A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap 5.1Kupfer e Hasenclever: 20021 Diferenciação de Produtos Concorrência Perfeita: –Produtos homogêneos (Substitutos perfeitos)  curva de demanda das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap 5.1Kupfer e Hasenclever: 20021 Diferenciação de Produtos Concorrência Perfeita: –Produtos homogêneos (Substitutos perfeitos)  curva de demanda das."— Transcrição da apresentação:

1 Cap 5.1Kupfer e Hasenclever: Diferenciação de Produtos Concorrência Perfeita: –Produtos homogêneos (Substitutos perfeitos)  curva de demanda das empresas horizontal  empresas tomadoras de preços Mundo Real: –Diferenciação de produtos (Substitutos imperfeitos)  curva de demanda das empresas inclinada  empresas com poder de mercado D D P Q Q P

2 Cap 5.1Kupfer e Hasenclever: Diferenciação de Produtos Chamberlin (1933): –diversificação de produtos  competição monopolista Estrutura – Conduta - Desempenho: –Diversificação de produtos é uma das fontes de barreiras à entrada Evolucionistas: –Diversificação de produtos (+) seleção do mercado  dinâmica industrial

3 Cap 5.2Kupfer e Hasenclever: Fatores e Tipos de Diferenciação: Fatores que causam diferenciação de produtos –Especificação técnica –Desempenho, confiabilidade –Durabilidade –Ergonomia, Design –Estética –Custo de Utilização –Imagem, Marca –Forma de Comercialização –Assistência técnica, Suporte ao usuário –Financiamento aos usuários

4 Cap 5.2Kupfer e Hasenclever: Fatores e Tipos de Diferenciação As características dos produtos (tecnológicas e de uso) e dos consumidores determinam quais setores tem maior vocação para a diferenciação: –Diferenciação de produtos implica um produto novo, portanto, é necessário que o produto: Possa ser modificado Seja considerado melhor pelos consumidores –Quanto maior o número de critérios usados pelo consumidor para avaliar o produto: maior a possibilidade de competição através da diferenciação de produtos.

5 Cap 5.2Kupfer e Hasenclever: Fatores e Tipos de Diferenciação Existe dois tipos de diferenciação de produtos: –Diferenciação Vertical: utilidade de todos os consumidores aumenta quando quando o nível de uma característica do produto aumenta Permite a obtenção de elevado diferencial de preços –Horizontal: Modificação em um atributo do produto causa aumento na utilidade de alguns consumidores e diminuição na de outros. Permite um diferencial de preços pequeno

6 Cap 5.3Kupfer e Hasenclever: Chamberlin (1933): O Modelo do Consumidor Representativo Combina: –Monopólio: Empresas com poder de mercado –Concorrência perfeita: lucro econômico zero Hipóteses: –Adota hipóteses da concorrência perfeita exceto produto homogêneo –Substitutos próximos –Demanda e custos uniformes entre empresas

7 Cap 5.3Kupfer e Hasenclever: Chamberlin (1933): O Modelo do Consumidor Representativo Diferenciação de produtos: –Beneficio: Adequar produto ao gosto do consumidor –Esforço de venda aumenta custos fixos Curto Prazo –Maximização de lucros (CMg = RMg) determina nível de produção –Lucro econômico P,C Q CMe CMg D1 RMg

8 Cap 5.3Kupfer e Hasenclever: Chamberlin (1933): O Modelo do Consumidor Representativo Longo prazo –Entrada provoca o deslocamento da curva de demanda (D1 para D2) –Nível de equilíbrio: CMe tangente a curva de demanda: lucro econômico zero. CMe > CMe mínimo: Economias de escala não realizadas. P,C Q CMe D1 D2


Carregar ppt "Cap 5.1Kupfer e Hasenclever: 20021 Diferenciação de Produtos Concorrência Perfeita: –Produtos homogêneos (Substitutos perfeitos)  curva de demanda das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google