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Diretrizes do PNPG 2011-2020 FÓRUM NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS Salvador, BA 19 de novembro de 2010 José Fernandes de Lima

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Apresentação em tema: "Diretrizes do PNPG 2011-2020 FÓRUM NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS Salvador, BA 19 de novembro de 2010 José Fernandes de Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes do PNPG FÓRUM NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS Salvador, BA 19 de novembro de 2010 José Fernandes de Lima

2 Comissão do PNPG a)Francisco César de Sá Barreto (Presidente); b)José Fernandes de Lima - UFS; c)Abilio Afonso Baeta Neves - UFRGS; d)Adalberto Luis Val - INPA; e)Adalberto Ramon Vieyra - UFRJ; f)Celso Pinto de Melo - UFPE; g)Álvaro Toubes Prata-UFSC; h)Ricardo Gattass - UFRJ; i)Anísio Brasileiro de Freitas Dourado - FOPROP; j)Luis Alfredo Salomão - SAE/PR; k)Cel. Celso Bueno da Fonseca - Ministério da Defesa; l)Hugo Valadares Siqueira - ANPG; m) Ronaldo Mota - MCT; n) Carlos Alberto Aragão Carvalho Filho - CNPq/MCT; o) Marilza Vieira Cunha Rudge - UNESP; p) Vahan Agopyan - USP; q) Euclides de Mesquita Neto - UNICAMP.

3 Capítulos PNPG Introdução 2.Antecedentes: Os planos anteriores 3.Situação Atual da Pós Graduação 4.Perspectivas de Crescimento da Pós Graduação 5.Sistema de Avaliação da Pós Graduação Brasileira 6.A importância da Inter(Multi)disciplinaridade na PG 7.Assimetrias: Distribuição da PG no Território Nacional 8.Educação Básica: Um Novo Desafio para o SNPG 9.Recursos Humanos para Empresas 10.Recursos Humanos e Programas Nacionais 11.Internacionalização da PG e a Cooperação Internacional 12.Financiamento da Pós Graduação 13.Indução : Um Novo Papel para as Agencias 14.Diretrizes e Conclusões

4 Documentos Setoriais-Programas Nacionais Ciências Agrárias A formação de recursos humanos em recursos hídricos no Brasil: estratégias e perspectivas de avanços Amazônia A Amazônia Azul na perspectiva da pós-graduação no país A pós-graduação em criminologia e segurança pública no Brasil Cultura Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Energia O novo padrão demográfico brasileiro: Oportunidades e desafios Espaço Educação Profissional em nível de Pós-Graduação

5 Documentos Setoriais – Programas Nacionais Financiamento da Pós-graduação Geopolítica/Defesa A importância das Fundações de Amparo à Pesquisa e das Secretarias de Ciência e Tecnologia no PNPG Saúde Soberania Nacional: Aspectos Geopolíticos e Econômicos Procedimentos e tecnologias para o desenvolvimento social Necessidade de técnicos de nível superior para o setor de petróleo e gás natural O desequilíbrio regional brasileiro e as redes de pesquisa e pós– graduação Agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Brasil Avançar na Pós-Graduação e formar RH para o Desenvolvimento do País

6 Eixos do PNPG Expansão do SNPG (assimetrias); 2. Criação da agenda nacional de pesquisa; 3. Flexibilização da avaliação; 4. Interdisciplinaridade; 5. Apoio a outros níveis de ensino.

7 Desdobramentos dos conceitos O SNPG deve considerar novas modalidades de interação entre universidade e sociedade: Atenuação da distância temporal entre a produção do conhecimento e sua apropriação pública, Criação de agendas compartilhadas, Participação das instituições universitárias na formulação e implementação das metas nacionais de desenvolvimento.

8 Desdobramentos dos conceitos O SNPG deve : dar atenção à diversidade curricular e a formações mais compatíveis com o conhecimento já disponível, bem como o incentivo a programas de formação multi- inter- e transdisciplinares. usar os indicadores de solidariedade como instrumento para a ampliação do parque nacional de pós graduação. contemplar o espalhamento não linear das áreas do conhecimento e a criação de centros de excelência em ensino e pesquisa de padrão internacional.

9 Diretrizes Gerais Estímulo à formação de redes de pesquisa e pós-graduação, envolvendo parcerias nacionais e internacionais, no nível da fronteira do conhecimento, visando à promoção da descoberta do “novo” e inédito. A nação deve investir nas atuais gerações de crianças e jovens, particularmente nas áreas de saúde e educação, em ações voltadas para o ensino básico e superior, pois dependerá dessas o desempenho da economia brasileira nas próximas décadas. Garantia do apoio ao crescimento inercial do SNPG. Consideração, nos diferentes programas visando o desenvolvimento, a economia, a saúde e a educação no Brasil, das características culturais das populações. Importância às questões ambientais na pós graduação.

10 Assimetrias Indução de programas de pós-graduação em áreas de interesse nacional e regional, em especial a Amazônia e Amazônia Azul As unidades da federação possuem mesorregiões com significativas assimetrias nos mesmos indicadores, sugerindo que as políticas de indução à redução dessas assimetrias devem contemplar a análise dos indicadores nacionais por mesorregiões brasileiras.

11 Distribuição dos programas de pós-graduação pelas Unidades da Federação do Brasil no ano de 2009.

12 Distribuição dos programas de pós-graduação pelas Mesorregiões Geográficas do Brasil no ano de 2009

13 Sistema de Avaliação A avaliação dos cursos 6 e 7 deveria ser realizada em intervalo maior de tempo, ficando os demais submetidos à periodicidade trienal, com monitoramento mais freqüente. Incorporação, no processo de avaliação, de parâmetros que não sejam exclusivamente os das áreas básicas e acadêmicas. Usar critérios que contemplem assimetrias, especialmente no caso de mestrados localizados em regiões em estado de desenvolvimento ainda incipiente. A avaliação dos programas de natureza aplicada deverá incorporar parâmetros (além de artigos e livros) que incentivem a formação de parcerias com o setor extra-acadêmico.

14 Inter (Multi)disciplinaridade Estímulo às experiências Interdisciplinares, para as quais devem prevalecer alguns parâmetros ou padrões: (a) a instauração de programas, áreas de concentração e linhas de pesquisa que promovam a convergência de temas e o compartilhamento de problemas; (b) a existência de pesquisadores com boa ancoragem disciplinar e formação diversificada; (c) a instituição da dupla ou até mesmo tripla orientação, conforme os casos; (d) a flexibilização curricular, em moldes supra-departamental. Englobando órgãos afins e ministérios, deverá ser pactuada uma Agenda Brasileira de Pesquisas, definindo prioridades e problemas estratégicos.

15 Recursos Humanos para Empresas Integração da política de C,T&I à política industrial para que as empresas sejam estimuladas a incorporar a inovação em seu processo produtivo. Estimulo à atividade de pesquisa nas empresas criando cursos de PG e maior absorção de mestres e doutores por empresas. Ampliação substancial da pós-graduação brasileira com ênfase nas áreas tecnológicas e engenharias Apoio às iniciativas dos programas de pós-graduação que contemplem uma melhor integração entre universidades, governo e empresas, por meio da construção de redes de produção de conhecimento.

16 Recursos Humanos e Programas Nacionais Estímulo ao estudo interdisciplinar do Planejamento Energético. Priorização da área multidisciplinar de Oceanografia. Áreas de estudos de interesse da Defesa Nacional. Formação em pós graduação dos quadros de pessoal dos governos. Sistema Único de Saúde; Procedimentos e Tecnologias para o Desenvolvimento Social, Formação de pessoal especializado, em nível de pós graduação, em segurança pública Ampliação do foco da educação tecnológica e formação profissional.

17 Internacionalização e Cooperação Internacional Envio de mais estudantes ao estrangeiro para fazer PhD, em vista da dinamização do sistema e da captação do conhecimento novo. Estimulo à atração de mais alunos e pesquisadores visitantes do estrangeiro. Aumento do número de publicações com instituições estrangeiras.

18 Educação Básica Promoção do alinhamento da Pós Graduação à melhoria da qualidade da Educação Básica. Ampliar os investimentos em pesquisa em Educação Básica. Promoção de uma maior interação entre o CTC da Capes da Educação Básica e o CTC da Pós Graduação. Divulgação das pesquisas realizadas pelos cursos de Pós Graduação sobre a Educação Básica junto às escolas.

19 Educação Básica Maior envolvimento da Diretoria de Educação Básica da Capes com os gestores estaduais e municipais. Ampliação do número de editais destinados a realização de estudos para melhoria do desempenho dos alunos nas escolas. A PG deve ser estimulada a criar o estudo de mecanismos para formatação do ensino de ciências na Educação Básica, instrumento fundamental para a construção da cidadania. Aumento da oferta e melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura.

20 Financiamento da Pós Graduação Aumento do percentual do PIB investido pelo governo em C,T&I e aumento do investimento privado em C,T&I. Integração entre órgãos de Governo para que componham uma agenda estratégica nacional; Reforma do arcabouço legal pátrio, para que as agencias de fomento federais e estaduais tenham maior flexibilidade no uso dos recursos destinados a C,T&I em concordância com os mecanismos adotados pelos órgãos de controle externo (TCU, CGU, AGU e MPU e correspondentes órgãos na esfera estadual).

21 Financiamento da Pós Graduação Eliminação dos entraves burocráticos que impedem as atividades de consultoria e assessoria de pesquisadores do Regime Jurídico Único a empresas públicas e privadas. Redução do trabalho burocrático exigido dos pesquisadores na gestão dos recursos cedidos pelas agências. Ampliação dos investimentos em CT&I para que, paralelamente à garantia de manutenção e ampliação dos grupos de excelência, sejam apoiados os grupos emergentes de reconhecido mérito acadêmico.

22 Outras diretrizes Ampliação dos bancos de dados para permitir o desenvolvimento de cenários e aumentar a capacidade preditiva do SNPG. Criação de um comitê assessor permanente e independente para acompanhar e monitorar a implantação do PNPG e avaliar os programas induzidos pelas agências. Apoio e valorização das publicações nos principais periódicos nacionais de qualidade. Garantia da continuidade do Portal de Periódicos e aumento do acesso para novas instituições públicas e privadas, que desenvolvam pesquisa ou pós graduação.

23 Metas Titulação de doutores, mestres e mestres profissionais, em Aumento do número de doutores por mil habitantes (faixa de anos), dos atuais 1,4 para 2,5 em No período ter titulado 150 mil doutores e 450 mil mestres.

24 Um grande Desafio

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27 OBRIGADO


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