A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simbologia do conto O Tesouro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simbologia do conto O Tesouro"— Transcrição da apresentação:

1 Simbologia do conto O Tesouro

2 O conto “O Tesouro” é enriquecido com uma simbologia especial
O conto “O Tesouro” é enriquecido com uma simbologia especial. Há símbolos que tornam a história macabra e sombria acentuando a fraternidade familiar versus ambição, que revela o poder do egoísmo e as suas consequências.

3 O número três Durante a narrativa nota-se a presença marcante do número três, que, além de outros significados, refere-se na obra à representação de um inteiro. Como uma família, que é representada por pai, mãe e filho, numa hierarquia, os irmãos Medranhos possuem tal hierarquia. No entanto, são uma família imperfeita, ao contrário do três, símbolo da perfeição. “Os três irmãos de Medranhos...” “... a comprar três alforjes de couro, três maquias de cevada, três empadões de carne e três botelhas de vinho.” “... três chaves nas suas três fechaduras...”

4 O cofre, as fechaduras, as chaves
O cofre simboliza a proteção e a preservação que são asseguradas pelas três fechaduras. Só as três chaves em conjunto permitem abrir o cofre. Num momento de cooperação entre os irmãos foi-lhes possível ver o tesouro; no entanto, esse espírito não se manteve, por causa da ganância, e perderam o tesouro e a vida.

5 A lareira A lareira, na simbologia, é o “centro de vida”, pois traz calor e luz ao lar. No conto, ela é descrita como “lareira negra” que não é acesa há muito tempo, passando a ter significado oposto. “... diante da vasta lareira negra, onde desde então não estalava lume, nem fervia panela de ferro...”

6 A água A simbologia da água representa, principalmente, a “vida” e a “purificação”. “…Rostabal arremessara para a relva o sombrero e a espada; e debruçado sobre a laje escavada em tanque, de mangas arregaçadas, lavava, ruidosamente, a face e as barbas.” “Rostabal caiu sobre o tanque, sem um gemido, com a face na água, os longos cabelos flutuando na água.” “... entre uivos, procurava o fio de água, que recebia pelos olhos, pelos cabelos.” “A fonte, cantando, lavava o outro morto.”

7 O vinho O vinho, segundo a simbologia, representa o sangue, derramado por todos os personagens do conto. “Oh vinho bendito, que tão prontamente aquecia o sangue!”

8 O corvo A figura do corvo aparece no conto por mais de uma vez. Segundo a simbologia, o corvo representa mau agouro, é a ave negra dos românticos. É também importante, porque é uma ave necrófaga. “Um bando de corvos passou sobre eles, grasnando.” “Dois corvos de entre o bando que grasnava, além nos silvados, já tinham pousado sobre o corpo de Guannes. “

9 A cor ruiva Rui, personagem mais ativo desde o começo até o fim do conto, é um homem ruivo. Desde as iniciais de seu nome, até suas atitudes, mostram que a simbologia do ruivo é muito importante na obra. Segundo a simbologia, o ruivo representa fogo impuro. “Então Rui, que era gordo e ruivo...”

10 O ouro Embora a simbologia do ouro seja repleta de significados, na obra podemos dizer que o ouro moeda (tesouro) é de perversão e exaltação impura dos desejos, uma vez que poderia ser a possibilidade de elevação das personagens, mas estes não o merecem. “E dentro, até as bordas, estava cheio de dobrões de ouro!”

11 A cantiga de Guanes A música cantada por Guanes quando parte e chega de Retortilho representa o luto e preconizava má intenção. Olé! Olé! Sale la cruz de la iglesia, Vestida de negro luto . . .


Carregar ppt "Simbologia do conto O Tesouro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google