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Aplicação do Método AHP na Avaliação de Projetos Conceituais de um Centro de Visitantes de uma Unidade de Conservação Juliana Lie Mendonça Hatakeyama,

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1 Aplicação do Método AHP na Avaliação de Projetos Conceituais de um Centro de Visitantes de uma Unidade de Conservação Juliana Lie Mendonça Hatakeyama, Victor José Carvalho Pereira Maurício César Delamaro FEG/UNESP, Engenharia de Produção Mecânica

2 Objetivos Aplicação do método AHP (Analytic Hierarchy Process) na avaliação de projetos. Contexto: elaboração dos projetos conceituais do futuro Centro de Visitantes do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar. Descrever este contexto. 2

3 Objetivos Apresentar como e com que finalidades o método foi utilizado Analisar as vantagens e desvantagens de sua aplicação numa situação fora do ambiente industrial e com o foco principal em avaliar e não em decidir. 3

4 Contexto Programa UNESP para o Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga Centro de Visitantes. Ao Programa UNESP para o Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga foi apresentada uma demanda do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar (PNSM): colaborar com a elaboração de um projeto de um Centro de Visitantes. 4

5 Contexto PNSM maior superfície abarcada pelo bioma Mata Atlântica O PNSM é uma das mais importantes Unidades de Conservação do Brasil, com maior superfície abarcada pelo bioma Mata Atlântica (Fundação Florestal de São Paulo, nd). 5

6 Contexto núcleos administrativos Devido à vasta extensão, o Parque é gerenciado por divisões regionais, os núcleos administrativos. São oito núcleos, tre ̂ s com sedes no planalto: Cunha, Santa Virgínia e Curucutu, e cinco na região litora ̂ nea: Picinguaba, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão e Pedro de Toledo. (Raimundo, 2008; Lima-Guimarães, 2011). 6

7 Contexto incentivar o turismo A coordenação do Programa, de comum acordo com a direção do NSV, com o intuito de incentivar o turismo na cidade através da criação de um Centro de Visitantes no Núcleo Santa Virgínia do Parque da Serra do Mar (localizado a 30 km de São Luís do Paraitinga), surgiu a ideia da criação do Desafio NSV. 7

8 Contexto 12 ao 16 de setembro de 2011de alunos e professores de diversos cursos O Desafio NSV aconteceu do dia 12 ao 16 de setembro de 2011 e consistiu em um ambiente de alunos e professores de diversos cursos (Administração Pública, Arquitetura, Direito, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Jornalismo, Matemática e Turismo). imersos no Núcleo Santa Virgínia do Parque da Serra do Mar Eles ficaram imersos no Núcleo Santa Virgínia do Parque da Serra do Mar assistindo a palestras e conhecendo melhor o local com a finalidade de elaborarem projetos para um possível Centro de Visitantes. 8

9 Contexto Estudantes fizeram e ee estudos iniciais, assistiram a palestras relacionadas a materiais e métodos sustentáveis para construção e c cc conheceram melhor o parque, participando de algumas atividades realizadas nele a fim de fazerem um projeto coerente, ou seja, sustentável e útil. 4 Projetos Dúvida: como avaliar qual dos projetos seria melhor para se aplicar ao parque? Portanto, aplicou-se o método AHP com a finalidade de verificar em um projeto piloto a viabilidade do método no caso do Centro de Visitantes. 9

10 10 Projetos

11 O Método AHP Analytic Hierarchy Process. Método para auxiliar na tomada de decisões complexas. Ajuda as pessoas a escolher e justificar a sua escolha. Quantificação de julgamentos segundo critérios. 11

12 Como funciona o Método? 1) Decomposição do problema de decisão em uma hierarquia de subproblemas: cada um deles pode ser analisado independentemente. 12

13 Centro de visitante (Núcleo Santa Virgínia) GRUPO 1GRUPO 2GRUPO 5 EstéticaFuncionalidadeManutenibilidadeEfeito Demonstrativo Projeto AProjeto CProjeto B GRUPO 4GRUPO6 Integração Projeto D GRUPO 3 APENAS Sugestão para Participação na Avaliação Vale Lembrar Vale Lembrar: 13

14 Como funciona o Método? 14 2) Escolha da escala utilizada para o problema;

15 Como funciona o Método? 15 3) Definir os pesos dos critérios. (Gestores NSV definiram em consenso) Números inteiros significam,que para sua opinião, o projeto A é Melhor que o B, se o número for fracionado, o caso se inverte Julgamentos

16 Centro de visitante (Núcleo Santa Virgínia) Docentes UNESP EstéticaFuncionalidadeManutenibilidadeEfeito Demonstrativo Gestores NSV Integração Critérios e Pesos para os critérios Gestores Municipais Alunos 16

17 Como funciona o Método? 17 4) Dentro de cada grupo de amostragem, os indivíduos julgam as propostas (projetos), comparando-as uma à outra, em pares, para cada critério designado. Números inteiros significam,que para sua opinião, o projeto X é Melhor que o Y, se o número for fracionado, o caso se inverte Julgamentos FUNCIONALIDADE Projeto… X Na sua opinião quanto X é mais do que Y? Projeto… Y Projeto A5Projeto B 1/3Projeto C 3Projeto D Projeto A5Projeto C Projeto B2Projeto D Projeto A4Projeto D

18 Como Funciona o Método? 18 5) Por fim, basta combinar o resultado parcial de cada critério, através dos julgamentos individuais, multiplicado pelos seus pesos respectivos (obtidos no 3° passo). Esse passo está expresso nos slides seguintes (Resultado de cada grupo). Observação: Neste caso, temos vários grupos de amostragem. O resultado final é a combinação do julgamento de cada grupo, multiplicado pelo peso em que cada grupo interfere na avaliação.  Para a avaliação piloto o peso utilizado para o julgamento de cada grupo foi o mesmo.  Para a avaliação seguinte o peso utilizado para o julgamento de cada grupo pode ser diferente (a definir).

19 Dados  Avaliação Piloto 19 Alunos presentes no Desafio (8 participantes) Gestores Municipais e do Parque (5 participantes) Professores (2 participantes)

20 Resultados 20 Opinião dos Alunos em relação aos projetos Projeto “B” foi o melhor avaliado tanto nos julgamentos com ou sem o peso dos critérios Estética=Funcionalidade=Manutebilidade=Efeito=Integração Estética Funcionalidade Manutebilidade Efeito Integração (9%) (14%) (16%) (32%) (26%)

21 Resultados Parciais 21 Porcentagem

22 Resultados Parciais 22

23 Resultados 23 Opinião dos professores em relação aos projetos Projeto “A” foi o melhor avaliado tanto nos julgamentos com ou sem o peso dos critérios Estética=Funcionalidade=Manutebilidade=Efeito=Integração Estética Funcionalidade Manutebilidade Efeito Integração (9%) (14%) (16%) (32%) (26%)

24 Resultados Parciais 24 Porcentagem

25 Resultados Parciais 25 Porcentagem

26 Resultados 26 Opinião dos Gestores em relação aos projetos Projeto “A” foi o melhor avaliado tanto nos julgamentos com ou sem o peso dos critérios Estética Funcionalidade Manutebilidade Efeito Integração (9%) (14%) (16%) (32%) (26%) Estética=Funcionalidade=Manutebilidade=Efeito=Integração

27 Resultados Parciais 27

28 Resultados Parciais 28

29 Resultado Final 29 Combinação da opinião de todos os grupos em relação aos projetos Projeto “A” foi o melhor avaliado para o piloto!! Estética=Funcionalidade=Manutebilidade=Efeito=Integração Estética Funcionalidade Manutebilidade Efeito Integração (9%) (14%) (16%) (32%) (26%)

30 Resultado Final 30

31 Resultado Final 31

32 Conclusões O Método AHP é utilizado no auxílio de tomadas de decisão complexas. Sua aplicação requer conhecimento técnico e é demorada. Devido a sua precisão e possibilidade de ajudar a organizar os pensamentos e os julgamentos dos decisores, é o método mais utilizado e consagrado no ambiente industrial. 32

33 Conclusões O projeto piloto serviu como avaliação, pois, as pessoas se sentiram valorizadas no processo de escolha e os planejadores gostaram do feedback, de forma que surgiram algumas opções de o que fazer com ele, tais como: atualizar e melhorar todos os quatro projetos conceituais ou parte deles; alterar os valores dos critérios; selecionar as vantagens de cada um para culminar em um único projeto; aumentar a quantidade de grupos pesquisados bem como a quantidade de avaliadores em cada um. 33

34 Conclusões O método AHP pode se tornar um método viável fora da indústria também, pois há a necessidade de tomadas de decisão complexas fora do ambiente industrial, assim como no caso do Centro de Visitantes do Núcleo Santa Virgínia do Parque da Serra do Mar. 34


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