A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acreditação dos serviços de saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acreditação dos serviços de saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Acreditação dos serviços de saúde
Muitos serviços de saúde europeus encontram-se num processo de acreditação. Incluir critérios anti-tabaco nos guias nacionais de acreditação é uma medida muito importante.

2 3 critérios anti-tabagismo a incluir no guia de acreditação dos serviços de saúde
1. A instituição definiu e está a implementar uma política de controlo do tabagismo nas suas instalações. 2. Realização de acções de educação para a saúde, adaptadas às necessidades específicas dos utentes, incluindo a prevenção do tabagismo e o aconselhamento aos fumadores. 3. Entre as medidas para prevenir incêndios encontra-se a limitação e/ou a proibição de fumar.

3 Critério política de controlo do tabagismo
Critério: A instituição definiu e está a implementar uma política de controlo do tabagismo. A Carta Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco pode ser uma referência para esta política.

4 Critério educação para a saúde
Critério 2: Realização de acções de educação para a saúde, adaptadas às necessidades específicas dos utentes, incluindo a prevenção do tabagismo e o aconselhamento aos fumadores. Os utentes, especialmente os fumadores, devem ser alvo de acções de educação para a saúde, incluindo o aconselhamento no sentido da desabituação tabágica. É necessário organizar ajuda, através da substituição de nicotina ou do apoio à desabituação tabágica.

5 Critério prevenção incêndios
Critério 3: Entre as medidas para prevenir incêndios encontra-se a limitação e/ou a proibição de fumar. A prevenção dos incêndios é, sem dúvida alguma, da responsabilidade da Direcções. A responsabilidade dos dirigentes já foi alvo de processos judiciais, após ocorrência de mortes devido a incêndios provocados por cigarros.

6 Carta da RESSST aos Ministros da Saúde da U.E.
Excelentíssimo Ministro da Saúde, Quando da última reunião da Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco, que contou com a participação de doze dos quinze países da União Europeia, tornou-se evidente que praticamente todos os hospitais europeus se encontravam num processo de acreditação, mas que apenas um país, a França, incluía critérios «anti-tabaco» no respectivo guia de acreditação. A experiência francesa, que desde há dois anos inclui três critérios anti-tabaco no seu guia de acreditação dos hospitais, demonstra a eficácia desta medida simples. Estes critérios são os seguintes: Implementação de medidas de controlo do tabagismo no hospital (cf. Carta Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco, em anexo) Aconselhamento aos fumadores e ajuda aos que queiram deixar de fumar Controlo de fumar como medida de prevenção de incêndios. Gostaríamos muito de ser informados se o seu país já iniciou o referido processo, ou se está a planear a sua implementação num futuro próximo e quais os critérios anti-tabaco incluídos no guia de acreditação. O Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado a 31 de Maio, poderá constituir momento simbólico para anunciar o referido processo no seu país, se assim o considerar oportuno.

7 ENSH Letter to health ministers
Dear Sir, During the latest meeting of the European Network for Smoke-free Hospital, it appeared to the twelve participating countries that European hospitals were, at various stages, under accreditation procedure, but only one country (France) included smoking criteria. The French experience, which included three smoking criteria’s in hospitals’ accreditation procedure, shows the efficiency of such simple measures. The three criteria concern: Implementation of a smoke-free policy within the hospital (European Code herewith included); Providing help and assistance to smokers willing to cease smoking; Fire safety. We would be very much interested in knowing if you have already started such a procedure, of which we have not yet been informed, or if you plan to implement it in the near future. May 31st, International Tobacco-free day, would be a symbolic date in order to announce such a measure within your country.


Carregar ppt "Acreditação dos serviços de saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google