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Prof. Ilydio Pereira de Sá – UERJ - USS RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO.

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1 Prof. Ilydio Pereira de Sá – UERJ - USS RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO

2 INTRODUÇÃO  Durante muito tempo os artistas devem se ter perguntado qual era a mais perfeita e harmoniosa maneira de se dividir um objeto em duas partes iguais.  Também devem se ter perguntado qual é a relação entre as partes que constituem um objeto para que ele seja considerado belo.  Um objeto pode ser dividido ao meio ou de forma que uma parte seja o dobro da outra ou mesmo que uma parte seja igual a ¾ da outra...podemos até dizer que podemos fazer qualquer partição ou divisão de um objeto.

3  Na antiguidade clássica, o grego Platão observou uma forma de dividir um segmento de uma forma harmônica e agradável à vista. Ele a chamou de “A Seção”.

4  Cerca de 300 anos antes de Cristo, outro grego, Euclides, encontrou geometricamente a forma de se fazer essa divisão harmônica e agradável à vista. Ele a chamou de “Seção Áurea”. Euclides

5  Euclides escreveu em seus “Elementos”: “Para que um segmento seja dividido em seção áurea, a razão entre o segmento e a parte maior deve ser igual à razão entre a parte maior e a parte menor.”

6 Vamos agora ver como foi que Euclides definiu tal divisão: Temos um segmento AB que foi dividido, pelo ponto C, em duas partes iguais: AC e CB. Vamos supor que AC > CB. Euclides descobriu que essa divisão mais harmoniosa à vista ocorre quando a razão entre o segmento todo e a parte maior é a mesma que existe entre a parte maior e a parte menor.

7  Essa forma de particionarmos um segmento constituiu-se na base para a arte e a arquitetura grega. O Partenón, templo dos Deuses Gregos

8 Vamos agora determinar o valor dessa razão áurea, conhecida como número de ouro.  Para essa determinação vamos usar a definição de Euclides, associada à uma equação do segundo grau.

9  Vamos representar o segmento AB e as partes da divisão da seguinte forma: AC = a, CB = b, AB = a + b.  CB = b é o segmento menor dessa divisão.  Pela definição de Euclides, teremos: ab

10 Pelo teorema fundamental das proporções, teremos: Ou ainda:

11 Vamos resolver essa equação na incógnita b. Arrumando seus termos, teremos:

12 Aplicando a fórmula de Báskara, teremos: operando,

13 Colocando o termo a em evidência, teremos: ou ainda: Ou dividindo amos os membros da igualdade por a:

14 Ou ainda, invertendo a razão obtida:

15 Temos duas soluções: ou

16 Como sabemos que, é um número irracional e maior que 1 Teremos: É um número POSITIVO É um número NEGATIVO Como estamos lidando com medidas de segmentos de reta, a solução negativa não nos interessa.

17 O número vale, aproximadamente 2,236067… logo: Este valor, que se chama razão ou número de outro, ficou representado pela letra grega  (phi). (se pronuncia Fi) Essa escolha foi uma homenagem ao escultor e arquiteto grego Fídeas, que construiu o Partenon usando a razão de ouro.

18 ONDE ENCONTRAMOS A RAZÃO DE OURO? O Homem Vitruviano -Leonardo Da Vinci- A razão entre a distância do umbigo aos pés e a distância da cabeça ao umbigo é o número de ouro . Da mesma forma, a razão entre a altura do homem e a distância do umbigo aos pés é também esse mesmo número.

19 Vejamos alguns exemplos em pessoas famosas:

20  Já conhecemos o valor da razão áurea;  Já sabemos dividir um segmento na razão de ouro;  Podemos também construir qualquer figura geométrica onde exista também essa razão;  Usando alguns conhecimentos de geometria podemos construir a mais famosa dessas formas que é o RETÂNGULO DE OURO.

21 CONSTRUÇÃO DO RETÂNGULO DE OURO  Um retângulo de ouro é simplesmente um retângulo cuja razão entre o lado maior e o lado menor é o número de ouro  a b

22 COMO PODEMOS CONSTRUÍ-LO?

23 Quer ver a justificativa matemática?

24

25 Onde podemos encontrar o número de ouro? Na vida cotidiana: Também são bem próximas do retângulo de ouro algumas telas das modernas TVs de LCD. Geralmente os retângulos usados na fabricação dos cartões de crédito são retângulos de ouro, ou seja, a razão entre o lado maior e o menor é igual a .

26 Mona Lisa -Leonardo Da Vinci- Seção Áurea - Mondrian- A RAZÃO DE OURO NA ARTE

27 Duas composições com retângulos de ouro de Piet Mondrian

28 Em muitas obras de artistas do Renascimento eles usaram a razão de ouro. Sir Theodore Cook (séc. XIX) descobriu uma escala simples de divisões áureas aplicável à figura humana, que se encaixa surpreendentemente bem nas obras de alguns pintores, como Boticelli. O nascimento de Venus -Boticelli-

29 Há muitos outros exemplos do uso do retângulo de ouro nas artes. Ele era mesmo usado para a divisão espacial da área onde a obra era pintada. Temos um belo exemplo dessa divisão espacial em “O martírio de São Bartolomeu”, do espanhol Ribera.

30 O Partenón Os gregos usaram a razão áurea como base arquitetônica de monumentos e prédios em honra de seus Deuses. O Partenón, templo dos Deuses gregos Na fachada do Pártenon temos um retângulo de ouro. Em Monumentos e arquitetura

31 4) Na natureza  A espiral maravilhosa – Existe, por exemplo, na concha do caracol Nautilus. Fica formada a partir de arcos de circunferência concordantes, construídos a partir de sucessivos retângulos de ouro.

32 Na natureza: Na concha do cefalópode marinho Nautilus


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