A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis Ganhos Ambientais com os BRT´s - Rio de Janeiro - 27-07-2011 Guilherme Wilson Gerente de Planejamento e Operações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis Ganhos Ambientais com os BRT´s - Rio de Janeiro - 27-07-2011 Guilherme Wilson Gerente de Planejamento e Operações."— Transcrição da apresentação:

1 1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis Ganhos Ambientais com os BRT´s - Rio de Janeiro Guilherme Wilson Gerente de Planejamento e Operações

2 NOSSA MISSÃO NOSSO NEGÓCIO É MOBILIDADE URBANA “tem que ser sustentável” Ex: Bilhete Único

3 SINTERJ SINFRERJ

4 COMBUSTÍVEIS E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS Diesel Convencional, Biodiesel, Etanol, Óleo Diesel de Cana, Óleo Diesel ULSD (S50 e S10) e Tecnologia Diesel “moderna” (“+ limpo”) – EURO V, Gás Natural Veicular, Elétrico Híbrido (combustão), Elétrico Híbrido a Hidrogênio, Retrofit... Planejamento por: -emissões (redução total, qualidade do ar, quais problemas?, poluentes locais - NOx, MP, HC, Ôzonio,CO, poluentes globais – CO2); -energia (eficiência energética, segurança energética, diversidade energética, disponibilidade energética etc); -econômico-financeiro (redução de custos operacionais totais, tarifa - subvenção); -técnico-tecnológico (inovação tecnológica, industria nacional, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, etc);

5 Brasil 2012

6

7

8 Evolução dos Motores Diesel

9 DIESEL S50

10 BRT´S BRT Transcarioca (T5) (Barra - Zona Norte/Galeão) BRT Transolímpica ( Barra – Deodoro) BRT Transoeste ( Barra-Zona Oeste) BRT TransBrasil (Américo Fontinelli / Margaridas / Dutra) BRT´S BRT Transcarioca (T5) (Barra - Zona Norte/Galeão) BRT Transolímpica ( Barra – Deodoro) BRT Transoeste ( Barra-Zona Oeste) BRT TransBrasil (Américo Fontinelli / Margaridas / Dutra)

11 Resumo dos Projetos de BRTs 130 km e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas BRT Extensão vias exclusivas Prazo de implantação Quantidade de passageiros transportados Custo de implantação Número de articulados Locais beneficiadosIntegração com outros modais TransCarioca 39 km separados em 2 lotes mil / dia1,3 bilhão217 Aeroporto Internacional - Penha - Madureira - Jacarepaguá - Barra da Tijuca TransBrasil, Transolímpica, Transoeste e Trem TransOeste38 km mil / dia1,6 bilhão85 Santa Cruz - Campo Grande - Guaratiba - Recreio - Barra da Tijuca Transolímpica, Transcarioca, Possibilidade do Trem TransOlímpica23 kmFinal 2015*105 mil / dia2 bilhões60 Recreio - Barra da Tijuca - Jacarepaguá - Deodoro Transcarioca, Transoeste, Trem e Metrô TransBrasil 20 km (1ª fase) e 10 km (2ª fase) Início 2016*325 mil / dia* 219 Centro - Manguinhos - Missões - Margaridas - Deodoro Transcarioca Projetos de BRTs Projetos de transportes para Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 * Estimativa

12 TransOeste TransOlímpica TransCarioca TransBrasil Eixos viários prioritários em estudos no RJ – Projetos BRT Projetos de BRTs Projetos de transportes para Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016

13 Total de poluentes locais evitados com a implantação dos BRT´s TransCarioca e TransOeste - 83 km -

14 Conclusões e “Deduções” BRT´s TransCarioca e TransOeste - 83 km - -Redução de poluentes (Material Particulado) de 15,8% -Redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (CO2) de 9,1% 1 km de BRT no Rio = 0,19% da poluição local e 0,11% da poluição global 263 km de BRT 50% de redução 554 km de BRT 50% de redução

15 Fatores responsáveis por este grande potencial de redução de poluentes locais e globais com os BRT´s -Renovação de frota “forçada” – Aquisição de veículos articulados novos Euro V; -Redução do número total de veículo nas ruas; -Redução da km total rodada; -Aumento da velocidade média operacional - Eficiência Energética; -Reduçao dos acidentes O que mais pode ser contabilizado? Migração Modal: Transporte Individual para o Transporte Público (Coletivo) Fonte: Manual do BRT, 2008

16 - 83 km de BRT - Transcarioca e TransOeste Menos 67 mil automóveis por dia 53 milhões de litros de gasolina por ano Em litros = 19% do diesel total da cidades gasto em ônibus

17 Fonte: Manual do BRT, 2008

18

19

20 Aeroporto-Ilha-Centro Barra-Aeroporto Barra-Botafogo-Ipanema Barra-Saens Peña Mendanha-Mato Alto Aeroporto-Ilha Copacabana-Centro Madureira-Centro (24 de Maio) Madureira-Centro Madureira-Méier-Saens Peña Penha-Centro (D. Isabel) Penha-Centro (Uranos) Rodoviária-Botafogo- Centro Saens Peña-Centro Santa Cruz-Campo Grande Mendanha-Magarça Estrada da Pedra Campo Grande-Madureira Ligação B (Projetada) Trecho 6 Eixos viários prioritários em estudos no RJ – Corredores BRS Projetos de BRS

21 Novo Novo 2/4 Novo 3/4 Novo 4/4 Novo 5/4 x Novo 6/4 x x x x x x x x x x x x x Novo 5/4 Novo 7/4 Novo 6/4  Rapidez: maior velocidade média. mais tempo livre  Organização: melhor fluidez, menos barulho, poluição  Alta Tecnologia (GPS): monitoramento e reeducação  Implantação de faixas exclusivas/preferenciais para ônibus.  Racionalização da oferta, com otimização da frota. (sem redução das linhas, com reprogramação da frequência)  Aumento da velocidade operacional de 13km/h para 24km/h  Escalonamento dos pontos (de 50 para 37 paradas)  Controle de tráfego via GPS e câmeras da prefeitura

22 Novo Novo 2/4 Novo 3/4 Novo 4/4 Novo 5/4 x Novo 6/4 x x x x x x x x x x x x x Novo 5/4 Novo 7/4 Novo 6/4

23  Facilidades ao transporte publico coletivo durante os horários de pico (faixa reversíveis na praia, proibição para caminhões, cargas descargas etc)...RESULTADOS...

24 Resultados

25 Conclusões e “Deduções” BRS COPACABANA - 7 km - -Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa (CO2) de 2,0% 1 km de BRS no Rio = 0,28% da poluição global 50% de redução 178 km de BRS´s

26 Fim,


Carregar ppt "1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis Ganhos Ambientais com os BRT´s - Rio de Janeiro - 27-07-2011 Guilherme Wilson Gerente de Planejamento e Operações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google