A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner. Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner. Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos."— Transcrição da apresentação:

1 Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner

2 Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos. Temos abaixo alguns dos mais freqüentes: Podemos simplificar dois dos produtos para um quadrado:

3 Trabalhando os produtos O primeiro caso a ser estudado é o quadrado da soma. Que é dado por: Podemos ver isto como de fato um quadrado, feito da soma de dois seguimentos quaisquer: Resolvendo as áreas neste quadrado, temos:

4 No resultado anterior, podemos ver que os retângulos laranja, ab e ba são iguais, então agrupamos o resultado da área;

5 O quadrado da diferença O segundo caso a ser estudado é análogo ao primeiro; temos novamente um quadrado formado por dois seguimentos, mas agora o segundo seguimento é retirado do primeiro: Para obter o quadrado (a -- b)² do quadrado a², devemos retirar algumas partes: Retiramos: Recolocamos o quadrado menor.

6 No resultado anterior, tivemos que adicionar o quadrado b² por tê-lo retirado duas vezes. Agrupamos também os dois retângulos ab. Como explicitamos a seguir.

7 Produto da soma pela diferença Somamos ainda: Agora retiramos O último caso a ser estudado é o do produto da soma pela diferença, dado por ( a + b ). ( a – b ). Obtemos do quadrado o retângulo do produto:

8 Podemos simplificar o resultado, lembrando que o retângulo ab adicionado e o retângulo ab retirado são iguais. Temos então somente a diferença do quadrado a ² e do quadrado b ². Simplificando os retângulos ab obtemos:

9 Fatoração Os produtos notáveis têm pouco valor de cálculo, mas são imprescindíveis na álgebra, na forma da fatoração. Facilmente identificados, os produtos notáveis, podem simplificar e resolver situações que seriam complexas ou até impossiveis sem o seu uso.

10 Fator comum em evidência O fator comum em evidência é a fatoração inversa da propriedade distributiva da multiplicação. Como temos a seguir; Como toda equação independe do sentido apresentado, podemos escrever a equação acima como;

11 Podemos visualizar a fatoração também de forma geométrica. Montando um retângulo com outros retângulos. No caso do fator comum em evidência, temos:

12 Trinômio do quadrado perfeito O trinômio do quadrado perfeito é dado pelo primeiro caso de produto notável que estudamos, o quadrado da soma: Outro exemplo do trinômio do quadrado perfeito vem do segundo caso estudado, o quadrado da diferença:

13 Visualizando o trinômio do quadrado perfeito, caso soma:

14 Visualizando o trinômio do quadrado perfeito, caso subtração:

15 A diferença de quadrados A diferença de quadrados advém do último caso de produto notável estudado, o produto da soma pela diferença: Inúmeros outros casos de produtos notáveis e suas fatorações podem ser feitas de acordo com a necessidade da prova ou trabalho que o matemático (ou qualquer pessoa) esteje tentando produzir.

16 Visualizando a diferença de quadrados:

17 Outros importantes produtos notáveis e casos de fatoração Polinômio do segundo grau: O polinômio do segundo grau é de grande importância para o estudo das equações e funções do segundo grau. Pois relaciona os coeficientes e as raízes de tal equação. O cubo da soma: O cubo da diferença: Os polinômios do cubo perfeito:

18 Outro importante caso de fatoração é conhecido como a soma de cubos. Dado pela equação: Outros casos de fatoração O último caso que vamos mostrar é relativo ao de cima. A diferença de cubos. Dado pela equação:

19 Completando o Quadrado Completar o quadrado é produzir um quadrado perfeito de um polinômio que não é quadrado perfeito. Muito útil na resolução de equações. Um exemplo desta poderosa técnica: A princípio é uma equação complexa, mas se somarmos 16 a ambos os membros da equação teremos:

20 Podemos generalizar a técnica de completar o quadrado. Para tanto usamos uma equação genérica: Podemos ver que nem sempre esta técnica será útil.


Carregar ppt "Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner. Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google