCIPAIS TELAS VINICIUS VALIDACAO 35 Timeline

36 VALIDAÇÃO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO
METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 36 Timeline

37 VALIDAÇÃO 37 VALIDAÇÃO Baseada na metodologia do Pressman (2006).
Os testes foram realizados por dez usuários, sendo cinco da área da saúde e cinco usuários de internet. Níveis qualitativos de avaliação: Atende Totalmente Atende Parcialmente Não Atende Os critérios utilizados foram: Usabilidade Funcionalidade Interface SEGUE VALIDACAO 37 Timeline

38 VALIDAÇÃO TESTES USABILIDADE SEGUE VALIDACAO 38 Timeline

39 TESTES FUNCIONALIDADE
VALIDAÇÃO TESTES FUNCIONALIDADE SEGUE VALIDACAO 39 Timeline

40 VALIDAÇÃO TESTES INTERFACE GUIGO TESTE DE CARGA 40 Timeline

41 VALIDAÇÃO TESTE DE DESEMPENHO RODRIGO INSTALACAO 41 Timeline

42 INSTALAÇÃO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO
METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 42 Timeline

43 PRÉ-REQUISITOS 43 INSTALAÇÃO
Os pré-requisitos para a instalação do BIOPEN MANAGER: Instalar um SGBD MySQL Instalar um servidor Apache habilitado para PHP Navegador recomendado é o Google Chrome para utilização do sistema na WEB Possuir o cd com os códigos fontes e scripts do Sistema BIOPEN-MANAGER SEGUE CONFIG BD 43 Timeline

44 CONFIGURAR O BANCO DE DADOS
INSTALAÇÃO CONFIGURAR O BANCO DE DADOS A configuração do banco de dados é feita ao importar o arquivo “script.sql”, disponível no cd do projeto BIOPEN MANAGER. Após finalizar a instalação, o banco de dados deve possuir os seguintes databases SEGUE CONFIG BD Tela do phpMyAdmin 44 Timeline

45 INSERIR OS ARQUIVOS DE CÓDIGO FONTE NA PASTA HTDOCS
INSTALAÇÃO INSERIR OS ARQUIVOS DE CÓDIGO FONTE NA PASTA HTDOCS Para realizar essa etapa, basta copiar as pastas listadas na figura abaixo na pasta HTDOCS do servidor Apache PHP: GUIGO OBJETIVOS ATINGIDOS 45 Timeline

46 CONCLUSÃO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO
METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 46 Timeline

47 CONCLUSÃO OBJETIVOS ATINGIDOS Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para gerenciar a seção de exames do Laboratório de Bacteriologia Clínica da UFPR Armazenamento de dados de forma consistente e segura Análise dos dados armazenados e geração de relatórios prospectivos para auxiliar ações de controle sanitário Disponibilidade de um blog, integrando os usuários do sistema e incentivando o compartilhamento do conhecimento VINICIUS RELEVANCIAS 47 Timeline

48 CONCLUSÃO RELEVÂNCIAS Além do cunho acadêmico, este software será utilizado dentro do Laboratório de Bacteriologia da UFPR BIOPEN MANGER tem facilidade de atualizações ou manutenções A ferramenta proposta apresenta alta escalabilidade (evolutibilidade) de acordo com a evolução e necessidades do laboratório ALAN TRABALHOS FUTUROS 48 Timeline

49 CONCLUSÃO TRABALHOS FUTUROS Inclusão de técnicas de mineração de dados para uma análise mais complexa das informações obtidas dos exames laboratoriais Inclusão de novos módulos ao software, podendo assim, disponibilizar a mesma plataforma para a informatização de outros setores da UFPR Uso de tecnologias móveis como IOS, Android, Windows Phone, entre outros para melhor mobilidade das informações SEGUE AGRADECIMENTOS 49 Timeline

50 AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO
METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 50 Timeline

51 AGRADECIMENTOS Ao orientador Prof. Dr. Luiz Antônio Pereira Neves pelo esforço e colaboração neste trabalho, transmitindo conhecimento, apoio e especialmente dedicação À co-orientadora Terumi Kamada pela colaboração e principalmente pelas cobranças nos momentos mais críticos À professora Cyntia Maria Telles Fadel-Picheth sempre disposta a nos ajudar entendimentos sobre o entendimento do negócio Ao professor Mário de Paula Soares pelo auxilio nas mais diversas ocasiões no decorrer desta jornada acadêmica 51 Timeline


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