A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Controle Social na Gestão Pública Painel: Observatórios Sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Controle Social na Gestão Pública Painel: Observatórios Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 O Controle Social na Gestão Pública Painel: Observatórios Sociais
“Quando você não faz conta do que é da sua conta, paga a conta.” Seja um voluntário do Observatório Social IX SERGOP O Controle Social na Gestão Pública Painel: Observatórios Sociais 06 de Junho de 2012 Silvia Grewe,

2 Exemplos de voluntariado

3 Exemplos de voluntariado
Inglaterra – National Trust (confiança) for Historic Preservations – ONG funcionários e voluntários (herança para eles) cuidam de museus, reservas naturais)... Wiker – Vereador, bombeiro, professora e aula de ginástica à noite (ginásio de esportes, festa, construído pela comunidade).

4 Tópicos a serem abordados:
1 - Informações sobre o Comitê Gestor do OS-RS e a instalação de OSs no Rio Grande do Sul 2 - Importância da Conscientização Fiscal x Responsabilidade Social x Voluntariado

5 O que é o OS-RS É um comitê da sociedade civil que tem por objetivo sensibilizar, motivar, capacitar e apoiar lideranças de municípios gaúchos a instalarem Observatórios Sociais.

6 Composição atual do Comitê OS-RS
Fórum dos Conselhos Regionais das Profissões Regulamentadas: Conselho Regional de Contabilidade (Comissão de Responsabilidade Social); Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Regional de Administração Conselho Regional de Medicina Veterinária; Conselho Regional de Economia; Conselho Regional de Fonoaudiologia; Conselho Regional de Enfermagem; Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Conselho Regional de Nutricionistas. . MAÇONARIA: Grande Oriente . SINDIFISCO-RS . SINDIFISCO Nacional . Associação dos Peritos na Justiça . Faculdade Monteiro Lobato Reuniões do Comitê – 4a. Quarta-Feira do mês –OAB- 9 às 10h30min

7 Ações do Comitê na implementação de Observatórios Sociais no RS
- Início - Julho 2010 – Seminário de sensibilização em POA para lideranças locais e de 20 municípios do estado; – Seminários municipais: Santa Maria, Uruguaiana, Itaqui, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Lajedo, Guaíba e Alegrete; - Instalação de observatórios sociais em Santa Maria (21 out 2010), Itaqui (12 mai 2011) e Lajeado (18 ago 2011); Divulgação do instrumento do OS com a inserção do tema em eventos regionais e estaduais e em revistas; Criação do Grupo de trabalho para iniciar o OS-POA; Apoio e participação do Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios do Instituto Ethos.

8 Objetivos Específicos do OS-RS
1 – Fortalecer e Institucionalizar o Comitê do OS-RS: Ações para o fortalecimento: a) estimular todos os conselhos do Fórum a participar; b) buscar a parceria das entidades empresariais; c) buscar o apoio dos COREDES; d) sensibilizar sindicatos e outras organizações. Ações para Institucionalizar: a) Oficializar (junto às entidades e ao OSB), regulamentar e estruturar o Comitê; b) Criar núcleos regionais. 2 – Atender demandas de reuniões/seminários em municípios; 3 - Incentivar a instalação do OS-POA; 4 – Participar do comitê do Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (Instituto Ethos).

9 Representatividade do OS Santa Maria
Classe contábil: CRC Regional, SINCOTEC SM, ABC e Federação dos Contabilistas; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade FAMES; UNIFRA; Fórum das Entidades Empresariais (22 entidades).

10 Representatividade do OS Lajeado
ACIL – Associação Comercial e Industrial de Lajeado; CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado; Câmara Ind e Com Vale do Taquari (CIC/VT) Classe Contábil: SINCOVAT, AESCON, CRC Regional e Federação dos Contabilistas; OAB – Lajeado; Assoc. dos Economistas das Vales Taquari e Rio Pardo(ASSEVALES); UNIVATES; União das Associações de Moradores dos Bairros (UAMBLA) Câmara Júnior de Lajeado; Conselho Regional dos Fonoaudiologia; Conselho Regional dos Prof. De Relações Públicas; Associação dos Bancários; AMTURVALES; SINDILOJAS; Rotary Club Lajeado Engenho; Integração e Lajeado Centro; Sindicato dos Comerciários; Sindicato dos Cabeleireiros; Sindicato dos Bancários.

11 Observatório Social Municipal
Missão Promover a conscientização para a cidadania fiscal junto à comunidade e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos por meio de ações de participação e controle social.

12 Programa de Educação Fiscal
Missão Contribuir para a formação do cidadão através de um programa de educação fiscal permanente. Objetivos: - Levar conhecimentos sobre gestão pública; - Vincular o tributo com o serviço prestado pelo Estado; - Incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos; - Criar relação harmoniosa entre Estado e Sociadade.

13 Cursos oferecidos pelo PNEF e PEF/RS:
1 – Modalidade EAD - Curso de disseminadores de Educação Fiscal: 160 horas – ESAF/MF; 2 – Modalidade EAD – Curso Metodologia de Projetos Disseminadores de Educação Fiscal -120 horas-ESAF/MF; 3 – Curso de Formação de Tutores: 24 horas presenciais. 26 horas à distância e 80 horas estágio (Modalidade EAD, presencial e estágio); 4 – Palestras com oficinas; 5 – Elaboração de planejamento.

14 Material apoio PEF-RS www.educacaofiscal.rs.gov.br

15 .

16 Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda Folder Municipal: Educação Fiscal

17 “Uma geração constrói a estrada por onde a outra trafega.”
“Nós não somos indefesos quando sabemos que caminhos podemos tomar” “Uma geração constrói a estrada por onde a outra trafega.” Obrigada. Silvia Grewe

18 Exemplos que vou usar: Voluntariado: Wicker (bombeiro, vereador, ginastica) e Inglaterra (parques e museus) – 1ª. Tela Munique – pesquisa construção estádio (Ethos) Aluno EUA e aluno SC; PEF – vinculação gasto Aluno pai salário e estudando em escola pública; Bogotá – jornal - Guaporé Classe contábil: palestras em escolas abordando: receitas municipais (impostos)- quem paga a cta; como é gasto (invest em educação, saúde, ....custo lixo, conserv praça; custo manut escola (caso pública); Se professor em escola ou universdade (como colaborar com a rede nacional da cidadania)

19 Exemplos que vou usar: Tela inicial: Sobre Eduardo iniciou processo em matingá e Pedro no RS; sobre voluntariado; Tela Sta. Maria, Lajeado e Itaqui – serão os nossos incentivadores, disseminadores em todo o estado.


Carregar ppt "O Controle Social na Gestão Pública Painel: Observatórios Sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google