A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Educação Infantil BERNARDO SANTANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Educação Infantil BERNARDO SANTANA"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Educação Infantil BERNARDO SANTANA
Avenida Ipê Roxo, 255 – Jardim Jaraguá – Itaim Paulista

2 As Crianças Ser Criança
Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, Sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar. Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa. Cheio de pipocas Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir. Ser criança é chorar sem saber por que. Ser criança é se esconder para nos preocupar. Ser criança é pedir com os olhos. Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar. Ser criança é isso e muito mais. É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso. É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança . ( Autor desconhecido)

3 A ROTINA A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização de espaço e tempo. A rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado conhecimento e aprendizagens de diferentes linguagens.

4 ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

5 Quais atividades podem ser desenvolvidas?
Eixos na Educação Infantil Eixos O que você entende? Quais atividades podem ser desenvolvidas? Exp. das Linguagens Artísticas Composta por Música, Teatro e Artes plásticas, permite que a criança exponha sua criatividade e trabalhe várias formas de expressão, comunicação e imaginação - Pintura com diversos tipos de materiais, giz de cera, guache, lápis de cor, areia, terra, água, esponja, escova de dente, canudo, etc. - Teatro de fantoches, com as crianças, fantasias, objetos, etc. - Desenho livre - Música cantada, com coreografia, utilizando instrumentos musicais, etc. - Confecção de cartazes, colagem com diversos materiais. - Confecção de objetos utilizando sucata com: instrumentos musicais, brinquedos, jogos, etc. - Atividades com massa de modelar, argila, papel marche, etc.

6 Exp. da Linguagem Corporal
Linguagem corporal são gestos e movimentos realizados pelo corpo que ajudam a criança a se expressar e desenvolver suas habilidades motoras e intelectuais. - Relaxamento - Circuito com obstáculo, passar por dentro do pneu, andar sobre a corda, túnel, andar segurando o pneu, arremessar a bola, passar sob a mesa, pular dentro do bambolê, etc. - Pular corda, brincar de amarelinha, dança da cadeira, lencinho branco, etc. - Músicas apresentando as partes do corpo, imitar animais, imitando os gestos do outro, sequência de gestos, etc. Exp. da Linguagem Verbal Composto por linguagem oral e escrita permite que a criança amplie sua capacidade de se expressar e comunicar-se com os outros. - Roda de conversa, história, música, etc. - Leitura de histórias, contos, lendas, artigos de revistas, músicas, etc. - Jogos e brincadeiras com nomes, letras, rótulos, etc. - Confecção de cartazes com histórias, músicas, nomes das crianças, animais ou objetos associados com figuras - Cartaz de prega com placas e o nome das crianças - Manuseio de revistas, jornais e livros - Jogo da memória - Trabalhar com a criança contando a história - Karaokê com microfone para as crianças cantarem, etc.

7 Brincar e Imaginar Permite que a criança trabalhe sua imaginação usando seus próprios recursos para explorar o mundo, ampliando sua percepção sobre ele e sobre si mesma, organizando seu pensamento e trabalhando seus afetos, sua capacidade de ter iniciativa e ser sensível a cada situação. - Cantinhos do restaurante, salão de beleza, mercado, hospital, casinha, etc. - Ler, contar e interpretar histórias - Brincar com boneca, carrinho, etc. - Brincadeira de roda, jogos com regras para que espere a vez, esconde - esconde, amarelinha, lencinho branco, jogar a bola, pega-pega, etc. - Brincar com fantoches, marionetes, reproduzindo a voz dos personagens, etc. - faz- de- conta imitando um banho e utilizando qualquer objeto com se fosse um sabonete, etc. - Brincar de imitar cantores, personagens de uma história, utilizando fantasias ou não. Exp. da Natureza e da Cultura Trabalha a exploração do ambiente permitindo que a criança experimente situações de conhecimento de si, da cultura e do meio em que ela vive. - Atividades com plantas, animais como confecção de cartazes, histórias, músicas, manuseio de objetos, figuras, flores, etc. - Reproduzir com massinha de modelar animais, alimentos, flores, etc. - Preparar vasos individuais ou coletivos para plantar flores ou outra planta. - Trabalhar os componentes da natureza como: sol, lua, chuva, flores, árvores, frutas, etc. - Explorar diferentes objetos e materiais para identificar som, forma, cheiro, textura, etc. - Conhecer o corpo por meio de brincadeiras físicas e motoras.

8 Apropriação do Conhecimento Matemático
Permite com que a criança desenvolva seu raciocínio lógico. Ao participar de experiências/atividades ocorridas na educação infantil, a criança passa a resolver problemas de seu cotidiano. - Cantar músicas que contenha números - Trabalhar as grandezas, maior – menor, grande – pequeno, dentro – fora, perto – longe, leve – pesado, cheio - vazio - Formas geométricas, cores, encaixe de peças, texturas, etc. - Brincadeiras que desenvolvam as noções de espaço, tempo, etc. - Jogos de amarelinha, memória, contagem, comparações, etc. Brincar de mercado, com situações que envolvam dinheiro. Cuidar de Si, do Outro e do Ambiente Possibilita a construção da identidade, autonomia, capacidade de tomar decisões, respeitar regras e valores por meio de brincadeiras, interações e da vivencia em diversas situações. - Conhecer seu próprio nome, dos colegas e dos funcionários - Conhecer todos os locais do CEI - Estímulos, incentivando a se expressar quando deseja algo (alimentação, água, troca, etc.) - Brincadeiras de esconder e achar, imitação - Amarrar o cadarço, segurar a mamadeira, usar o banheiro, limpar o nariz, pentear os cabelos, escovar os dentes, etc. - Simular situações de cuidado de si, do outro e do ambiente - Dar carinho e receber carinho, estimular o respeito pelo outro - Higiene - Trabalhar a importância de jogar o lixo no lugar certo - Reconhecer seus pertences - Como se comportar no horário das refeições, etc. - Silueta de cada criança em papel pardo e trabalhar as partes do corpo.

9 Rotina

10

11

12 O TRABALHO PEDAGÓGICO O trabalho pedagógico é fundamental quando pensamos na qualidade do ensino na Educação Infantil. Portanto deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado.

13 O PLANEJAMENTO O planejamento é entendido como instrumento pelo qual se estima o modo de elaborar, executar e avaliar os planos de ensino que organizam o trabalho docente. Porém o planejamento norteia as possibilidades do processo de ensino aprendizagem, constituindo-se assim, em um todo ativo.

14 O TRABALHO DOCENTE O trabalho docente é uma atividade intencional, planejada conscientemente visando a atingir objetivos de aprendizagem. O professor desempenha papel fundamental, visto que ele organizará o dia - a dia das vivências que as crianças terão acesso na Educação Infantil, e bem como os procedimentos que as levarão a atingir maiores níveis de desenvolvimento.

15 Projetos A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

16 Ex: de um projeto – Boa Alimentação
Objetivos: Incentivar os bons hábitos alimentares. Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde, dando ênfase nas frutas, legumes, verduras.

17 ALIMENTAÇÃO Conteúdo: Atividades que enfatizam o conhecimento sobre os alimentos . Obs; essas atividades são discutidas em Reunião Pedagógica e semanais e todas são encaixadas dentro dos eixos de aprendizagem. Estratégia: Receitas confeccionadas juntos com as crianças. Ex: panquecas , almondegas, suco, vitaminas, e saladas de frutas etc. Teatro de fantoche com legumes, carimbo de legumes, brincadeiras de feira, pintura a dedo, piquenique etc.

18 AVALIAÇÃO O processo de avaliação deve ser contínuo e ter como base a visão global da criança subsidiado por observação e registros obtidos no decorrer do processo. A avaliação do processo ensino aprendizagem , tem como meta o diagnóstico do desenvolvimento da criança na relação com a ação dos educadores e na perspectiva do aprimoramento do processo educativo.

19 PARADAS PEDAGÓGICAS Data 29/06/2012 Tema Participação e Intervenção da família na formação das crianças Objetivo Refletir com o grupo que o papel do CEI, é diferente do apresentado pela família, e que os professores são preparados para entender sobre as fases de desenvolvimento, enquanto a família também precisa aprender sobre elas Público Alvo Todo co corpo docente e de apoio Procedimento Refletir sobre a frase: “Não existe saber mais, ou saber menos, existe saberes diferentes” (Paulo Freire) Solicitar que cada participante escreva numa folha a parte e sem identificação algo sobre a frase citada acima, e posteriormente depositar em uma caixa que ficará no centro da sala. Quando todos escreverem cada um vai pegar um papel dentro da caixa de forma aleatória e formando duplas vão discutir o que acham daquele comentário, o que concordam ou discordam, etc. Em seguida ainda discutindo sobre a frase, como podemos analisá-la tendo em vista os saberes do professor e os saberes da família Avaliação Fazer um levantamento das famílias atendidas, identificando as crianças e o comportamento e/ou atitude da família diante da mesma. Nossas Paradas Pedagógica são desenvolvidas mensalmente. Cada mês desenvolvemos um tema diferente, onde é abordado, discutido, analisada e avaliado situações do dia a dia, juntando a teoria que a Pedagogia nos traz com a prática aplicada em sala. .

20 FAMÍLIA E COMUNIDADE A família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso da tarefa da escola depende da colaboração familiar ativa.

21 "O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos." Rubem Alves


Carregar ppt "Centro de Educação Infantil BERNARDO SANTANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google