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Sistema Ferroviário Metropolitano Rio de Janeiro Clube de Engenharia FAM-Rio Engº Itamar Marques Rio de Janeiro – Dez de 2011.

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2 Sistema Ferroviário Metropolitano Rio de Janeiro Clube de Engenharia FAM-Rio Engº Itamar Marques Rio de Janeiro – Dez de 2011

3 Introdução A história da origem do Sistema Ferroviário – Estrada de Ferro Maúa – Estrada de Ferro Dom Pedro II – Estrada de Ferro Rio D’ Ouro – Estrada de Ferro do Corcovado – Estrada de Ferro do Norte – Estrada de Ferro Teresópolis – Estrada de Ferro Oeste de Minas – Linha Auxiliar – Estrada de Ferro Leopoldina

4 Sistema Ferroviário da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

5 Agenda Total de slides: 15 Tempo de Apresentação: 05 minutos

6 Referências Mobililidade Urbana – Engº Alcebíades Fonseca Fonte de consulta – SuperVia

7 Tópicos Abordagens das Ferrovias atuais - Recorde de passageiros pagantes: em 12/11/ Recorde de passageiros transportados: em 03/11/ Passageiros no ano 2010: Ø Transportados: 136 milhões Ø Pagantes: 128 milhões

8 Média de passageiros dias úteis (mil) Frota Operacional 54 trens Frota Operacional 254 trens

9 Mapa da Área de Influência da SuperVia SERVI Ç OS Esta ç ões de trem: 98 Esta ç ões de Telef é rico: 6 Munic í pios atendidos: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Igua ç u, Nil ó polis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Paracambi, Mag é e Guapimirim; Integra ç ão com o Metrô: Central do Brasil, São Crist ó vão, Triagem e Pavuna; Integra ç ão com os ônibus: Realizado em todas as esta ç ões com a utiliza ç ão do Bilhete Ú nico; Integra ç ão com o Telef é rico: Esta ç ão Bonsucesso;

10 Desenvolvimento Investimento - infraestrutura Atendimento da demanda de fluxo comercial/social Integração à outros meios de transportes

11 Mobilidade Urbana Impacto da Migração para outros Modais 1 trem (4 carros) passageiros 13 Ônibus84 Vans Aumento Custo Governo (manutenção das vias) Impacto na Qualidade de Vida Aumento do Trânsito Aumento da Poluição

12 Conclusão Agilidade de locomoção e segurança Intervalos regulares Confiabilidade no Sistema ferroviário Respeito na interação fornecedor/usuário/meio ambiente Acessibilidade

13 Mais seguroMais rápido Impacto da melhoria do transporte ferroviário na RMRJ ZERO emissão de gases do efeito estufa Alinhamento com Plano Diretor Baixo valor de investimento x investimento em sistema novo Valorização do uso do solo no entorno em 11 municípios do Grande Rio Maximiza ganhos de tempo nos deslocamentos de média e grande distância Mais barato

14 Perguntas?

15 Agradecimentos FAM-Rio Clube de Engenharia Crea-RJ SuperVia

16 Contato Engº Elétrico – Telecomunicações Itamar Marques – SuperVia membro do DTRL do Clube de Engenharia Tel.: Fim.


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