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Desenvolvimento de Embalagens

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Embalagens"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Embalagens
Aula 7: Composição: forma, cor e tipologia. Desenvolvimento de Embalagens

2 Forma Podemos classificar os elementos do desenho bidimensional em 3 grandes grupos: Conceituais: ponto linha e plano São “percebidos” pelo homem. Visuais: formato, tamanho cor e textura. São “percebidos” e “somados” pelo homem. Relacionais: posições, direção espaço e peso (gravidade) São “percebidos” , “somados” e “somados” pelo homem.  Formando o tridimensional. (profundidade)

3 Como percebemos a forma?
Linha (seu contorno) Peso e Tamanho (quantitativo e qualitativo) Textura (original e representada) Valor tonal (acromáticos e cromáticos) Posição espacial (na gôndola) Tudo isso influencia na forma, por exemplo, tamanho + cor, conhecendo as cores e a influencia do tamanho poderemos criar um frasco de xampu mais vertical com cores claras para dar a impressão que existe mais produto dentro do frasco.

4 Conceitos compositivos
Configuração: é o conjunto de relações organizacionais que define os objetos no campo visual, isto é, é a percepção da imagem como um todo: figura principal, o fundo, as figuras secundárias, a cor, a textura.

5 Equilíbrio visual Do ponto de vista da física, o equilíbrio é o estado no qual as forças que agem sobre um corpo se compensam mutuamente, ele é obtido por meio de duas forças de igual resistência em direções opostas.  O equilíbrio e a proporção fazem parte da natureza e quando o equilíbrio não é de forças iguais, o nosso olho se encarrega de sentir o equilíbrio ou o desequilíbrio. No caso da embalagem, a relação de proporção, precisa haver um predominância visual daquilo que queremos realçar, ou a marca em destaque, ou o apptite apple.

6 Equilíbrio visual O equilíbrio visual sempre possui um centro de gravidade, e é a partir dele que devemos nos basear. O equilíbrio é um estado de pausa, tranqüilidade.

7 Equilíbrio visual Assim classificamos o equilíbrio visual, em 4 tipos:
Axial simétrico Axial assimétrico Oculto Radial

8 Equilíbrio visual

9 Equilíbrio visual Centralizado em algum eixo que estará centralizado em relação ao espaço centralizado num eixo, mas não centralizado no espaço, assim uma parte pode ter uma forma maior que a outra. Sem eixos explícitos. As partes apesar de não serem exatamente iguais, se equivalem, levando em conta o tamanho dos objetos, seu valor tona e sua posição no campo visual É determinado pela rotação de um ponto no espaço e pela expansão no campo visual em forma radial e progressiva.

10 Tensão espacial É o grau de força que os objetos contidos no campo visual projetam uns nos outros. O tamanho, o valor tonal e a posição no espaço interferem nesta relação. Alta Media Baixa

11 Peso É a força de atração que a terra exerce sobre todo corpo que possui massa. Quanto maior o objeto, mais ele parecerá pesado. Ao adicionarmos cor também influenciamos no peso visual dos objetos.

12 Peso As cores claras ampliam e as cores escuras diminuem.
Nas luzes das cores: O magenta e o verde equilibram-se 50% O amarelo e o violeta: 1/3 e 2/3 respectivamente O laranja e o cian: 2/5 e 3/5 respectivamente.

13 Peso  O local onde o objeto se situa também influencia no peso. Os objeto na parte inferior geralmente pesam mais do que aqueles que estão na parte superior, pois a força central é menor do que em outras áreas. Acostumados com a linha do horizonte, percebemos uma paisagem como duas áreas horizontalmente divididas, em que a inferior tende a ser vista como figura e o superior como fundo.

14 Planos: Figura/fundo e profundidade
As cores escuras tendem a ser vistas como fundo e as claras como figura em primeiro plano, mas podemos induzir o olhar para enxergarmos o inverso

15 Planos: Figura/fundo e profundidade
Os splashes são convexos pois costumam atrair para si a atenção na sua forma.

16 Planos: Figura/fundo e profundidade
Os primeiros planos são mais pesados que os demais, pois a medida que se afastam vão diminuindo o tamanho, mas aumento o seu peso, compensado e equilibrando a composição. O isolamento tem um peso visual muito maior. Em muitas embalagens cleans, com poucas informações visuais, apresentam uma força atrativa impressionante.

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18 Planos: Figura/fundo e profundidade
 A profundidade do objeto determina qual é seu grau de importância na composição visual. A sobreposição também é uma ferramenta usada para representar profundidade. A da frente é o plano principal e o objeto de trás é o secundário.

19 Direção Ao representar os objetos em uma direção diagonal, percebemos um movimento direcional. O peso conseguido por intermédio da cor pode ser balanceado pela localização, dando uma direção.

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21 O significado das formas
Verticais: altitude, força, dignidade, solenidade e segurança Triângulos: permanência segurança, estabilidade e altitude Horizontais: repouso, tranqüilidade, comodidade e paz. Curvas: graça, movimento e direção Espirais: ação, excitação, força, poder e rotação.

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23 O significado das formas
 Círculos: Movimento, igualdade, eternidade, centro, imensidão. Ovais: direção, ação e choque.  Os elementos curvos tem sempre a sensação de movimento. Ângulos, setas: direção ação e choque. Radiação: expressa impacto atenção. Linhas obliquas: caos, confusão, combate e choque.

24 COMPOSIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO
É a arte de dispor os elementos visuais compondo unidades informativas e significantes. Os elementos periféricos devem sempre trabalhar para elevar e colocar em destaque o elemento central, evitando competir com ele e reduzir sua força de comunicação.

25 O que é cor? A cor de um material é determinada pelos comprimentos de onda dos raios luminosos que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor.

26 Teoria das cores Sistema RGB - (Red-Green-Blue) – Aditivo ou cor Luz
Utilizados em monitores, televisão, Sol, etc. em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul + Verde = Branco. Sistema CMYK – (Cyan- Magenta- Yellow- Black) - subtrativo ou cor pigmento Este sistema corresponde ao "CMYK" das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não emissores de luz). Classificação das cores (processo substrativo)

27 Influência das cores Branco – paz, pureza, asseio, leveza, higiene, frio, harmonia, inocência, invisibilidade e o infinito. Próxima a tons de azul, possui efeito refrescante e antisséptico. Preto – escuro, compacto, sujeira, morte, elegância, principalmente combinado com ouro, prata ou cobre. Cinza - Indecisão, falta de energia, medo, monotonia, depressão, serenidade, inverno. Depende muito do contexto. Vermelho – vivacidade, virilidade, dinamismo, calor, paixão, excitação fogo, mulher, força, energia, impulsividade, dignidade.

28 Influência das cores Marrom – Utilidade, realidade, se for escuro, possui os mesmos atributos do preto. Rosa – Doce, romântico, suave, feminilidade, delicadeza, intimidade. Laranja – Ação comunicação generosidade, calor, euforia, alegria, apetite, senso de humor. Amarelo –sol, calor, alegria, luz, verão, Jovialidade, vivacidade. Ótima força de contraste. Sua luminosidade tornam as coisas mais amplas.

29 Influência das cores Verde – primavera, natureza, campo, folhas, mar, vida, bem-estar, tranqüilidade, segurança, liberdade, firmeza, coragem, esperança. Quanto mais claro, mais descontraído. Azul – Profundo, relaxante, fresco como a água. Solene e profundo se mais escuro. Limpo e higiênico se mais claro. Violeta – mistério, meditação, místico. Pode ser triste, ou fantasiosa. Pastéis - Moderação e suaviza o matiz Modernos e excêntricos - Exclusividade.

30 Influência das cores Chocolate – marrom (claro ou escuro), vermelho, alaranjado, ocre, rosa. •Café – dourado, marrom-escuro, laranja, verde, amarelo, vermelho ou areia. •Leite – branco, azul-claro, amarelo, verde – às vezes toques de vermelho.

31 Influência das cores Massas – vermelho, dourado, azul-celeste, branco
Chá e mate – vermelho, marrom, amarelo, verde (dependendo do sabor do chá)

32 Influência das cores Desinfetantes – vermelho, azul- marinho, branco , verde Cervejas – dourado, prateado, azul-prateado, vermelho Produtos para bebês – azul- claro, rosa, creme, tons suaves em geral

33 A COR Provoca estímulo visual como nenhum outro. Trata-se talvez da decisão mais importante num projeto de design.

34 Tipologia A função do tipo é transmitir uma informação codificada por meio do texto, ou seja deve ser legível. Por isso toda a beleza e toda a harmonia devem ser construídas ao redor deste princípio, preservando o conforto da leitura.

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36 O que torna a fonte legível?
Espaço entre as letras Espaço entre as linhas Peso Cor (contraste para obter a legibilidade)

37 Conclusão As regras de composição são basicamente as mesmas para qualquer trabalho de design, mas como a leitura, ou melhor, a percepção da embalagem precisa ser rápida, compomos em blocos as informações principais.

38 Bibliografia Design de embalagem Do marketing a produção Celso Negrão e Eleida Camargo


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