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OBJETIVOS Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Identificar.

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2 OBJETIVOS Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

3  Alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais divididos em 3 níveis: Nível 1: 6º e 7º anos Nível 2: 8º e 9º anos Nível 3: Ensino Médio Ensino Fundamental PÚBLICO ALVO

4 Alunos Escolas Municípios (93,5%) (94,5%) (98,13%) (98,72%) (99.1%) (99,2%) (98,9%) (99,42%) (99,35%) OBMEP EM NÚMEROS

5  Em 2014: Já estamos com _____ de escolas inscritas _____ de alunos inscritos OBMEP EM NÚMEROS

6 10 de fevereiro Abertura das Inscrições (www.obmep.org.br) 21 de marçoEncerramento das Inscrições 27 de maio (terça-feira) Provas da 1ª Fase (horário definido pelas escolas) 10 de junho Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase 13 de agosto Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas 14 de agosto a 12 de setembro Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados 13 de setembro (sábado) Provas da 2ª Fase 14:30 – horário de Brasília 01 de dezembro Divulgação dos Premiados (no site CALENDÁRIO

7  Inscrições das escolas – até 21 de Março – no site (exclusivamente)www.obmep.org.br – cada escola é responsável pela inscrição dos seus alunos – não há indicação de nomes de alunos na inscrição  Na inscrição – preencher corretamente os dados da escola – endereço completo e telefone – indicar o número de alunos (por nível) que participarão da 1ª Fase – indicar quantos alunos precisam de prova ampliada ou prova braille INSCRIÇÕES

8 Acesse INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

9  1ª Fase: todos os alunos inscritos – 20 questões objetivas em cada um dos níveis  2ª Fase: cerca de 5% com melhor pontuação de cada escola, em cada nível - consultar o regulamento – 6 questões discursivas – Aplicadas em mais de centros de aplicação (colégios, universidades, etc.) – As provas são corrigidas por professores indicados pela OBMEP a partir de uma nota de corte com vistas à premiação PROVAS: 2 FASES  Provas e soluções estão disponíveis no site Atenção! Busca por palavra-chave. Soluções em vídeo

10 Aplicação das provas

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12 As escolas devem receber e aplicar as provas da Primeira Fase de acordo com o calendário oficial da OBMEP. Casos excepcionais (feriados, etc) devem ser comunicados à OBMEP Central, previamente, para recebimento de orientações. Antes das provas da 1ª Fase: -É obrigatório que a escola defina e divulgue para os alunos os critérios de desempate para a 2ª Fase. Algumas atribuições e responsabilidades:

13  Professores que concorrem ao prêmio: -No período de 14 de agosto a 12 de setembro, a escola deverá acessar o site da OBMEP e cadastrar os professores de matemática de cada aluno classificado. CADASTRAMENTO DE PROFESSORES

14  O que será preciso informar: -Nome completo do(a) professor(a) de matemática -CPF do professor (é obrigatório preencher esse dado) -Endereço eletrônico do professor cadastrado (não é obrigatório, mas é muito importante)  Mas, lembre-se: os professores indicados deverão atuar em sala de aula dos alunos classificados. CADASTRAMENTO DE PROFESSORES

15 500 medalhas de Ouro 500 medalhas de Ouro medalhas de Prata medalhas de Prata medalhas de Bronze medalhas de Bronze Até Certificados de Menção Honrosa Até Certificados de Menção Honrosa PREMIAÇÃO DOS ALUNOS Os alunos medalhistas poderão participar do PIC-Jr. com Bolsa do CNPq  Consultar Regulamento para maiores detalhes.

16 OUTRAS PREMIAÇÕES PREMIAÇÕES DOS PROFESSORES Premiação Total de Premiados 1 tablet, 1 diploma e 1 assinatura anual da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM) diploma e 1 assinatura anual da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM) 870 TOTAL1.029  Consultar Regulamento para maiores detalhes.

17 OUTRAS PREMIAÇÕES PREMIAÇÕES DAS ESCOLAS Premiação Total de Premiados Kit Esportivo75 Kit de Material Didático e 1 diploma405 Troféus15 TOTAL495  Consultar Regulamento para maiores detalhes.

18 OUTRAS PREMIAÇÕES PREMIAÇÕES DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Premiação Total de Premiados Troféus52  Consultar Regulamento para maiores detalhes.

19 Cerimônia Nacional  500 medalhistas de Ouro (realizada no Rio de Janeiro/RJ). CERIMÔNIAS DE PREMIAÇÃO Cerimônias Regionais  medalhistas de Prata e Bronze e recebedores de Menção Honrosa (realizadas pelas Coordenações Regionais).

20 Cerimônia Nacional de Premiação OBMEP Hotel Windsor Barra - RJ – Junho 2013

21 PUBLICAÇÕES Bancos de Questões  Novidade! Busca por palavra-chave de questões no site

22 Programa de Iniciação Científica Jr. (Publicações - Apostilas) Programa de Iniciação Científica – Mestrado PICME Preparação Especial para Competições Internacionais – PECI Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo – POTI Clubes de Matemática da OBMEP Programas Oficina de Formação - PROF Portal da Matemática PROGRAMAS

23 Medalhistas (6.000 em 2013) Medalhistas (6.000 em 2013) Bolsa de Iniciação Científica Jr. CNPq Bolsa de Iniciação Científica Jr. CNPq Aulas presenciais Aulas presenciais – 10 encontros – 169 polos em todo o Brasil – 46 coordenadores regionais – 381 professores – 204 monitores

24  Encontros virtuais Fórum do PIC Fórum do PIC – Desenvolvimento de tarefas – Resolução de problemas – Acompanhamento de moderadores Os alunos têm reuniões de estudo semanais de duas horas de duração com tutores virtuais. Devem ser feitos no mínimo 10 encontros Os alunos têm reuniões de estudo semanais de duas horas de duração com tutores virtuais. Devem ser feitos no mínimo 10 encontros

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26 Encontro dos Bolsistas do PIC (Programa de Iniciação Científica) - RJ Hotel de Hilbert

27 APOSTILAS DO PIC Disponíveis no site

28 Bolsas de Iniciação Científica (CNPq), Mestrado e Doutorado (CAPES) para estudantes universitários medalhistas na OBMEP ou na OBM Bolsas de Iniciação Científica (CNPq), Mestrado e Doutorado (CAPES) para estudantes universitários medalhistas na OBMEP ou na OBM 40 Programas de Pós-Graduação participantes, em 38 Universidades em 20 estados 40 Programas de Pós-Graduação participantes, em 38 Universidades em 20 estados Encontros presenciais Encontros presenciais

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30 Prepara um grupo seleto de medalhistas de OURO da OBMEP para as competições internacionais Prepara um grupo seleto de medalhistas de OURO da OBMEP para as competições internacionais Atividades presenciais em encontros ao longo do ano com professores experientes em olimpíadas internacionais Atividades presenciais em encontros ao longo do ano com professores experientes em olimpíadas internacionais Atividades virtuais no fórum do PECI Atividades virtuais no fórum do PECI

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32 24 alunos participantes (presencial) 48 alunos participantes (virtual) OLIMPÍADA PREMIAÇÃO Olimpíada de Matemática do CONESUL 1 prata2 pratas1 ouro, 2 pratas, 1 bronze IMO (Internacional Mathematics Olympiad) 1 bronze e 2 pratas 1 ouro, 2 bronzes, 1 prata e 1 Menção Honrosa 1 Menção Honrosa Olimpíada Ibero-americana de Matemática 2 pratas e 1 bronze2 ouros e 1 prata APMO (Asian Pacific Mathematics Olympiad) 1 bronze 1 prata, 2 bronzes e 1 Menção Honrosa 1 ouro, 2 pratas, 2 bronzes e 1 Menção Honrosa 1 Menção Honrosa Romanian Master in Mathematics 1 Menção Honrosa 1 prata, 2 bronzes e 2 Menções Honrosas Olimpíada de Matemática dos Países de Língua Portuguesa 1 ouro e 1 prata1 prata Torneio Internacional das Cidades (Moscou) 7 diplomas Olimpíada de Maio 1 prata, 1 bronze e 2 Menções Honrosas 2 ouros e 4 bronzes

33 Cursos gratuitos de matemática para estudantes de todo o Brasil Cursos gratuitos de matemática para estudantes de todo o Brasil Destinado aos interessados em participar da OBM e ou OBMEP no 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio Destinado aos interessados em participar da OBM e ou OBMEP no 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio Atualmente existem 7 polos com aulas presenciais Atualmente existem 7 polos com aulas presenciais

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35 Ambientes interativos, desenvolvimento, pesquisa e criação de atividades matemáticas de forma ampla e divertida destinado à alunos do ensino fundamental e do ensino médio Ambientes interativos, desenvolvimento, pesquisa e criação de atividades matemáticas de forma ampla e divertida destinado à alunos do ensino fundamental e do ensino médio Gincanas regionais e nacionais, discussão de filmes, resolução de problemas, jogos, além de filmagens Gincanas regionais e nacionais, discussão de filmes, resolução de problemas, jogos, além de filmagens Universitários e até mesmo professores de matemática também podem participar Universitários e até mesmo professores de matemática também podem participar 399 clubes 399 clubes membros membros

36 Oficina para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas Oficina para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas Objetivo: promover atividades de Resolução de Problemas Desafiadores nas práticas escolares, a partir dos Bancos de Questões e provas da OBMEP Objetivo: promover atividades de Resolução de Problemas Desafiadores nas práticas escolares, a partir dos Bancos de Questões e provas da OBMEP Formação de Professores (AL, GO, SP) Formação de Professores (AL, GO, SP) – Participação voluntária – Professores selecionados

37  Plataforma Ensino à Distância Soluções filmadas Soluções filmadas Aulas filmadas Aulas filmadas Aplicativos Aplicativos Apostilas Apostilas

38  122 Coordenadores Regionais  384 Professores Orientadores e 7 Coordenadores de Fórum  205 Monitores  132 Apoios Administrativos  15 Administrativos  10 Técnicos de Informática OBMEP: REDE NACIONAL DE COLABORADORES E vocês também!

39 OBRIGADO!!!


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