A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Células procarióticas e eucarióticas. Profª:Katia Barletta ORGANELAS CELULARES:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Células procarióticas e eucarióticas. Profª:Katia Barletta ORGANELAS CELULARES:"— Transcrição da apresentação:

1 Células procarióticas e eucarióticas. Profª:Katia Barletta ORGANELAS CELULARES:

2

3 CITOPLASMA: Hialoplasma Nessa região, encontramos uma solução coloidal formada principalmente por água, lipídios, vitaminas e proteínas. Trata-se do citoplasma ou matriz citoplasmática, onde estão mergulhados uma série de organelas, com forma e funções definidas.

4

5 Regiões do citoplasma: Na periferia do citoplasma, o citosol é mais viscoso, tendo consistência de gelatina mole. Essa região é chamada de ectoplasma (do grego, ectos, fora). Na parte mais central da célula situa-se o endoplasma (do grego, endos, dentro), de consistência mais fluida.

6 Ciclose: O citosol encontra-se em contínuo movimento, impulsionado pela contração rítmica de certos fios de proteínas presentes no citoplasma, em um processo semelhante ao que faz nossos músculos se movimentarem. Os fluxos de citosol constituem o que os biólogos denominam ciclose. Em algumas células, a ciclose é tão intensa que há verdadeiras correntes circulatórias internas. Sua velocidade aumenta com elevação da temperatura e diminui em temperaturas baixas, assim como na falta de oxigênio.

7 Movimento amebóide Alguns tipos de células têm a capacidade de alterar rapidamente a consistência de seu citosol, gerando fluxos internos que permitem à célula mudar de forma e se movimentar. Esse tipo de movimento celular, presente em muitos protozoários e em alguns tipos de células de animais multicelulares, é chamado movimento amebóide. Movimento ameboide: Alguns tipos de células têm a capacidade de alterar rapidamente a consistência de seu citosol, gerando fluxos internos que permitem à célula mudar de forma e se movimentar. Esse tipo de movimento celular, presente em muitos protozoários e em alguns tipos de células de animais multicelulares, é chamado movimento ameboide.

8 Alguns dos organoides (também chamados de orgânulos ou organelas) do citoplasma são membranosos, isto é, são revestidos por uma membrana lipoprotéica : retículo endoplasmático, mitocôndrias, sistema golgiense,lisossomos, peroxissomos, glio xissomos, cloroplastos e vacúolos. Os organoides não membranosos são os ribossomos e os centríolos.

9

10 Organelas citoplasmáticas:

11 Retículo Endoplasmático Formado por um sistema de membranas intracelulares encontrado em células eucarióticas, dividido em : Retículo Endoplasmático Liso: RE Liso(agranular) – Com função de transporte e armazenamento de substâncias e pela síntese de lipídios Formado por sistema tubular.

12 * RE rugoso (granular/ergastoplasma) – com função de armazenamento e transporte de substâncias, responsável pela síntese de proteínas e tem aderido os ribossomos. Formado por sistema de vesículas

13 Vacúolos Os vacúolos são estruturas de armazenamento, que podem ser classificados em três categorias: Vacúolos relacionados com os processos de digestão intracelular: vacúolo alimentar (fagossomo ou pinossomo), vacúolo digestivo ( lisossomo). Vacúolos contráteis ou pulsáteis: ocorrem apenas em protistas de água doce, participando do controle osmótico desses organismos. Ex.: protozoários como a euglena.

14

15 VACÚOLOS Vacúolo digestivo: associados aos lisossomos, fazem a digestão intracelular. Vacúolos de suco alimentar ou vacúolos vegetais: são exclusivos das células vegetais.

16 Vacúolo na célula vegetal: -Armazenamento (água, carboidratos, proteínas e aminoácidos).

17 Peroxissomos São pequenas vesículas semelhantes aos lisossomos, porém sua enzima principal é a peroxidase (catalase). Esta enzima degrada as moléculas de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que se formam como resultado do metabolismo (funcionamento) celular. O peróxido de hidrogênio pode ser muito tóxico para a célula porque pode levar a produção de radicais livres. Estes radicais são capazes de danificar as células.

18 Lisossomos Os lisossomos são bolsas circundadas por típica membrana, que são agregados proteicos de enzimas hidrolíticas (digestivas) capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. São originados no complexo de Golgi e estão presentes em praticamente todas as células eucariontes.

19 Lisossomos São corpúsculos normalmente esféricos cujo interior apresenta uma grande quantidade de enzimas que degradam (quebram em pedaços pequenos, ou seja, digerem ou destroem) moléculas grandes ou organelas envelhecidas. Estão presentes apenas em células animais. São responsável pela Digestão intracelular; Digestão celular heterofágica – Digerir produtos englobados pela célula, como na fagocitose e na pinocitose. Digestão celular autofágica – Pode ser de dois tipos: autofagia (digestão de organelas e estruturas da própria célula) e autólise (pelo rompimento da membrana lisossômica, as enzimas vazam para o citoplasma destruindo completamente a célula).

20 Digestão celular Heterofágica Digerir produtos englobados pela célula, como na fagocitose e na pinocitose.

21

22 Complexo de Golgi Organela composta por sacos achatados(dictiossomos) e por vesículas do RE liso. Funções: Origina o acrossomo; Formação do lisossomo; Armazenamento e a secreção celular.

23 O aparelho de Golgi atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. Muitas das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo. É o que ocorre, por exemplo, com as enzimas digestivas produzidas e eliminadas pelas células de diversos órgãos (estômago, intestino, pâncreas etc.). Outras substâncias, tais como o muco que lubrifica as superfícies internas do nosso corpo, também são processadas e eliminadas pelo aparelho de Golgi. Assim, o principal papel dessa estrutura citoplasmática é a eliminação de substâncias que atuam fora da célula, processo genericamente denominado secreção celular.

24

25 Centríolos Os centríolos são estruturas citoplasmáticas que estão presentes na maioria dos organismos eucariontes. O centríolo é um cilindro cuja parede é constituída por nove conjuntos de três microtúbulos e geralmente ocorrem aos pares nas células. É responsável pela divisão celular. Originam os Cílios e flagelos.

26

27 Ribossomos Ribossomos são os locais de síntese de proteína. Estão dispersos no citoplasma ou aderidos ao Retículo Endoplasmático. Ocorrem tanto em procariontes quanto em eucariontes.

28

29

30 Mitocôndrias: São organelas presentes em todos os seres eucariontes, com função de produzir energia para todas as atividades celulares por meio da respiração celular.

31 O fato de esta organela possuir material genético próprio(DNA), permite a ela capacidade de se autoduplicar, principalmente em tecidos orgânicos que requerem uma compensação fisiológica maior quanto à demanda energética, percebido pela concentração de mitocôndrias em células de órgãos como o fígado (células hepáticas) e a musculatura (fibra muscular ).

32

33 A respiração celular No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular, processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O 2 ), transformando-se em gás carbônico (CO 2 ) e água (H 2 O) e liberando energia. C 6 H 12 O 6 + O 2 -> 6 CO H 2 O + energia A energia liberada na respiração celular é armazenada em uma substância chamada ATP (adenosina trifosfato), que se difunde para todas as regiões da célula, fornecendo energia para as mais diversas atividades celulares.

34 Cloroplastos:

35 Os cloroplastos produzem substâncias orgânicas através do processo de fotossíntese. Nesse processo, a energia luminosa é transformada em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas fabricadas. As matérias-primas empregadas na produção dessas substâncias são, simplesmente, gás carbônico e água. Durante a fotossíntese, os cloroplastos também produzem e liberam gás oxigênio (O 2 ), necessário à respiração tanto de animais quanto de plantas. Os cientistas acreditam que praticamente todo o gás oxigênio que existe hoje na atmosfera terrestre tenha se originado através da fotossíntese.

36

37 Os cloroplastos produzem substâncias orgânicas através do processo de fotossíntese. Nesse processo, a energia luminosa é transformada em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas fabricadas. As matérias-primas empregadas na produção dessas substâncias são, simplesmente, gás carbônico e água. Durante a fotossíntese, os cloroplastos também produzem e liberam gás oxigênio (O 2 ), necessário à respiração tanto de animais quanto de plantas. Os cientistas acreditam que praticamente todo o gás oxigênio que existe hoje na atmosfera terrestre tenha se originado através da fotossíntese.

38 Desafio: Identificar as organelas numeradas abaixo e relacionar com suas funções:

39

40


Carregar ppt "Células procarióticas e eucarióticas. Profª:Katia Barletta ORGANELAS CELULARES:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google