A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentos e Nutrientes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentos e Nutrientes"— Transcrição da apresentação:

1 Alimentos e Nutrientes

2 Como você se alimenta? Você come o que o seu corpo precisa?
Quais os nutrientes que o seu corpo precisa? Antes de comer os alimentos,quais os cuidados que você toma? Você costuma comer nos horários certos? Você come muita besteira durante o dia?

3 O que são alimentos?

4 Os tipos de alimento

5 Origem orgânica: seres vivos

6 Animal

7 vegetal

8 Origem inorgânica: ambiente

9 O que são Nutrientes? Os nutrientes são substâncias importantes para o nosso corpo: -FUNCIONAR; -DESENVOLVER-SE; -CRESCER; -RECUPERAR-SE CASO NÃO ESTIVER BEM.

10 Tipos de nutriente

11 Água

12 Funções da Água #Transporta de diversas substâncias; #Regula a temperatura do corpo; #Elimina resíduos do metabolismo celular; #Lubrifica os órgãos e tecidos; #Participa de diversas reações químicas.

13 Minerais CLORETO DE SÓDIO OU SAL DE COZINHA
Importante na regulação da quantidade de água dentro das células.

14 SAIS DE POTÁSSIO # Regula a quantidade de água dentro das células; # São fundamentais na condução dos impulsos nervosos nos neurônios e para a contração muscular. SAIS DE CÁLCIO E FÓSFORO # Indispensáveis à formação de ossos e dentes e às atividades dos músculos. SAIS DE FERRO #Participam da formação da Hemoglobina,proteína presente nos glóbulos vermelhos(hemácias) e que transporta os gases respiratórios no sangue.

15 SAIS DE IODO # Importantes para o bom funcionamento da glândula Tireóide que, através do hormônio que produz, controla o metabolismo em todo o nosso corpo. SAIS DE FLUOR # Participam da formação dos dentes e impedem o desenvolvimento da cárie. SAIS DE MAGNÉSIO # Auxiliam na formação dos ossos e no bom funcionamento dos tecidos: nervoso e epitelial

16 PROTEÍNAS São substâncias orgânicas formadas pela união de várias moléculas menores chamadas Aminoácidos. Funções: Transportadora(Hemoglobina); Estrutural(Osseína); Defesa(Anticorpos e Melanina); Reguladora(Enzimas); Motilidade ( Actina e Miosina)

17 Funções: Transportadora(Hemoglobina); Estrutural(Osseína); Defesa(Anticorpos e Melanina); Reguladora(Enzimas); Motilidade ( Actina e Miosina)

18 Fontes de Proteínas

19 CARBOIDRATO Amido(vegetal) Glicogênio(animal)
São substâncias orgânicas que geralmente fornecem energia ao organismo. Quando tem sabor é chamado de açúcar; Carboidratos Simples: glicose, frutose e galactose; Carboidratos Duplos ou Dissacarídeos: Sacarose = glicose + frutose; Lactose = glicose + galactose; Maltose = glicose + glicose Carboidratos de longa cadeia molecular Amido(vegetal) Glicogênio(animal)

20 Fontes de Carboidrato

21 Lipídios São substâncias orgânicas formadas geralmente pro moléculas menores: ácidos graxos e glicerol(álcool).

22 Funções dos Lipídios Fonte de energia para as células;
Participam da composição das membranas celulares; Atuam como isolantes térmicos; Transportam vitaminas pelo sangue; Produzem os hormônios sexuais: estrogênio e Testosterona.

23 Vitaminas São substâncias que pertencem a diferentes grupos químicos e que tem a função de regular diversas atividades do nosso corpo.

24 VIT. A #Protege a nossa pele e a nossa visão e atua no Crescimento; sua carência pode causar problemas na pele no crescimento e dificuldades na visão. Vit. D #Favorece a absorção do cálcio e do fósforo no intestino e atua na formação dos ossos. Sua carência pode levar ao raquitismo. Vit. E #Funções ainda não totalmente esclarecidas. Atua no funcionamento do Aparelho reprodutor, formação dos glóbulos vermelhos e no processo de cicatrização.

25 VIT. K #importante para a coagulação do sangue.É anti-hemorrágica. VITAMINAS DO COMPLEXO B(B1,B2,B6,b12,ácidos nicotínico,pantotênico e fólico). Fraqueza muscular,dificuldades no crescimento,alteração dos ossos,anemia,problemas intestinais ,entre outros. VIT. C #Fortalece os tecidos de sustentação e a pele,atua na formação e conservação dos dentes,no crescimento e no combate à infecções.


Carregar ppt "Alimentos e Nutrientes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google