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PESPECTIVAS DOS MERCADOS TRADICIONAIS DOS PRODUTOS DA CANA-DE-AÇÚCAR

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Apresentação em tema: "PESPECTIVAS DOS MERCADOS TRADICIONAIS DOS PRODUTOS DA CANA-DE-AÇÚCAR"— Transcrição da apresentação:

1 PESPECTIVAS DOS MERCADOS TRADICIONAIS DOS PRODUTOS DA CANA-DE-AÇÚCAR
Laura Tetti Novembro de 2005

2 Energia e Sustentabilidade:
o Etanol de cana-de-açúcar, commodity do século 21

3 A matriz energética global necessita reverter uma tendência nítida durante 150 anos, período de expansão constante e vigorosa do petróleo.

4 A mais recente estimativa da Agência Internacional de Energia, divulgada no final de 2004, informa que no ano anterior a demanda global por todas as formas de energia tinha alcançado milhões de toneladas equivalentes de petróleo (Mtep), com o crescimento de 70% em relação ao momento imediatamente anterior ao primeiro choque de preços (1973).

5 Chega o momento da energia renovável: a humanidade descobre que tem a obrigação de conhecer as propriedades dos combustíveis recuperados de massa vegetal recém colhida.

6 Esta orientação está nítida nos termos do Protocolo de Kyoto, já em vigor. Ali se dispõem, no mesmo plano, as questões das mudanças climáticas da geração de renda nos países em desenvolvimento, da eficiência no emprego das fontes energéticas não-renováveis e, ainda, no incremento na oferta da energia pelas fontes renováveis.

7 Nesse quadro, o Brasil ingressa na era pós-petróleo disposto a provar que o etanol de cana-de-açúcar é, no presente, o melhor combustível que o dinheiro pode comprar neste século 21.

8 A energia renovável contida no etanol é 8,3 vezes maior do que a energia fóssil utilizada para obtê-la. A conseqüência é um corte de 13% nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de todo o setor de energia no Brasil (base 1994).

9 O Brasil é o maior produtor mundial de etanol (16,7 milhões de metros cúbicos na safra em curso), mas é também o maior consumidor (14,3 milhões de metros cúbicos, dentre os quais 13,7 para fins carburantes) e ainda o maior exportador (2,4 milhões de metros cúbicos em 2004).

10 LEARNING CURVE NTERESSE Ganho de Produtividade 4% ano
120,0 100,0 80,0 60,0 40,0 20,0 1976 1978 1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 * 2002 2004 DEFLATED BY IGP-DI - prices of December 2004 - producers’ prices excluding taxes Source: UNICA (*) - oversupply

11 Uma análise retrospectiva
Investimentos em tecnologias e pesquisa da ordem de US$40 miLhões/ano Ganhos de produtividade PRODUTIVIDADE - BRASIL lts de álcool/tc tc/hectare m3 /hectare 85,00 7,50 80,00 7,00 6,50 75,00 6,00 70,00 tc e lts/hectare 5,50 65,00 5,00 m3/hectare 60,00 4,50 55,00 4,00 50,00 3,50 3,00 % a.a 45,00 1,90 % a.a 3,00 5,66% a.a 1,83 % a.a 2,33 % a.a 40,00 2,50 75/76 80 90 97/98 00 04/05

12 Evolução do preço do álcool
Preços aos produtores sem impostos Redução média de preço: 3,51%

13 Perfil do Setor Sucroalcooleiro - Brasil
Brasil é o maior produtor mundial de cana, açúcar e álcool (% da produção mundial – 2004/05): Cana: ,9% Açúcar: 18,5% Álcool: ,4% É também o maior exportador mundial de açúcar e álcool (% do mercado livre mundial – 2004/05): Açúcar: ,4% Álcool: ,4% Fonte: Nastari / Datagro

14 Projeção das Vendas de Veículos
Crescimento do PIB Elasticidade Renda: 1,67 Crescimento das vendas de veículos novos

15 Veículos Flex Fuel PREMISSA - 75% de PARTICIPAÇÃO DOS VEÍCULOS FLEX nas vendas de veículos novos a) crescente aceitação pelo consumidor e adoção pela indústria automobilística ( gráfico I ) em maio e julho de 2005 as vendas já superaram 50% do total b) 90% das vendas ao mercado interno são de modelos potencialmente candidatos a flex ( tab 2 ) 2004: 93% das vendas ao mercado interno c) consumo de combustíveis (veículos leves) em estados com paridade álcool / gasolina atrativa 90% do consumo nacional

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18 Mercado Externo de Álcool
Preços internacionais de petróleo e derivados e competitividade do álcool Protocolo de Kyoto A Commodity Álcool: adequação de legislação em países interessados Construção de mecanismos de precificação e de hedge ( contratos ) Desenvolvimento e adequação de logística para exportação Potencial de mercados Investimentos em unidades produtoras no CBI Demais mercados

19 Ethanol – Supply Perspective
To add 5% of ethanol in all gasoline in the world, it would be necessary 58 billion litres/year Nowadays Brazil uses 2.7 million hectares to produce 16 billion litres/year It would be necessary ~ 10 million (additional) hectares to supply the world demand (E-5)

20 Produção Mundial de Álcool
42,2 bilhões de litros (2004) Outros Índia 11% 5% Brasil China 36% 9% EU 6% EUA 33% Fonte: FO Licht Inclui todos os tipos de álcool: potáveis, sintéticos, derivados de biomassa, dos mais diversos valores, qualidades e finalidades;

21 Mercado Mundial de Álcool (Principais exportadores)
3,8 bilhões de litros (2003) 2004 : 2,4 bi. Brasil 20% Outros França 41% 9% Arábia Saudita EUA África do China 9% 9% Sul 7% 5% Fonte: FO Licht Inclui todos os tipos de álcool: potáveis, sintéticos, derivados de biomassa, dos mais diversos valores, qualidades e finalidades;

22 Mercado Potencial de Álcool Carburante
Demanda Mistura Países Potencia de álcool Observações bi. litros % Potencial de consumo se a mistura voluntária de 3% de JAPÃO 1,7 3% álcool na gasolina for adotada por toda a gasolina consumida no país. Volume previsto para com base na Lei Renewable Fuels, ainda não aprovada. E.U.A. 16,8 O máximo de mistura permitida é de 5,7% (1) Potencial de consumo se a mistura de 10% na gasolina, CHINA 4,5 10% vigente em algumas provincias, for implantada em toda a gasolina consumida na China. Potencial de álcool em adição de 5% em toda gasolina U.E. 7,4 5% em 2011, limite permitido pela Diretiva Européia dentre os 5,75% de biocombustíveis. Autorizado 5% de mistura de álcool em ÍNDIA ? 5% algumas regiões. Potencial de consumo considerando legislação que TAILÂNDIA 0,7 5% determina mistura de 5% em toda a gasolina consumida. TOTAL 31,1 (1) Nos Estados Unidos, a mistura de 5,7% em toda a gasolina significa consumo de 30 bilhões de litros de álcool/ano. Fonte: Diversas: EIA/DOE; Comissão Européia, FO Licht; Copersucar

23 Estimativa do Consumo de Álcool Total
mil m3 Previsão de Demanda de Álcool Álcool Álcool Mercado Exportação Total Combustível Industrial Interno (*) 2.004 12.434 818 13.252 2.400 15.652 2.005 13.084 847 13.931 2.500 16.431 2.006 14.122 881 15.003 2.700 17.703 2.007 15.512 907 16.420 3.230 19.650 2.008 16.979 934 17.913 3.780 21.693 2.009 18.521 962 19.483 4.330 23.813 2.010 20.210 991 21.201 5.000 26.201 (*) Não inclui estimativas para biodiesel, álcool no diesel e incremento da alcoolquimica.

24 Mercado de Açúcar Crescimento do consumo doméstico
Tendências para o mercado externo crescimento do consumo por região do mundo crescimento do comércio (OMC) impacto dos adoçantes alternativos capacidade de oferta nos demais países exportadores

25 Projeção - Demanda de Açúcar
Premissas: Consumo Doméstico: 1,8% aa Consumo Mundial : ,8% aa Comércio Mundial: ,0% aa Brasil conquista 50% do crescimento do comércio mundial passando a deter 39% em 2010/11

26 Produção Mundial de Açúcar - 2005
India 12.8% Brasil U.E. 18.5% 11.8% China 7.2% Demais 34.3% EUA 5% Tail. 4% Austr. Mexico 4% 3% 121 países produtores no mundo Fonte : DATAGRO/ ISO

27 Estimativa da Comercialização
Brasileira de Açúcar milhões de ton. Mercado Mercado Total Interno (*) externo 2.003 9,13 12,72 21,85 2.004 9,55 16,00 25,55 2.005 9,63 17,10 26,73 2.006 9,81 18,30 28,11 2.007 9,98 19,50 29,48 2.008 10,16 20,30 30,46 2.009 10,34 21,10 31,44 2.010 10,53 21,90 32,43 (*) Considerando 1,8% a.a. de crescimento

28 Expansão da Cana de Açúcar
Brasil milhões de ton. 559 600 521 487 455 500 427 403 225 40% 217 42% 400 210 43% 203 45% 200 47% 198 49% 300 200 334 60% 304 58% 277 57% 252 55% 227 53% 205 51% 100 2005/06 2006/07 2007/08 2008/09 2009/10 2010/11 Para Açúcar De 27 p/ 30 milhões t/year Para Álcool

29 Países e Regiões Produtores de Cana de Açúcar no mundo

30 UNICA – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo
OBRIGADO Laura Tetti UNICA – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo


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