A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© Copyright e-DiSC Assessment Center TEORIA DE FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE TEORIA DE FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© Copyright e-DiSC Assessment Center TEORIA DE FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE TEORIA DE FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE."— Transcrição da apresentação:

1 © Copyright e-DiSC Assessment Center TEORIA DE FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE TEORIA DE FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE

2 © Copyright e-DiSC Assessment Center Valores, Atitudes e Comportamentos Team Analysis System

3 © Copyright e-DiSC Assessment Center Team Analysis System Formação de Times de Alta Performance

4 © Copyright e-DiSC Assessment Center Team Analysis System Elaborar a Cultura da Equipe Ideal, Comparar com a Cultura da Equipe Real, Definir com precisão os Papéis, as Forças e Limitações, Levantar reações às Mudanças Organizacionais, Identificar o Líder Ideal da Equipe. Avaliar a contribuição de cada membro e analisar os "Gaps” de Comportamento e de Adequação à Equipe. O principal atributo do Relatório "TAS" é permitir uma redução drástica de Tempo e Custo para o Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. O principal atributo do Relatório "TAS" é permitir uma redução drástica de Tempo e Custo para o Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. O RELATÓRIO TAS PERMITE:

5 © Copyright e-DiSC Assessment Center Team Analysis System O Relatório TAS combina a Teoria de Fatores e Papéis de Equipe com a Teoria DISC, utilizada na Análise de Perfil Profissional. O Relatório TAS combina a Teoria de Fatores e Papéis de Equipe com a Teoria DISC, utilizada na Análise de Perfil Profissional.

6 © Copyright e-DiSC Assessment Center Team Analysis System Equipes de Projeto A Teoria de Adequação de Fatores e Papéis foi originalmente desenvolvida para a Formação de Equipes de Projeto que freqüentemente trabalham sem um Líder em uma situação em que a Equipe como um todo necessita estar bem equilibrada. Para Equipes de Projeto, o Team Analysis, oferece uma nova dimensão, a combinação dos Fatores e Papéis de Equipe com os Fatores DISC utilizados para a Análise de Perfil Profissional.

7 © Copyright e-DiSC Assessment Center Team Analysis System Alta Gerência Algumas Equipes não precisam necessariamente estar bem equilibradas. Quando os Fatores de Papéis são aplicados por exemplo em Equipes de Alta Gerência, normalmente encontrarmos diversos déficits. Indicadores como: Falhas de Planejamento, Controle e Administração, Gerenciamento de Pessoas e disputas de Poder freqüentemente são encontrados nessas Equipes.

8 © Copyright e-DiSC Assessment Center Team Analysis System Team Analysis O Team Analysis reconhece que Equipes de Alto Nível em uma organização terão Culturas diferenciadas. O Desafio está em identificar a necessidade de Valores e Atitudes para cada Equipe. Normalmente orientamos que a excelência de performance está em reconhecer, aceitar e trabalhar com as Equipes capazes de perceberem seus Talentos e suas Limitações.

9 © Copyright e-DiSC Assessment Center Team Analysis System Pioneiro Âncora Especialista Inovador Motivador Interagente Analista Apoiador Conclusivo BELBIN, Meredith (1981) FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE

10 © Copyright e-DiSC Assessment Center FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981) PIONEIRO Orientado para resultados, proativo e exigente, busca a realização diante da incerteza e/ou oposição.Valores Automotivado, enérgico e com uma necessidade interna para a realização. Tende a ser desafiador e assertivo, e irá impulsionar as pessoas para tomarem decisões e ações. Pioneiros desempenham o melhor de si quando confrontados. Lidam bem em situações de pressão sendo também ativos. Pioneiros sempre desafiam o status quo e estão preparados para tomarem decisões impopulares e assumirem uma atitude positiva, especialmente em situações negativas.

11 © Copyright e-DiSC Assessment Center INOVADOR Enfrenta desafios e desenvolve soluções criativas para problemas difíceis com boa vontade. Possui a habilidade para criar e desenvolver idéias novas e inovadoras.Valores Inovadores são valiosos em começar novos projetos e assistir equipes que estão tendo dificuldades em atingir seus objetivos. Possuem a habilidade para trazer idéias inovadoras e criativas para novos produtos e serviços, assim como aquelas que reduzem custos e melhoram a performance. FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981)

12 © Copyright e-DiSC Assessment Center FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981) ÂNCORA Planeja, organiza e administra procedimentos a fim de promover seriedade e confiança tanto dentro como fora da Equipe.Valores Possui bons talentos organizacionais, está preparado para trabalhar arduamente e ataca o problema de maneira sistemática. Um Âncora é confiável e possui senso daquilo que é atingível, viável e válido. Tende a não se preocupar com a busca de interesse próprio. Geralmente está preparado para fazer o que deve ser feito de maneira eficiente.

13 © Copyright e-DiSC Assessment Center APOIADOR Proporciona apoio, cuidado e ajuda tanto para os membros da equipe como para os clientes da mesma.Valores Os atributos que os Apoiadores trazem para a Equipe são: encorajamento e habilidade para reduzir a tensão, assim como disposição para ajudar membros da equipe a resolverem problemas interpessoais. Geram um desejo de cooperação junto com a equipe e irão normalmente colocar tanto a equipe como os resultados antes de qualquer coisa. Estão preparados para ouvirem os outros e são normalmente bons membros de equipe. FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981)

14 © Copyright e-DiSC Assessment Center INTERAGENTE Desenvolve um amplo espectro de contatos e recursos. Persuade e comunica para estabelecer relacionamentos.Valores A grande vantagem dos Interagentes para a Equipe é o fato de estabelecerem e procurarem contatos externos, assim como organizarem recursos. Tendem a ser bons comunicadores tanto dentro como fora da equipe. São hábeis para trazer idéias, adicionando valor a elas e buscando entusiasticamente oportunidades para colocá-las em prática. FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981)

15 © Copyright e-DiSC Assessment Center Cria um espírito de equipe; influencia e entusiasma as pessoas a trabalharem efetivamente juntas, maximizando o comprometimento de outros membros de equipe. Valores Possui a habilidade de persuadir os outros com o intuito de maximizar sua contribuição junto à equipe. Impulsiona o talento nas pessoas e raramente demonstra preconceito. Consulta e participação são fatores que os Motivadores irão trazer para a equipe. FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981) MOTIVADOR

16 © Copyright e-DiSC Assessment Center ESPECIALISTA Oferece conhecimento técnico e habilidade de especialista com o objetivo de criar e propor soluções viáveis.Valores Qualidade, padrões elevados, habilidade técnica e trabalho árduo resumem as características dos especialistas. Possuem uma atitude determinada e compromisso de tornarem-se hábeis técnicos/especialistas, em uma área de trabalho ou de conhecimento especializado. FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981)

17 © Copyright e-DiSC Assessment Center FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981) ANALISTA Pesquisar, analisar e aperfeiçoar produtos e procedimentos. Geralmente assegura um alto padrão de trabalho e a qualidade é mantida através de monitoração rigorosa.Valores Analistas são indivíduos sérios investigativos que apreciam fazer avaliações de pensamentos, idéias, sugestões e informações. Gostam de analisar cuidadosamente as coisas sendo ainda tomadores de decisões perspicazes. Analistas são apreciados por considerarem todos os fatores. Transmitem confiança para aconselhar e propor informações detalhadas. Normalmente sobressaem em áreas que envolvam planejamento estratégico.

18 © Copyright e-DiSC Assessment Center FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE BELBIN, Meredith (1981) CONCLUIDOR Prestam atenção a detalhes, asseguram que regras e procedimentos sejam implementados e as tarefas finalizadas. Transformam planos e idéias em soluções práticas.Valores Trabalho árduo, atenção aos detalhes e cumprimento de promessas são fatores que definem um Concluidor. São bons ouvintes, possuem um alto nível de concentração e um desejo de providenciar informações livres de erros. Aspiram alto padrão e raramente começam uma tarefa que não possam concluir. Concluidores são particularmente bons quando trabalham com procedimentos claramente definidos. Preferem concluir uma tarefa para começar a próxima. Normalmente são bons para cumprir os cronogramas acordados.

19 © Copyright e-DiSC Assessment Center Tel:(31)


Carregar ppt "© Copyright e-DiSC Assessment Center TEORIA DE FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE TEORIA DE FATORES E PAPÉIS DE EQUIPE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google