A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura e Sociedade Brasileira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura e Sociedade Brasileira."— Transcrição da apresentação:

1 Cultura e Sociedade Brasileira

2 A cultura brasileira É uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura perfeitamente homogênea , e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.

3 Em 1934 surgiu o interesse oficial pela preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil começou com a instituição de Inspetoria de Monumentos Nacionais. O órgão foi sucedido pelo serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje o setor é administrado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). E possui: 20 mil edifícios tombados, 83 sítios e conjuntos urbanos, sítios arqueológicos cadastrados, Mais de um milhão de objetos arrolados, incluindo o acervo museológico. Cerca de 250 mil volumes bibliográficos e vasta documentação arquivística.

4 Arquitetura e patrimônio histórico

5 Palácio da Alvorada Em Brasília OBRA DE OSCAR NIEMEYER .

6 Ouro Preto, Minas Gerais
Fundada no final do século XVII, a cidade de Ouro Preto foi o ponto de convergência dos mineradores de ouro e o centro da exploração de minas auríferas no Brasil do século XVIII. A cidade declinou com o esgotamento de suas minas a princípios do século XIX, todavia subsistem muitas igrejas, pontes e fontes que testemunham seu passado esplendor e o talento excepcional do escultor barroco Antonio Francisco Lisboa, “Aleijadinho”. (UNESCO/BPI)5

7 Praça de São Francisco, Sergipe
A praça de São Francisco na cidade de São Cristovão forma um quadrilátero a céu aberto rodeado de imponentes edifícios, como a igreja e convento de São Francisco, a igreja e a Santa Casa da Misericórdia, o palácio provincial e suas moradias associadas de diferentes períodos históricos. Este conjunto monumental, unindo as casas dos séculos XVIII e XIX que o rodeiam, criam uma paisagem urbana reflexo da história da cidade desde suas origens. O complexo franciscano é um exemplo da arquitetura típica desenvolvida por esta ordem religiosa no nordeste de Brasil. (UNESCO/BPI)24

8 Olinda, Pernambuco A história desta cidade, fundada pelos portugueses no século XVI, está vinculada à indústria da cana de açúcar. Teve que ser reconstruída no século XVII após seu saque pelos holandeses e seu tecido urbano data essencialmente do século XVIII. A arquitetura equilibrada de seus edifícios e jardins, assim como a de seus vinte templos barrocos, conventos e numerosos “passos” (capelas), dá a esta cidade um encanto muito especial. (UNESCO/BPI)6

9 Serra da capivara É localizado em uma área de 130 mil hectares o Parque Nacional da Serra da Capivara é um exemplo de conservação do patrimônio histórico e artístico nacional. É uma das áreas mais protegidas do Brasil, pois está sob a guarda do IPHAN, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundahm e IBAMA local.

10 Uma mistura de ingredientes Europeus ,Indígenas e Africanos
Culinária Uma mistura de ingredientes Europeus ,Indígenas e Africanos

11 Brigadeiro Um doce típico do Brasil.

12 A refeição básica do Brasileiro médio
Consiste em Arroz, feijão e ... Carne

13 Feijoada O prato internacionalmente mais representativo do país é a feijoada. Os hábitos alimentares variam de região para região.

14 No Nordeste: Há grande influência africana na culinária.
Com destaque para o acarajé, vatapá e molho de pimenta.

15 No Norte Há influência indígena, no uso da mandioca e de peixes de água doce.

16 No Sudeste Há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu, em Minas Gerais Em São Paulo, a Pizza..

17 No Sul Há forte influência da culinária italiana, em pratos como a polenta, e também da culinária alemã. O churrasco é típico do Rio Grande do Sul, que também é uma característica muito forte da cultura brasileira

18 Comparações O Brasil não possui carnes de qualidade tão elevadas como a da Argentina e Uruguai que se destaca nessa área pelo seu terreno geográfico. No entanto, o brasileiro é um amante do bom churrasco acompanhado de bebidas como a cerveja, o chopp deixando o vinho para outras ocasiões.

19 Literatura

20 História O primeiro documento a se considerar literário na história brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Manuel I de Portugal, em que o Brasil é descrito, em Nos próximos dois séculos, a literatura brasileira ficou resumida a descrições de viajantes e a textos religiosos. O barroco desenvolveu-se no Nordeste nos séculos XVI e XVII e o arcadismo se expandiu no século XVIII na região das Minas Gerais. Aproximadamente em 1836, O Romantismo afetou a Literatura Brasileira e nesse período, pela primeira vez, a literatura nacional tomou formas próprias, adquirindo características diferentes da literatura europeia. O Romantismo brasileiro (possuindo uma temática indianista), teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava as belezas naturais do Brasil e os indígenas brasileiros.

21 História Após o Romantismo, O realismo expandiu-se no país, principalmente pelas obras de Machado de Assis (fundador da Academia Brasileira de Letras). Entre 1895 e 1922, não houve estilos literários uniformes no Brasil, seguindo uma inércia mundial. A semana de Arte Moderna de 1922 abriu novos caminhos para a literatura do país. Surgiram nomes como de Guimarães Rosa e Clarice Lispector, os chamados “romancistas instrumentalistas” elencados entre os maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

22 Paulo Coelho Atualmente, é o escritor mais conhecido, alcançando a liderança de vendas no país e recordes pelo mundo. Apesar de seu sucesso comercial, críticos diversos consideram que produz uma literatura meramente comercial e de fácil digestão, e chegam a apontar diversos erros de português em suas obras, principalmente seus primeiros livros.

23 Contemporâneos São bem mais considerados pela crítica:
Nelson Rodrigues (Foto) Ignácio de Loyola Brandão Ruben Fonseca Luís Fernando Veríssimo E outros...

24 Artes Visuais No Brasil

25 Barroco Decoração de igrejas, templos coloniais como exemplo os do centro da Bahia, Pernambuco e sobretudo em Minas Gerais.

26 Belas Artes No século XIX, com a fundação da Escola de Belas Artes, criou-se um núcleo acadêmico de pintura. Onde se formaria gerações notáveis artistas que se encontram até hoje entre os melhores da história do Brasil. Victor Meirelles Pedro Alexandrino Pedro Américo Rodolfo Amoedo

27 Modernismo O Brasil acompanhou o movimento internacional de renovação das artes plásticas e criadores como... Anitta Malfatti Vicente do Rego Monteiro Di Cavalcanti Tarsila do Amaral

28 FIM parte 1


Carregar ppt "Cultura e Sociedade Brasileira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google