A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. DO SOL AO AQUECIMENTO 1. 1. Energia – Do Sol para a Terra 1.1.2. Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. DO SOL AO AQUECIMENTO 1. 1. Energia – Do Sol para a Terra 1.1.2. Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien."— Transcrição da apresentação:

1 1. DO SOL AO AQUECIMENTO Energia – Do Sol para a Terra Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien

2 Emissão e absorção de radiação Qualquer que seja a sua temperatura (superior a 0 K), um corpo emite energia sob a forma de radiação devido à agitação térmica das suas partículas. De acordo com a Teoria Corpuscular, a temperatura de um corpo é uma medida da agitação térmica das suas partículas. À radiação emitida deste modo chama-se radiação térmica. A radiação térmica é, igualmente, radiação electromagnética: a designação “térmica” apenas caracteriza a causa que o provocou – a temperatura.

3 Lei de Stefan - Boltzmann DE QUE DEPENDE A QUANTIDADE DE ENERGIA EMITIDA POR UMA SUPERFÍCIE? Temperatura a que o corpo se encontra - T Tendência de um corpo para emitir radiação (emissividade) -  Área da superfície emissora - A MODELO DO CORPO NEGRO Corpo negro – corpo ideal que absorve a quantidade máxima possível de radiação incidente. Como não reflecte, nem transmite qualquer tipo de radiação é também um emissor perfeito ( 

4 Lei de Stefan - Boltzmann , para um corpo negro (absorve e emite o máximo de radiação)  para um corpo completamente reflector (não absorve nem emite radiação) Potência total emitida (W) Emissividade do material Constante de Stefan- Boltzmann Área da superfície Temperatura (K)

5 Lei do deslocamento de Wien Os corpos não emitem com a mesma intensidade todos os comprimentos de onda. Absorvem radiação de acordo com o seu factor de absorção; Emitem radiação de todas as frequências, de acordo com a sua temperatura, embora umas com mais intensidade que outras; Os corpos apresentam “cores” diferentes conforme a temperatura a que se encontram.

6 Lei do deslocamento de Wien Terra (300K) – emite fundamentalmente na gama do IV; Sol (6000K) – emite fundamentalmente na zona do visível, mais propriamente na zona do amarelo; Corpo a 800ºC emite radiação visível, apresentando uma cor vermelha, embora a maior parte da energia emitida pertença à região dos IV; Quanto maior a temperatura dum corpo, menor será o comprimento de onda da radiação com intensidade máxima que ele emite;

7 Emissão e absorção de radiação O poder absorvente de um corpo depende da frequência da radiação incidente, da temperatura a que o corpo se encontra e da natureza da superfície; Em simultâneo com o processo de absorção, ocorre o processo de emissão de energia, o que permite aos corpos estar em equilíbrio térmico com a vizinhança;

8 Emissão e absorção de radiação Uma superfície negra é boa absorvedora e também boa emissora de radiação (incluindo radiação visível) – 97% de absorção e emissão; 3% de reflexão; Uma superfície clara é também boa absorvedora e emissora de radiação, embora não absorva na zona do visível – 95% de absorção e emissão; 5 % de reflexão; Uma superfície espelhada é boa reflectora de radiação e, consequentemente, má absorvedora e má emissora de radiação – 90% de reflexão; 10 % de absorção e emissão; Usam-se roupas escuras no Inverno. Usam-se roupas claras no Verão. Não são estéticas nem viáveis de fabricar, mas seriam ideais no Verão.


Carregar ppt "1. DO SOL AO AQUECIMENTO 1. 1. Energia – Do Sol para a Terra 1.1.2. Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google