A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Por que nos alimentamos? 2. O caminho percorrido pelo alimento Alimentação e digestão no ser humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Por que nos alimentamos? 2. O caminho percorrido pelo alimento Alimentação e digestão no ser humano."— Transcrição da apresentação:

1 1. Por que nos alimentamos? 2. O caminho percorrido pelo alimento Alimentação e digestão no ser humano

2 Por que nos alimentamos?

3 Os alimentos e seus nutrientes

4 Carboidratos São nutrientes utilizados principalmente para obter energia. Também fornecem matéria – prima para produção de moléculas que compõem nosso corpo. Ex: monossacarídeo, dissacarídeo e polissacarídeo.

5 Proteínas: São nutrientes que fornecem matéria prima para que nosso corpo forme suas próprias moléculas. Ex: aminoácidos

6 Lipídios Importante fonte energia e suas moléculas resultantes servem como parte da nossa estrutura celular e dos tecidos. Ex: saturados e insaturados

7 Vitaminas: Atuam na regulação do nosso metabolismo. São classificadas como micronutrientes. Vitamina C. sua ausência causa o escorbuto.

8 Vitamina A: desenvolvimento dos ossos, dos dentes, dos tecidos epiteliais e bom funcionamento dos olhos.

9 Complexo de vitamina B: bom funcionamento dos músculos, do tecido epitelial, do sistema nervoso e formação de células do sangue.

10 Vitamina D: é importante para o desenvolvimento e manutenção dos ossos e dos dentes.

11 Sais minerais: não são substâncias orgânicas, mas atuam na regulação de reações químicas e na estrutura do organismo. Ex: sais de cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio.

12 Tipos de nutrientes. Energéticos Plásticos Reguladores

13

14

15 Onde encontrar os nutrientes?

16

17

18 O caminho percorrido pelo alimento

19

20

21

22 Fígado: maior glândula do corpo humano. Lado direito do abdome. Produz a bile (composta por sais que atuam sobre as gorduras). Órgão hematopoiético – capaz de produzir células sanguíneas. Produção da protrombina e fibrinogênio (coagulação sanguínea). Capacidade de regeneração.

23

24 Pâncreas: órgão do sistema digestivo e endócrino. Pode ser: Exócrino – secreta suco pancreático que contém enzima digestiva. Endócrino – produz hormônios como insulina e glucagon.

25 Intestino grosso

26


Carregar ppt "1. Por que nos alimentamos? 2. O caminho percorrido pelo alimento Alimentação e digestão no ser humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google