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Trabalho de Conclusão de Curso BIOPEN MANAGER Análise, Melhoria e Implantação da Ferramenta WEB no Laboratório de Bacteriologia da UFPR Elaboração: Alan.

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1 Trabalho de Conclusão de Curso BIOPEN MANAGER Análise, Melhoria e Implantação da Ferramenta WEB no Laboratório de Bacteriologia da UFPR Elaboração: Alan de Camargo Ignácio Rodrigo Albuquerque da Rocha Rodrigo Resende Vinicius Ferreira Correia UFPR Tecnologia em Sistemas de Informação / TSI 1 Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Pereira Neves Coorientador: M a Terumi Paula Bonfim Kamada

2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 2 Timeline

3 INTRODUÇÃO Crença de que não há negocio que não possa ser melhorado com o uso da Tecnologia da Informação Amplo conhecimento em ferramentas e métodos para o desenvolvimento de sistemas, adquirido em 4 anos de curso Sistema BIOPEN: Ferramenta computacional para coleta e análise de dados laboratoriais de Enteropatógenos Conhecimento “in loco” da necessidade de informatização da seção de exames do Laboratório de Bacteriologia Clínica da UFPR MOTIVAÇÃO 3 Timeline

4 INTRODUÇÃO BIOLOGICAL PROTOCOL ELETRONIC FOR ENTEROPATHOGENS BIOPEN 4 Timeline

5 INTRODUÇÃO O BIOPEN MANAGER é o conjunto de ferramentas (4 módulos) com o propósito de gerenciar dados de Enteropatógenos bacterianos obtidos através de análises laboratoriais efetuadas no Laboratório de Bacteriologia da UFPR BIOPEN MANAGER 5 Escherichia coli visualizada em microscópio eletrônico Timeline

6 INTRODUÇÃO Principais Contribuições: Melhorias nos processos de coleta, armazenamento e recuperação de dados Possibilidade de utilização de recursos informatizados para pesquisa e desenvolvimento científico BIOPEN MANAGER 6 Timeline

7 REVISÃO DA LITERATURA INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 7 Timeline

8 REVISÃO DA LITERATURA A área de TI (Tecnologia da Informação) é definida pelo desenvolvimento, implementação e implantação se sistemas de computadores e aplicações, incluindo: Sistemas de informação Uso de hardware e software Telecomunicações, automação, recursos multimídia utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento (LUFTMAN et al., 1993) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 8 Timeline

9 REVISÃO DA LITERATURA Informática Médica (Medical Informatics) é definida como um campo de rápido desenvolvimento científico que lida com armazenamento, recuperação e uso da informação, dados e conhecimentos biomédicos para a resolução de problemas e tomada de decisão. (BLOIS; SHORTLIFFE,1990) INFORMÁTICA MÉDICA 9 Outra definição… A Informática Médica é campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para aperfeiçoar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas Timeline

10 REVISÃO DA LITERATURA O crescimento da Informática Médica como uma disciplina deve-se aos avanços nas tecnologias de computação e informação (DEGOULET,1997) O conhecimento médico e as informações sobre os pacientes não são gerenciáveis pelos métodos tradicionais baseados em papel (FIESCHI, 1997) AVANÇOS DE TI NA ÁREA DA SAÚDE 10 Timeline

11 REVISÃO DA LITERATURA Em 1890, nos USA, Herman Hollerith desenvolveu um sistema de processamento de dados que foi adotado para solucionar problemas nas áreas de epidemiologia e saúde publica (BLOIS & SHORTLIFFE, 1990) Na Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo, a informática começou a ser implantada em 1976, graças à visão de um de seus médicos, o Prof. Dr. Silvio Borges (SIGULEN, 1997) AVANÇOS DE TI NA AREA DA SAUDE 11 Timeline

12 REVISÃO DA LITERATURA Estima-se um aumento de 25% no compartilhamento de dados clínicos entre diferentes instituições hospitalares até o ano de 2015, graças à informatização dos mesmos. (ARANHA,2009) AVANÇOS DE TI NA AREA DA SAUDE 12 Timeline

13 VISÃO GERAL DO PROJETO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 13 Timeline

14 VISÃO GERAL DO PROJETO OBJETIVO PRINCIPAL Integração de 4 módulos independentes A arquitetura de integração dos módulos é orientada a serviço Comunicação entre os módulos, usando XML (Extensible Markup Language) DESCRIÇÃO DO PRODUTO DO PROJETO Desenvolver uma ferramenta computacional que proporcione ao Laboratório de Bacteriologia Clínica da UFPR armazenar e gerenciar os dados coletados em seus exames laboratoriais 14 Timeline

15 VISÃO GERAL DO PROJETO BIOPEN MANAGER - MÓDULOS 15 Timeline

16 VISÃO GERAL DO PROJETO Módulo responsável pelo cadastro e gerenciamento de usuários Principais Funcionalidades: Controle de acesso ao BIOPEN MANAGER Liberação de acesso completo ou parcial aos módulos do sistema Serviço de autenticação aos módulos de forma independente Biopen - SSO BIOPEN MANAGER - MÓDULOS 16 Timeline

17 VISÃO GERAL DO PROJETO Finalidades: Armazenar dados coletados nos exames laboratoriais com segurança, permitindo futuras consultas aos exames e estudos prospectivos Pode ser entendido como formulário inteligente para armazenamento dos dados coletados nos exames Biopen - Lab BIOPEN MANAGER - MÓDULOS 17 Timeline

18 VISÃO GERAL DO PROJETO Módulo para o compartilhamento de informações entre os usuários através de uma interface de blog Principais finalidades: Auxílio na integração entre os pesquisadores. Canal de comunicação entre professor e pesquisadores. Biopen - Blog BIOPEN MANAGER - MÓDULOS 18 Timeline

19 VISÃO GERAL DO PROJETO Disponibiliza relatórios estatísticos que são gerados a partir da análise dos dados coletados no Biopen-Lab O uso dos relatórios: Amplia a experiência do usuário Identifica surtos e organismos mais comuns em determinadas regiões Auxilia no planejamento de ações para controle sanitário Biopen - Report BIOPEN MANAGER - MÓDULOS 19 Timeline

20 METODOLOGIA INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 20 Timeline

21 METODOLOGIA AMBIENTE DE HARDWARE Desenvolvimento Processador: Intel Core 2 Duo T Ghz Adaptador Gráfico: Intel Graphics Media Accelerator (GMA) 4500MHD 3 Gb de memoria RAM HD de 500 Gb Requisitos Mínimos Processador: Intel/AMD 1.0Ghz 1 Gb de memoria RAM Google Chrome instalado (navegador recomendado) 21 Timeline

22 Linguagens Utilizadas: HTML PHP JavaScript SQL XML Ferramentas Utilizadas: Office (Word, PowerPoint, Visio) XAMPP (PHP, MySQL) Astah Community Google Chrome Notepad ++ DbDesigner Tortoise Svn Assembla Subversion Acrobat Reader X Gantt Project METODOLOGIA AMBIENTE DE SOFTWARE 22 Timeline

23 METODOLOGIA O BIOPEN MANAGER utiliza: Conceito de IHC Teorias básicas das cores como processo facilitador ergonômico entre o sistema e o usuário Cores Escolhidas: Verde: Cor visualmente menos cansativa Branco: Aspecto de ordem, ressaltando o verde, tornando a tela mais atraente (FONSECA, 2004) INTERFACE HUMANO COMPUTADOR ESTUDO DAS CORES 23 Timeline

24 METODOLOGIA O modelo de gerenciamento de projeto adotada no desenvolvimento do sistema foi o Modelo Espiral (BOEHM, 1988) Etapas do Desenvolvimento: 1.Definição da modelagem do sistema 2.Construção da modelagem do banco de dados 3.Implementação da modelagem proposta 4.Avaliação do sistema A modelagem adotada: UML (Unified Modeling Language), que facilita a concepção da ferramenta através de diagramas METODOLOGIAS DO DESENVOLVIMENTO 24 Timeline

25 DIAGRAMAS DE CASOS DE USO METODOLOGIA 25 Timeline

26 DIAGRAMAS DE CASOS DE USO METODOLOGIA 26 Timeline

27 DIAGRAMA DE TELAS METODOLOGIA 27 Timeline

28 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA METODOLOGIA 28 Timeline

29 METODOLOGIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA 29 Timeline

30 METODOLOGIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA 30 Timeline

31 METODOLOGIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA 31 Timeline

32 DIAGRAMA DE ATIVIDADES METODOLOGIA 32

33 PRINCIPAIS TELAS METODOLOGIA 33 Timeline

34 METODOLOGIA PRINCIPAIS TELAS 34 Timeline

35 METODOLOGIA PRINCIPAIS TELAS 35 Timeline

36 VALIDAÇÃO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 36 Timeline

37 VALIDAÇÃO Baseada na metodologia do Pressman (2006). Os testes foram realizados por dez usuários, sendo cinco da área da saúde e cinco usuários de internet. VALIDAÇÃO 37 Os critérios utilizados foram: Usabilidade Funcionalidade Interface Níveis qualitativos de avaliação: Atende Totalmente Atende Parcialmente Não Atende Timeline

38 VALIDAÇÃO TESTES USABILIDADE 38 Timeline

39 VALIDAÇÃO TESTES FUNCIONALIDADE 39 Timeline

40 VALIDAÇÃO TESTES INTERFACE 40 Timeline

41 VALIDAÇÃO TESTE DE DESEMPENHO 41 Timeline

42 INSTALAÇÃO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 42 Timeline

43 INSTALAÇÃO Os pré-requisitos para a instalação do BIOPEN MANAGER: Instalar um SGBD MySQL Instalar um servidor Apache habilitado para PHP Navegador recomendado é o Google Chrome para utilização do sistema na WEB Possuir o cd com os códigos fontes e scripts do Sistema BIOPEN-MANAGER PRÉ-REQUISITOS 43 Timeline

44 A configuração do banco de dados é feita ao importar o arquivo “script.sql”, disponível no cd do projeto BIOPEN MANAGER. Após finalizar a instalação, o banco de dados deve possuir os seguintes databases CONFIGURAR O BANCO DE DADOS INSTALAÇÃO 44 Tela do phpMyAdmin Timeline

45 Para realizar essa etapa, basta copiar as pastas listadas na figura abaixo na pasta HTDOCS do servidor Apache PHP: INSERIR OS ARQUIVOS DE CÓDIGO FONTE NA PASTA HTDOCS INSTALAÇÃO 45 Timeline

46 CONCLUSÃO INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 46 Timeline

47 Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para gerenciar a seção de exames do Laboratório de Bacteriologia Clínica da UFPR Armazenamento de dados de forma consistente e segura Análise dos dados armazenados e geração de relatórios prospectivos para auxiliar ações de controle sanitário Disponibilidade de um blog, integrando os usuários do sistema e incentivando o compartilhamento do conhecimento OBJETIVOS ATINGIDOS CONCLUSÃO 47 Timeline

48 Além do cunho acadêmico, este software será utilizado dentro do Laboratório de Bacteriologia da UFPR BIOPEN MANGER tem facilidade de atualizações ou manutenções A ferramenta proposta apresenta alta escalabilidade (evolutibilidade) de acordo com a evolução e necessidades do laboratório RELEVÂNCIAS CONCLUSÃO 48 Timeline

49 Inclusão de técnicas de mineração de dados para uma análise mais complexa das informações obtidas dos exames laboratoriais Inclusão de novos módulos ao software, podendo assim, disponibilizar a mesma plataforma para a informatização de outros setores da UFPR Uso de tecnologias móveis como IOS, Android, Windows Phone, entre outros para melhor mobilidade das informações TRABALHOS FUTUROS CONCLUSÃO 49 Timeline

50 AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA VISÃO GERAL DO PROJETO METODOLOGIA VALIDAÇÃO INSTALAÇÃO CONCLUSÃO AGRADECIMENTOS 50 Timeline

51 AGRADECIMENTOS Ao orientador Prof. Dr. Luiz Antônio Pereira Neves pelo esforço e colaboração neste trabalho, transmitindo conhecimento, apoio e especialmente dedicação À co-orientadora Terumi Kamada pela colaboração e principalmente pelas cobranças nos momentos mais críticos À professora Cyntia Maria Telles Fadel-Picheth sempre disposta a nos ajudar entendimentos sobre o entendimento do negócio Ao professor Mário de Paula Soares pelo auxilio nas mais diversas ocasiões no decorrer desta jornada acadêmica 51 Timeline


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