A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelagem de ferramentas focadas em ontologias para a EaD baseadas em teorias sociais e agentes inteligentes Ylana Kipuna dos Santos Figueiredo Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelagem de ferramentas focadas em ontologias para a EaD baseadas em teorias sociais e agentes inteligentes Ylana Kipuna dos Santos Figueiredo Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 Modelagem de ferramentas focadas em ontologias para a EaD baseadas em teorias sociais e agentes inteligentes Ylana Kipuna dos Santos Figueiredo Orientador: Fernando Cortez Sica Ouro Preto, 07 de Outubro de 2010

2 Neste trabalho de monografia pretende-se demonstrar uso de ontologias baseadas em perfis sociais para processo de criação de ferramentas computacionais para a EaD. Com a contextualização da ontologia baseada em perfis sociais, pretende- se a partir deste ponto usar o conceito de agentes inteligentes (aplicados a educação) que serão modelados como proxies dos cursistas afim de se estabelecer uma interação ou comunicação entre os demais agentes pertencentes a comunidade (sistema multiagente) e também permitir que estes agentes inspecionem as atividades dos cursistas.

3 Permite a definição de um vocabulário comum para usuários que precisam de compartilhar informações em um domínio de conhecimento. Isto também inclui definições de conceitos básicos do domínio e relacionamentos entre eles, que também podem ser interpretados por máquinas.

4 A partir de regras e ações sociais baseadas em teorias de pensadores modernos como Durkheim, que para ele o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público. Não somente o desenvolvimento individual do aluno, como também o social, pretende-se criar uma ontologia para a modelagem de ferramentas computacionais, contextualizando predominantemente a interação e comunicação entre agentes inteligentes modelados como proxys dos cursistas.

5 Com a criação de uma ontologia baseada em perfis sociais de alunos, ou seja, características comuns inerentes a um grupo de alunos, espera-se facilitar a interação das ações de ensino-aprendizagem propostas, circunscrita no sistema multiagente.

6 Definição: Definição: Sistemas e/ou componentes capazes de organizar, selecionar, produzir informações e tomar decisões a partir de alguma fonte de dados. Proxy Agent: Proxy Agent: agente modelado para inspecionar as atividades dos cursistas, interagir com os demais agentes da comunidade e propor fuxos de execução para as ações de ensino-aprendizagem. O agente proxy terá como base um conjunto de regras bem definadas (ontologia) baseadas em prefis sociais.

7 Após a criação da ontologia serão implementados mecanismos de interação entre os agentes, com a ferramentas FIPA e JADE adaptando-as a ontologia baseada em perfis sociais. Ferramentas a serem utilizadas:  Framework do Java, JADE.  FIPA

8  FIPA é uma organização que surgiu como um esforço na tentativa de padronizar as tecnologias em sistemas multiagentes. Ela define todas as características que um sistema multiagente deve implementar e possuir para se considerado interoperável.  O JADE é um conjunto de recursos para a construção de Ambientes Inteligentes.

9 1. Revisão das teorias sociais 2. Revisão da conceituação de ontologias 3. Levantamento, estudo e conceituação de agentes inteligentes 4. Modelagem dos agentes inteligentes 5. Modelagem das regras inerentes ao processo de ensino-aprendizagem 6. Modelagem dos mecanismos de interação inter- agentes 7. Testes da implementação 8. Escrita da monografia

10 [1] Epistemowikia. Ontologia. 01/08/ :00. [2] Daniela Leal Musa and José Palazzo Moreira Oliveira. Ontolearner: Uma ontologia para pers de alunos baseada em padrões. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - Mackenzie, [3] Carlos Emílio Padilia Severo, Liliana Maria Passerino, Simone Hack da Sliva Koch, and João Carlos Maciel, Márcia; Gluz. Uma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordgaem epistemológica baseada na interação social. CINTED- UFRGS, 2009.


Carregar ppt "Modelagem de ferramentas focadas em ontologias para a EaD baseadas em teorias sociais e agentes inteligentes Ylana Kipuna dos Santos Figueiredo Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google