A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM CASAL ADENTRA EM UM SUPERMERCADO, ACOMPANHADO DO SEU FILHO; UM ADOLESCENTE DE 13 ANOS. ELES COMEÇAM A FAZER SUAS COMPRAS, E O FILHO SE DISTANCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM CASAL ADENTRA EM UM SUPERMERCADO, ACOMPANHADO DO SEU FILHO; UM ADOLESCENTE DE 13 ANOS. ELES COMEÇAM A FAZER SUAS COMPRAS, E O FILHO SE DISTANCIA."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 UM CASAL ADENTRA EM UM SUPERMERCADO, ACOMPANHADO DO SEU FILHO; UM ADOLESCENTE DE 13 ANOS. ELES COMEÇAM A FAZER SUAS COMPRAS, E O FILHO SE DISTANCIA DISTRAIDO COM AS COISAS QUE MAIS LHE CHAMA A ATENÇÃO. NUM DETERMINADO MOMENTO ELE RETORNA ATÉ SEUS PAIS QUE ENCONTRAVAM-SE AINDA FAZENDO COMPRAS; E COM GESTOS DE ESPONTANEIDADE COMO AS CRIANÇAS CONSEGUEM SE COMUNICAR, RETIRA DO BOLSO TRÊS BOMBONS E OS PRESENTEA COM DOIS. UM PARA CADA UM! ELE HAVIA IDO A UMA BANCA DE REVISTAS E ADQUIRIDO AQUELE BOMBOM, PAGO COM SEU PRÓPRIO RECURSO.

4 EIS QUE QUANDO O MESMO ENTREGA AO PAI AQUELE BOMBOM TEVE UMA TRISTE SURPRESA : O PAI AOS GRITOS, PERTO DE TODAS AS PESSOAS QUE ALI SE ENCONTRAVAM, O ATRIBUI REPETIDAS VEZES: IDIOTA... IDIOTA... IDIOTA... SEQUER JUSTIFICA, APENAS ASSIM O CHAMA E ORDENA-LHE SAIR DALI IMEDIATAMENTE COM AQUELES BOMBONS. ELE ATÔNITO NÃO ACREDITANDO NO QUE VIA NO QUE OUVIA... APENAS RESPONDE: EU VIM APENAS TRAZER-LHES ESTES BOMBONS QUE COMPREI COM MEU DINHEIRO, PORQUE ESTÁ GRITANDO ASSIM COMIGO?

5 NESTES MOMENTOS DE IRA SE OLHÁSSEMOS PARA O ESPELHO E OUVÍSSEMOS A NOSSA VOZ, TERIAMOS MEDO E NÃO NOS RECONHECERÍAMOS TAMANHO O DESIQUILIBRIO... PASSARÍAMOS MAIS A FIGURA DE MONSTROS DO QUE DE HUMANOS...

6 AQUELE JOVEM SAIU DALI CABISBAIXO, COM OS OLHOS LACRIMEJANDO, QUERENDO QUE NINGUÉM TIVESSE VISTO E OUVIDO AQUELA CENA QUE O ENVOLVIA. QUANDO O CASAL TERMINOU SUAS COMPRAS ELE ADENTROU NO CARRO E COLOCOU AQUELE MESMO BOMBOM EM CIMA DO PAINEL PARA O PAI. QUERIA AINDA PRESENTEAR-LHE, MESMO MAGOADO!

7 MAS O PAI CONTINUOU EM SEU TRISTE GESTO DE HOMEM DURO, QUE SABE QUE ERROU EM SUA POSTURA, QUE SE EQUIVOCOU EM SUA AVALIAÇÃO, MAS QUE NÃO PODIA PELO SEU PRIMITIVO AUTORITARISMO; VOLTAR ATRÁS E PEDIR-LHE DESCULPAS. EM CASA, LOGO QUE CHEGOU, O FILHO FOI IMEDIATAMENTE PARA O QUARTO E ALI CHOROU COPIOSAMENTE POR LONGOS MINUTOS ATÉ QUE O SONO O POLPOU E ALI ADORMECEU. TALVEZ SONHANDO QUE AO ACORDAR, SABERIA QUE TUDO AQUILO NÃO TINHA PASSADO DE APENAS UM TRISTE SONHO.

8 FICAMOS A MEDITAR : O TEMPO VAI PASSAR. PELO IMPOSITIVO DESTE MESMO TEMPO, ADULTO O ADOLESCENTE VAI FICAR. OUTROS ACONCHEGOS IRÁ COM CERTEZA, BUSCAR. OUTRAS PESSOAS DISTANTES DO SEU LAR VAI QUERER UM DIA PRESENTEAR: COM FLORES? COM BOMBONS? E QUANDO AO INVÉS DE CHAMADO DE IDIOTA, RECEBER UM GRANDE SORRISO DE AGRADECIMENTO E UM CALOROSO ABRAÇO, PENSARÁ: SÃO ESTAS PESSOAS QUE ALEGRIA PROPORCIONAM AO MEU CORAÇÃO; É PERTO DELAS QUE VOU QUERER AGORA FICAR.

9 OUTROS SENTIMENTOS E GESTOS O CATIVARAM! OUTRAS PESSOAS, O CONQUISTARAM! E AQUELE LAR IRÁ SE TRANSFORMAR PARA ELE APENAS NUMA DISTANTE RECORDAÇÃO QUE NEM SABE SE VAI QUERER LEMBRAR, PORQUE CONSEGUIRAM EM SEU CORAÇÃO, ESTAS TRISTES MARCAS DEIXAR. “TUDO VOLTA, MENOS A OPORTUNIDADE ESQUECIDA QUE SERÁ SEMPRE UMA PERDA REAL.”

10 QUE PENA! DE UMA SAUDÁVEL COMPRA DE SUPERMERCADO, PODERIAM ALEGRES DALI SAIREM E TER OPTADO POR UM PROGRAMA JUNTOS EM FAMILIA; COMO ASSISTINDO UM BOM FILME E SABOREANDO UM GOSTOSO BOMBOM. E TODO ESTE EPISÓDIO PASSARIA A SER APENAS UMA SIGNIFICANTE CENA DESTE FILME A SERVIR-LHES DE APRENDIZADO, DE EXEMPLO; PARA QUE NAQUELE LAR, O RESPEITO, A CONFIANÇA E O AMOR, NUNCA PUDESSEM VIR A LHES FALTAR.

11 ACORDEMOS PAIS! AINDA É TEMPO DE FAZER TUDO DIFERENTE! FICARMOS SEPARADOS DOS FILHOS NA FASE ADULTA, FAZ PARTE DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS E REALIDADES EXISTENCIAIS. “NÃO OS CRIAMOS PARA NÓS, MAS PARA A VIDA.”

12 MAS PODEMOS INDEPENDENTE DA IMPOSITIVA ALTERNÂNCIA, PRESENÇA E DISTÂNCIA; FAZER-NOS PRESENTES EM SUAS VIDAS ATRAVÉS DE CARINHOSAS E DOCES LEMBRANÇAS; E ELES A NÓS, SEMPRE JUNTOS ESTARÃO, MESMO QUE DISTANTES; PELO AMOR SENTIDO E EXEMPLIFICADO QUE SOUBEMOS LHES PASSAR, PARA QUE PUDESSE UM DIA FLORESCER NO TERRENO DOS SEUS CORAÇÕES.

13 ISTO É PLANTIO! ISTO É COLHEITA! ISTO É BUSCARMOS EXERCER A NOSSA GLORIOSA MISSÃO COM SABEDORIA!

14 Autoria do Texto Linda Lucia Formatação: Ana Maciel


Carregar ppt "UM CASAL ADENTRA EM UM SUPERMERCADO, ACOMPANHADO DO SEU FILHO; UM ADOLESCENTE DE 13 ANOS. ELES COMEÇAM A FAZER SUAS COMPRAS, E O FILHO SE DISTANCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google