A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RUA-JURITI, Q-20, L-28 CEP74.855-490, PARQUE DAS LARANJEIRAS, GOIÂNIA-GOIÁS CNPJ 15.976.616./0001-70 TELEFONE-3282-2132

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RUA-JURITI, Q-20, L-28 CEP74.855-490, PARQUE DAS LARANJEIRAS, GOIÂNIA-GOIÁS CNPJ 15.976.616./0001-70 TELEFONE-3282-2132"— Transcrição da apresentação:

1 RUA-JURITI, Q-20, L-28 CEP , PARQUE DAS LARANJEIRAS, GOIÂNIA-GOIÁS CNPJ / TELEFONE COM SAÚDE TUDO É MELHOR! SAÚDE PARA OS FUNCIONARIOS LUCRO PARA EMPRESA.

2 HISTÓRICO Antes da revolução industrial, trabalho era de maneira artesanal, com movimentos variados. Antes da revolução industrial, trabalho era de maneira artesanal, com movimentos variados.

3 Com a produção em serie, os funcionários especializaram-se em um tipo de atividade, ocasionando a monotonia dos movimentos repetitivos levando-os a fadiga. Com a produção em serie, os funcionários especializaram-se em um tipo de atividade, ocasionando a monotonia dos movimentos repetitivos levando-os a fadiga.

4 ESTRESSE Alteração na respiração Alteração na respiração Enrijecimento muscular, tensão no pescoço Enrijecimento muscular, tensão no pescoço Dor nas costas, peito e cabeça Dor nas costas, peito e cabeça Mãos e pés frios e suados Mãos e pés frios e suados Irritação Irritação Fadiga crônica Fadiga crônica Dificuldade para dormir Dificuldade para dormir Fraqueza Fraqueza Prisão de ventre, diarréia,vômito Prisão de ventre, diarréia,vômito Muito ou pouco apetite Muito ou pouco apetite Dificuldade de concentração Dificuldade de concentração Aumento do consumo de cigarros e bebidas alcóolicas. Aumento do consumo de cigarros e bebidas alcóolicas.

5 CLASSIFICAÇAO Leve – nervosismo, irritabilidade ansiedade e ansiedade; Leve – nervosismo, irritabilidade ansiedade e ansiedade; Moderado – sintomas leves, acrescidos de dores no músculos do pescoço e ombros, fadiga à tarde e dificuldade para dormir; Moderado – sintomas leves, acrescidos de dores no músculos do pescoço e ombros, fadiga à tarde e dificuldade para dormir; Intenso – msm sintomas de moderado, porem com mais intensidade e freqüência Intenso – msm sintomas de moderado, porem com mais intensidade e freqüência Muito Intenso – crise de depressão, dor no estomago, palpitação cardíaca, sono interrompido, prejuízo na memória, falta de concentração e comprometimento no trabalho; Muito Intenso – crise de depressão, dor no estomago, palpitação cardíaca, sono interrompido, prejuízo na memória, falta de concentração e comprometimento no trabalho; Estafa – individuo incapaz e produzir, com freqüentes crises emocionais, choros compulsivos e ataques de depressão, e demora de 6 a 12 meses para se recuperar. Estafa – individuo incapaz e produzir, com freqüentes crises emocionais, choros compulsivos e ataques de depressão, e demora de 6 a 12 meses para se recuperar.

6 CONCEITO Segundo KOOLING (1980), a GL é também chamada de Ginástica Laboral Compensatória (GLC), devendo atuar sobre as sinergias musculares antagônicas às que se encontram ativas durante o trabalho. Este tipo de atividade visa proporcionar a compensação e o equilíbrio funcional, assim como também atuar com a recuperação ativa, de forma a aproveitar as pausas regulares durante a jornada de trabalho para exercitar os músculos correspondentes e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante o trabalho, com o objetivo de prevenir a fadiga.

7 TIPOS DE GL Ginástica preparatória; Ginástica preparatória; Ginástica de pausa ou compensação; Ginástica de pausa ou compensação; Ginástica de relaxamento. Ginástica de relaxamento.

8 GINASTICA LABORAL DIMINUIÇÃO DO ABSENTEISMO DIMINUI O STRESS ANIMO PARA O TRABALHO PROMOÇÃO DA SAÚDE MAIOR PRODUTIVIDADE

9 GINASTICA LABORAL PREVENÇÃO DE FADIGA MELHOR RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROMOÇÃO CONSCIENCIA CORPORAL CORREÇÃO DE VICIOS POSTURAIS PREVENÇÃO D.O,R.T

10 Promove a qualidade de vida PROGRAMA 5S Promove a qualidade de vida PROGRAMA 5S SUPERAVIT (Aumento da produtividade) SUPERAVIT (Aumento da produtividade) SAUDE (Melhoria do Bem estar físico e mental) SAUDE (Melhoria do Bem estar físico e mental) SEGURANÇA ( Diminuição dos acidentes de trabalho) SEGURANÇA ( Diminuição dos acidentes de trabalho) SOCIALIZAÇÃO ( Melhoria do relacionamento interpessoal) SOCIALIZAÇÃO ( Melhoria do relacionamento interpessoal) SATISFAÇÃO (Colaboradores mais motivados dispostos e valorizados) SATISFAÇÃO (Colaboradores mais motivados dispostos e valorizados)

11 EFEITOS FISIOLÓGICOS PELLEGRINOTTI (1998) afirma que um programa de atividade física geral pode melhorar a capacidade de força dos membros superiores e inferiores, melhorar as capacidades funcionais relacionadas com o transporte e utilização oxigênio pelas células, favorecer e potencializar a função cardíaca e respiratória. Para ALVES (2000), os exercícios em forma de GL ativam a circulação periarticular com aquecimento tecidual e neuromuscular, que são imprescindíveis às atividades que exigem atenção e tomadas de decisão que resultam em atos motores, promovem ganho de força pelo alongamento muscular restaurador do potencial contrátil, melhoram o retorno venoso, a capacidade ventilatória, reduzem o estresse e melhoram a postura.

12 GL E RECREAÇÃO Quando o homem está satisfeito, suas habilidades produtivas são quase ilimitadas. Já estando insatisfeito, sua capacidade produtiva atinge níveis baixos.

13 Ergomotricidade A Ergomotricidade visa não só compensar vícios posturais através de exercícios compensatórios, mas também atuar sobre todo o ser através de programas de alongamento, respiração, relaxamento (nível neuro- muscular), relaxação (nível neuro-psíquico) e mudança cognitiva, desenvolvidos no próprio posto de trabalho. Ao estimular o desenvolvimento da consciência corporal atuando nos processos cognitivos do indivíduo, a Ergomotricidade visa propiciar o bem estar do ser humano e sua qualidade de vida no ambiente de trabalho e além dele. Estes objetivos devem ser alcançados pela junção entre a Psicomotricidade e a Ergonomia (BARRETO, NUNES & BAECHTOLD, 1999).

14 Profissionais que Atuam Na GL Segundo ALVES (2000), a expressão Ginástica Laboral e o fato de serem atividades coletivas acabam sugerindo ligação com a educação física, mas exercícios físicos têm sido chamados de ginástica desde a Grécia antiga. Segundo o autor, o enfoque fisioterapêutico diz respeito, à prevenção de LER/DORT através de exercícios terapêuticos, porém o enfoque da educação física refere -se à promoção da saúde em pessoas hígidas. Os programas de GL acompanhados constantemente por profissionais capacitados, sejam eles fisioterapeutas ou professores de educação física, têm melhores resultados e adesão do que programas que utilizam multiplicadores de exercícios

15 Prf.Esp. Susi F. Mamedes CREF: G/GO


Carregar ppt "RUA-JURITI, Q-20, L-28 CEP74.855-490, PARQUE DAS LARANJEIRAS, GOIÂNIA-GOIÁS CNPJ 15.976.616./0001-70 TELEFONE-3282-2132"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google