A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Fenamilho / História MUITAS HISTÓRIAS E UM ÚNICO IDEAL: A FESTA DO MILHO Há quem defenda que no ano de 1956, depois de participar de um curso de aperfeiçoamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Fenamilho / História MUITAS HISTÓRIAS E UM ÚNICO IDEAL: A FESTA DO MILHO Há quem defenda que no ano de 1956, depois de participar de um curso de aperfeiçoamento."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Fenamilho / História MUITAS HISTÓRIAS E UM ÚNICO IDEAL: A FESTA DO MILHO Há quem defenda que no ano de 1956, depois de participar de um curso de aperfeiçoamento na Fazenda do Rosário (município de Ibirité), com a pedagoga Helena Antipoff, Célia Santos Lima organizou uma bonita Festa, juntamente com suas colegas. Ao retornar ao distrito de Bom Sucesso, no município de Patos de Minas, a professora Célia organizou uma festa semelhante com as colegas Odília Assunção Pedra, Jesuína Porto e os alunos das Escolas Combinadas Monte Castelo, hoje Escola Estadual João Barbosa Porto. A festa foi realizada na praça da Igreja de Bom Jesus, debaixo de uma grande gameleira no dia 29 de junho de Porém, em 1959, a Festa do Milho surgiu para ficar... A primeira conversa sobre a festa aconteceu na Churrascaria Brasileira, de propriedade de Paulo Portilho, entre o empresário e ainda, a educadora Ordalina Vieira e a proprietária da Boutique Rio-Modas, Lia Brochado. A intenção a princípio era fazer um desfile de modas. Posteriormente, surgiu a idéia da Festa da Colheita, porque o município de Patos de Minas era um grande produtor de grãos. Há registro ainda de que o Padre Almir Neves de Medeiros, teria apresentado para Ordalina Vieira um projeto para realização de uma Festa, cuja renda seria destinada para a construção do Colégio Municipal, atual Escola Estadual Prof. Zama Maciel. Buscou-se a Associação Rural – hoje, Sindicato dos Produtores Rurais – para que a Festa fosse ligada à agricultura. O então presidente Pedro Pereira dos Santos deu total apoio e lançou a idéia de organizar a 1ª Semana Ruralista. O prefeito da época, Sebastião Alves do Nascimento também, endossou a idéia e assim, nasceu a Festa do Milho. A renda foi destinada para a construção do Seminário Pio XII. A primeira festa consistiu na realização da Semana Ruralista, inauguração de obra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice; uma partida de futebol entre a Seleção Patense e o América Futebol Clube; desfile de modas; Páscoa dos Atiradores; desfile estudantil e baile para eleição e coroação da Rainha do Milho. As primeiras candidatas foram Helena Alves da Silva, Nívea Santos de Oliveira e Maria Marta Caixeta Borges. Houve desfile de carro alegórico passando pela Rua Major Gote e seguindo pela rua Tenente Bino até alcançar a avenida Getúlio Vargas. Os carros eram três jipes Willys, ornamentados por senhoras da sociedade patense e familiares das candidatas. Os bailes foram no Armazém da Casemg. As dependências ficaram lotadas para a coroação da primeira rainha do Milho, Helena Alves da Silva. Neste ano de 2010, acontece a 52ª Festa Nacional do Milho.

3 A Fenamilho / Turismo A Fenamilho surgiu há 52 anos com o objetivo de valorizar o trabalho do homem do campo, ressaltando principalmente, o grande potencial para a agricultura e a pecuária em Patos de Minas. Com o passar dos anos, ganhou nova dimensão e conquistou o Brasil. Hoje, são milhares de turistas que vêm participar da Fenamilho. A Festa Nacional do Milho passou a ser um dos grandes atrativos turísticos de toda a região, sendo incluída nos calendários nacional e estadual de eventos. Ao longo de sua história, marcou a tradição do trabalho rural não só nas atividades do campo, mas para a culinária e o artesanato. Marcou ainda, a receptividade do homem do campo, incutida no povo patense. Na programação destacam eventos voltados para o agronegócios (exposição, julgamento de raça e leilões de animais), aperfeiçoamento profissional (seminários, fazenda de desenvolvimento sustentável e vitrine do milho), culinária (festival de pratos típicos à base de milho) e para a integração das famílias rurais (encontro regional da mulher do campo). A programação é direcionada aos mais variados estilos, com a realização de shows, bailes no paiolão, Feira Comercial e Industrial, Eleição e Coroação da Rainha Nacional do Milho e parque de diversões.

4 A Fenamilho 2010/ Apresentação A Fenamilho já está na 52ª Edição. Em 2010, acontece de 21 a 30 de maio, no Parque de Exposições "Sebastião Alves do Nascimento", em Patos de Minas-MG. É uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais, com apoio da Prefeitura e de empresas da cidade e da região. É graças as estas parcerias que o Sindicato consegue dar maior sustentação a todo evento, apresentando valores de passaportes mais acessíveis. Possui uma programação bem diversificada, para atender todos os públicos; crianças, jovens e adultos. É uma festa planejada e organizada para proporcionar ao público, dez dias de muita descontração, investimentos, troca de experiências, aperfeiçoamento profissional e alegria. Foram contratados shows de artistas consagrados e regionais, nos mais variados estilos, especialmente, no sertanejo - raiz e universitário. Aqui, você encontra cultura, diversão, negócios e tem a oportunidade de rever amigos, conhecer novas pessoas e estabelecer novos contatos profissionais. Como já é uma feira agropecuária tradicional, reúne patenses, "paturebas" e visitantes de diversas partes do país. AFINAL, NA FENAMILHO 2010, O BRASIL SE ENCONTRA AQUI!

5 Fotos Aéreas do evento:

6 O Parque / Estrutura O Parque Sebastião Alves do Nascimento (Binga) é a sede principal dos eventos da Fenamilho. São 13 hectares de infra-estrutura para o êxito da festividade. Estrutura. 2 Áreas de Estacionamento. Restaurante em 3 ambientes. Sanitários (285);. Estandes para feiras (96);. Barracas de alimentação (55);. Áreas para exposição (26);. Parque de diversões ( m² de área);. Memorial do Milho (1.000 m² de área). Praça do Produtor (1.500 m²). Arena central (3.200 m²) com capacidade de acomodar pessoas, ladeada por 69 camarotes (abrigam em torno de pessoas) e para os artistas, 04 camarins e um palco com 350 m²;. Paiolão: com seus m² é a boate do parque e acomoda pessoas;. Praça Park (área de m²);. Currais de manejo com capacidade para cabeças de gado;. Pavilhões para exposições de animais (9);. Comércio Alternativo (4.000 m² de área). Todo o parque é asfaltado e atende às normas de segurança do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária para grandes aglomerações.

7 O Parque / Mapa

8 Atrações: Shows Arena 21/05 – Latino 22/05 – Luan Santana 23/05 – Jorge e Mateus 24/05 – Zé Henrique e Gabriel 25/05 – João Victor e Rafael 26/05 – Guilherme e Santiago 27/05 – Djavú 28/05 – Zé Ramalho 29/05 – Ivete 30/05 – Barra da Saia Shows Praça Park 21/05 – Mato Grosso e Mathias 22/05 – Os Parada Dura Hélio e Jr. 23/05 – Diogo e Marcel 24/05 – Suvaco de Cobra 25/05 – Marcinha França Silvaneto e Matarazzo 26/05 – Carlito e Baduí 27/05 – Pitty 28/05 – Hugo Pena e Gabriel 29/05 – Paulo e Jr. Remelexo Bom Demais 30/05 – Bruna e Mateus Outras Atrações: Shows no Paiolão Shows na Fazendinha Rodeios Team Penning Festival de Pratos Típicos Leilões e Exposições Comenda Vitrine do Milho Esportes

9 Áreas Comerciais e Stands São colocados 96 estandes e 26 áreas para comercialização de produtos dos mais variados segmentos. Empresas interessadas em novos negócios vêm expor seus produtos. Desta forma, revêem clientes e conquistam outros.

10 Venha para a Fenamilho 2010! Maiores informações: Rua Major Gote, Bairro Alto Caiçaras CEP: Patos de Minas - MG Telefone: (34) (34)


Carregar ppt "A Fenamilho / História MUITAS HISTÓRIAS E UM ÚNICO IDEAL: A FESTA DO MILHO Há quem defenda que no ano de 1956, depois de participar de um curso de aperfeiçoamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google