A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprender escrever um bocadinho do chinês Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário. Na cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprender escrever um bocadinho do chinês Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário. Na cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo –"— Transcrição da apresentação:

1

2 Aprender escrever um bocadinho do chinês

3 Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário. Na cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo – assim, fazemos as marcações no papel de arroz como se fosse a Rosa-dos-Ventos, para ajudar definir o equilíbrio de cada caracter. Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário. Na cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo – assim, fazemos as marcações no papel de arroz como se fosse a Rosa-dos-Ventos, para ajudar definir o equilíbrio de cada caracter. É preciso seguir a ordem dos traços e o sentido de cada um deles, para executar a escrita. Antes de começar a copiar um caracter, observa bem o modelo, para programar a sequência dos gestos, conforme a numeração dos traços, e o seu sentido, conforme as setas. É preciso seguir a ordem dos traços e o sentido de cada um deles, para executar a escrita. Antes de começar a copiar um caracter, observa bem o modelo, para programar a sequência dos gestos, conforme a numeração dos traços, e o seu sentido, conforme as setas. Eis 15 caracteres para aprender: o nome da China 中国 zhōngguó, o nome do Portugal 葡萄牙 pútáoyá, e os números 1 à 10: 一 yī, 二 èr, 三 sān, 四 sì, 五 wŭ, 六 lìu, 七 qī, 八 bā, 九 jĭu, 十 shí. Eis 15 caracteres para aprender: o nome da China 中国 zhōngguó, o nome do Portugal 葡萄牙 pútáoyá, e os números 1 à 10: 一 yī, 二 èr, 三 sān, 四 sì, 五 wŭ, 六 lìu, 七 qī, 八 bā, 九 jĭu, 十 shí.

4 China 中国 zhōngguó China 中国 zhōngguó Os dois caracteres significam literalmente Meio/Império – O Império do meio. O “meio” é um espaço rectangular atravessado ao centro por um traço vertical. O caracter 国 tem um 囗 por fora, para mostrar que um império ou um país é um território com fronteiras, e tem por dentro 玉 jade, que simboliza a virtude da governação, sendo esta pedra considerada a cristalização da essência da Natureza.

5 Caligrafia de CHINA

6 Portugal 葡萄牙 pútáoyá Portugal 葡萄牙 pútáoyá Os primeiros dois caracteres, pútáo, significa “uva”. O terceiro, yá, quer dizer “dente”. Mas Pútáoyá não quer dizer “dente de uvas”, pois aqui trata-se de uma tradução fonética do nome do Portugal … talvez fizesse um pouco mais sentido comparar os sons de Putaoya com PortoGaia, não achas? Os primeiros dois caracteres, pútáo, significa “uva”. O terceiro, yá, quer dizer “dente”. Mas Pútáoyá não quer dizer “dente de uvas”, pois aqui trata-se de uma tradução fonética do nome do Portugal … talvez fizesse um pouco mais sentido comparar os sons de Putaoya com PortoGaia, não achas?

7 Caligrafia para PORTUGAL

8 Um e dois um 一 yī um 一 yī Um traço horizontal. O caracter para UM toma a forma da base da nossa existência – o chão, o ser primordial. dois 二 èr dois 二 èr Acrescentando uma linha paralela a UM, o DOIS simboliza a coexistência das coisas em oposição, mas também em harmonia, como o céu e a terra, ou como todas as coisas que convivem sob o Princípio de Yin e Yang. Para um efeito estético e da estabilidade visual, o traço de baixo é mais comprido que o de cima.

9 Três e quatro três 三 sān três 三 sān Filosoficamente, o segundo traço deste caracter significa o Homen, aquilo que vive entre o Céu e a Terra. quatro 四 sì quatro 四 sì A ideia do QUATRO é aqui bem visível: um quadrado. Dentro dele, os traços 3 e 4 constituem uma contra-força à tendência de implosão – como numa casa, as quatro paredes não caiem por dentro porque há um equilíbrio que suporta o peso do material.

10 Cinco e seis cinco 五 wŭ cinco 五 wŭ Os cinco elementos – metal, madeira, água, fogo e terra - são as matérias naturais que se manifestam sob o princípio do Yang (simbolizado pelo traço 1) e Yin (simbolizado pelo trço 4). seis 六 lìu seis 六 lìu Os traços 1 e 2 juntos significam a altura, os dois pezinhos significam a base. O caracter SEIS acrescenta a norte, sul, oeste, leste, mais duas direcções: cima e baixo.

11 Sete e oito sete 七 qī sete 七 qī SETE é o número organizador da vida YIN, ou seja, se o traço horizontal simboliza a Terra, então o segundo traço que vai da cima para o baixo é a comunicação entre os dois mundos. Ora, tanto para os chineses e para os portugueses, os Sétimos são dias em que os vivos prestam homenagem aos mortos. oito 八 bā oito 八 bā Os gestos para escrever este caracter simbolizam a divisão – as oito direcções. E o número organizador da vida Yang.

12 Nove e dez nove 九 jĭu nove 九 jĭu Na China antiga, o nove era o número máximo, é o número celeste. O Templo do Céu em Pequim foi construído com nove grupos de escadas de nove níveis, e o altar redondo no meio foi montado com peças de mármore branco, em 9 ciclos, cada ciclo tendo um número múltiplo de 9: 18, 27, etc., até 81. São assim 406 peças em totalidade, com uma pequena peça redonda ao centro. dez 十 shí dez 十 shí Se o nove é o número máximo, então acrescentar 1 a 9 significa voltar ao princípio, UM, marcando neste um traço vertical. Assim é o vinte é 廿 e o trinta é 卅.


Carregar ppt "Aprender escrever um bocadinho do chinês Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário. Na cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google