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ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA

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Apresentação em tema: "ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! AULA 05

2  ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! - O Ensinamento Budista -
O Diagnóstico do Problema: A Primeira Nobre Verdade AULA 05 2

3  ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! - O Ensinamento Budista -
O Diagnóstico do Problema: A Primeira Nobre Verdade A verdade do Sofrimento (miséria, doença, velhice, morte...) A Causa do Problema: A Segunda Nobre Verdade AULA 05 3

4 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
- O Ensinamento Budista - O Diagnóstico do Problema: A Primeira Nobre Verdade A verdade do Sofrimento (miséria, doença, velhice, morte...) A Causa do Problema: A Segunda Nobre Verdade Desejo / apreensão por acontecimentos agradáveis. Aversão / apreensão por acontecimentos desagradáveis. E vice-versa. Ignorância “prática” das Três Características da Existência. AULA 05 4

5 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA - As Três Características da Existência. -
BEM VINDO ! - As Três Características da Existência. - (1)-Nada no mundo concreto tem existência real e é independente em si mesmo. (A separatividade é uma ilusão.) (2)-Tudo está em constante mudança. Nada é permanente. (3)-Nada pode ser satisfeito / concluído / realizado de forma definitiva → Validade Universal: Para todos os momentos, todas as coisas; todos os lugares. A Iluminação permite transcender (ficar acima) de tais características. AULA 05 5

6  ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
A Terceira Nobre Verdade: Uma mensagem de Esperança. AULA 05 6

7 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
A Possibilidade de Solução do Problema: A Terceira Nobre Verdade. É possível extinguir o Sofrimento. É possível extinguir o Desejo e a Apreensão. É possível se Libertar da Ignorância; das Ilusões. AULA 05 7

8  ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
A Quarta e última Nobre Verdade: O que falta dizer? AULA 05 8

9 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
Proposta de Solução do Problema: A Quarta Nobre Verdade. O Sofrimento pode cessar; a ignorância pode ser extinta; a Paz Interior pode ser alcançada pelo Caminho do Meio ou Nobre Caminho Óctuplo. Vida de Prazeres ← →Vida de Ascetismo e Mortificações Caminho do Meio Nobre Caminho Óctuplo Iluminação; Paz; Saber (Compatível com a Virtude da Temperança proposta por Aristóteles.) AULA 05 9

10 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
O Caminho para a Cessação do Sofrimento. O Caminho para a Iluminação (Ver a realidade como ela é e não como parece ser. Libertação.) O Nobre Caminho Óctuplo. - (Oito Passos Perseguidos Simultaneamente.) Que formam a Estrada Tripla (Sabedoria, Ética, Meditação/Concentração) Do ponto de vista budista, a conduta adequada (ética) não se resume a agir adequadamente, mas também a falar e pensar adequadamente. Deste ponto de vista, os oito pontos do Caminho Óctuplo, são todos preceitos éticos. AULA 05 10

11 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA - O Nobre Caminho Óctuplo -
BEM VINDO ! - O Nobre Caminho Óctuplo - Estrada da Sabedoria (1) Entendimento Perfeito / Compreensão Correta. Buscar entender perfeita e profundamente as Quatro Nobres Verdades. (2) Pensamento Correto Buscar se desprover de ganância, de ódio, de ignorância. Procurar ter apenas um pensamento de cada vez. Evitar os Três Venenos da Mente. AULA 05 11

12 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
- Os Três Venenos da Mente - (1) Ganância. Desejar possuir mais que os outros. Apegar-se às coisas e às pessoas. (2) Raiva. (3) Ignorância e indiferença. Algumas Escolas Budistas acrescentam: (4) Ciúme. (5) Orgulho. (Coincidem com vários pecados capitais do Cristianismo. Os que gerariam todos os demais pecados.) AULA 05 12

13 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA Estrada da Ética / da Disciplina
BEM VINDO ! Estrada da Ética / da Disciplina (3) Linguagem Correta Procurar não mentir (falar verdadeiramente). Procurar não semear discórdia ou desunião. Procurar não empregar linguagem chula. Procurar não falar sem objetivo ou imprecisamente. Procurar não ofender. Procurar cumprir o que fala. (4) Ação Correta Procurar agir de modo não prejudicial. Seguir os Cinco Preceitos. Seguir os Dez Mandamentos Budistas. AULA 05 13

14 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! - Os Cinco Preceitos – (1) Esforce-se para não fazer mal a nenhum ser vivo e não lhes tirar a vida. (Ação benevolente) (2) Procure não tomar o que não lhe pertence ou não lhe é dado. (Ação generosa) (3) Procure não ter conduta sexual imprópria, ilegítima ou imoral (inclusive o adultério). Procure controlar seus impulsos. (Simplicidade, calma e alegria) (4) Procure não usar palavras falsas, erradas, imprecisas ou enganosas. (Comunicação eficaz) (5) Procure abster-se de álcool e outras drogas. (Sobriedade) AULA 05 14

15 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
- Os Dez Mandamentos Budistas – (1) (2) (3) (4) Os quatro primeiros dos cinco preceitos. (5) Procure não usar palavras ásperas ou ofensivas. (Propagação da harmonia) (6) Procure não falar coisas desnecessárias. (Gentileza e cortesia) (7) Procure não caluniar. (Gentileza e cortesia) (8) Esforce-se por não cobiçar. (Propagar a Paz) (9) Procure não cultivar animosidade. (Agir com compaixão) (10) Procure não ter opiniões falsas. (Conversão da ignorância em Sabedoria) (Coincidem com vários dos Mandamentos Judaicos – Cristãos.) AULA 05 15

16 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA Estrada da Meditação / Concentração
BEM VINDO ! (5) Vida Correta. Profissão correta. Meio de vida correto. Estrada da Meditação / Concentração (6) Esforço Correto / Perseverança. Procurar superar as dificuldades e realizar o que é adequado / prioritário. (7) Atenção Plena Correta. Procurar manter a atenção focada. Procurar manter a atenção no que é verdadeiro / real / justo. AULA 05 16

17 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! (8) Concentração Correta (focada na Iluminação) Procurar obter a consciência clara da realidade presente em si mesmo (auto-conhecimento). Procurar não sentir atração/desejo ou aversão/apreensão. Procurar manter-se desperto. AULA 05 17

18 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
Os que já atingiram a Iluminação; os que já se encontram Acordados → Bodhisattvas← Continuam suas existências procurando levar outros também à Iluminação movidos pela compaixão. - As Quatro Linhas de Sentimentos Piedosos – Os Quatro imensuráveis (pois podem ser desenvolvidos por tempo indeterminado) → Benevolência Universal (a tudo) → Compaixão (A benevolência tocada pelo sofrimento dos outros) → Alegria (interior e também com a felicidade dos outros) → Paz Interior (sob qualquer circunstância externa) AULA 05 18

19 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! A Título de Conclusão O budismo de certo modo é uma continuação do hinduísmo. Principalmente na Escola Theravada tem os mesmos princípios fundamentais. → Origem do Sofrimento na Samsara e no encadeamento de Causas e Efeitos. Libertação, Paz, Felicidade com destruição das Ilusões (inclusive o que causa o desejar). AULA 05 19

20 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !
Do ponto de vista do hinduísmo, quanto aos caminhos que levam à Libertação (da ilusão da separatividade ; dos determinantes internos que causam sofrimento.): O budismo emprega os caminhos: Karma Marga → Caminho da ação (do altruísmo, do serviço,...). Raja Marga → Caminho da Meditação / Reflexão / Auto Conhecimento. E não faz uso (na sua forma ortodoxa) dos caminhos: Bhakti Marga → Caminho da Adoração e Devoção. Jnana Marga → Caminho do Conhecimento Transcendental. AULA 05 20

21 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! A Título de Conclusão Seus seguidores autênticos e avançados seguem uma bem estruturada e clara ética. São levados a uma conduta altruísta. Pretendem o bem estar e a felicidade para todos os seres. Tem compaixão para com todas as formas de vida. O surgimento desta tendência comportamental já é considerado o início de um despertar; de uma Iluminação. AULA 05 21

22 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! Para Contextualizar – Pesquisa da Encyclopaedia Britannica em 2005. AULA 05 22

23 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! Para Contextualizar – Pesquisa da Encyclopaedia Britannica em 2005. AULA 05 23

24 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! Desta forma, as cinco maiores religiões da atualidade (2005) são: (1a)Cristianismo; (2a)Islamismo; Não Religiosos (não praticantes); (3a)Hinduísmo; (4a)Confucionismo e outras chinesas antigas e o (5a)Budismo. Cap. III.3 - CHINA - Síntese histórica. AULA 05 24

25 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! Cap. III TAOÍSMO Fundador: LAO TSE (IV a.C. – III a.C. ?). Texto básico: TAO TE CHING ( O livro do Caminho Perfeito) Tao = Caminho; Jornada [Perfeito(a)] Eminentemente uma proposta ética. (comportamental) Três Jóias (Tesouros) do Tao: Compaixão, Moderação, Humildade. AULA 05 25

26 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! Princípio Básico: YANG – YIN (Positivo e negativo). A natureza demonstra o Tao (o equilíbrio de todos os opostos) Pretende que se coloque a vontade individual em harmonia (em equilíbrio) com o Universo Natural (também equilibrado) Pretende a harmonia com o Universo o que geraria saúde, longevidade, tranquilidade, alegria. Paz, desprendimento, flexibilidade, receptividade, espontaneidade. Poder, virtude, integridade. Percepção sem preconceito, sem julgamento de valor. Ou melhor, observando em cada situação o equilíbrio de pólos opostos. AULA 05 26

27 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! Como trilhar o Tao? Humildade – Modéstia. Abstenção de afirmar a autoridade. Abstenção do uso da vontade individual para alterar a situação de equilíbrio observada na Natureza. Desta forma, adotar a: Moderação – Simplicidade. Idéia semelhante à virtude da Temperança Aristotélica. ( todas as condutas apresentando posturas extremas. A melhor conduta é aquela do meio termo entre tais extremos.) Trilhando então o Tao, chega-se à: Compaixão – Bondade. Abstenção da agressividade. PAZ oriunda de uma vida de equilíbrio entre instintos, emoções, situações polarizadas (opostas) AULA 05 27

28 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! Ação sem ação (não alterando o equilíbrio). Ação sem esforço (pois as forças opostas estão sempre equilibradas e compensadas) AULA 05 28

29 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
BEM VINDO ! Comentário final: Considera que o homem é uma representação de todo o Universo. Desta forma, compreendendo a si mesmo se compreende todo o Universo. ( Idéia também grego – Socrática.) Considera as regras comportamentais relativas. (Postura não deontológica.) Conduta variável de acordo com a situação. AULA 05 29


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