A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impressionismo. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impressionismo. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século."— Transcrição da apresentação:

1 Impressionismo

2 O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX; O termo impressionismo foi imprimido ao trabalho de um grupo de artistas que acreditavam na impressão do momento como algo tão expressivo que bastava para superar as técnicas tradicionais acadêmicas.

3 Impressionismo O grupo impressionista francês era composto por: Claude Monet; Camille Pissaro; Berthe Morisot; Mary Cassat; Pierre-Auguste Renoir; Edgar Degas; Édouard Manet.

4 Impressionismo Além da França, o impressionismo se espalhou por outros países, como os Estados Unidos; O Impressionismo foi o ponto de partida para inúmeros artistas desenvolverem seu próprio estilo, como Tolousse-Loutrec, Vincent Van Gogh e Paul Cézanne;

5 Impressionismo Os artistas impressionistas franceses realizaram inúmeras exposições em Paris entre 1874 e 1886; Foram inicialmente ridicularizados pela crítica e opinião pública por não seguirem as tradições pictóricas que vinham sendo solidificadas desde o Renascimento; Aos poucos, foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.

6 Valorizavam os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural; O volume e a solidez das pinturas tradicionais começam a ser desrespeitadas, dando lugar às vanguardas estéticas do séc. XX; Eram fiéis aos objetos retratados (sendo descendentes do realismo), porém as realizavam como se apresentavam, sob os efeitos do olhar e das mudanças de luz diária; Características

7 Impressionismo - características As cores eram de fundamental importância, sendo um elemento extremamente expressivo em sua arte; A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol;

8 Impressionismo - características As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens; As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá-las no passado;

9 Impressionismo - características Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos;

10 Impressionismo - características As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.

11 Impressionismo na Literatura Caracteriza-se pelo registro da realidade no espírito do artista, isto é, a impressão e a emoção por ela despertadas em um determinado momento; Capta o instante, o efêmero e traduz artisticamente as vibrações, os sentimentos e as emoções que permanecem no seu espírito.

12 O ATENEU, DE RAUL POMPEIA (1863-1895)

13 Gênero: romance de formação – memorialista (como “Menino de engenho”, de José Lins do Rego) Foco narrativo: 1ª- pessoa (Sérgio adulto) Espaço: Rio de Janeiro – o ATHENAEUM – Ateneu: o internato/colégio (microcosmo da sociedade monarquista/conservadora) – romance de espaço Tempo: época: fim do século XIX; Tempo da narrativa: um ano escolar “condensado”;

14

15 Protagonista: Sérgio (adulto que relembra sua infância/colégio – a passagem da infância para a juventude) — personagem esférica/complexa/1ª pessoa (Realismo) Personagens: planas, típicas e caricatas (Naturalismo) Aristarco / diretor = caricatura do poder monárquico (conservadorismo/hipocrisia) e da pedagogia Ema / esposa de Aristarco - anagrama de “mãe” e de “ame”; Ângela / empregada: personificação da sexualidade; Professores : “intelectualidade” (entre modernos/científicos X conservadores/atrasados: Mânlio, Bataillard, Delille, Venâncio etc. Alunos: Rabelo, Sanches, Franco, Rômulo, Bento Alves, Malheiro, Egbert, Nearco, etc. - tipos e caracteres diversos – o grupo/coletividade.

16

17 Claude Monet 1840-1926 É considerado o fundador do Impressionismo. São famosas suas pesquisas sobre os ideais impressionistas, como a representação de um objeto em diferentes horas do dia e sob diferentes luzes.

18 Claude Monet 1840-1926

19

20

21 Monet

22

23 Claude Monet 1840-1926

24 Renoir

25 Pierre Auguste Renoir

26 Pierre Auguste Renoir The Moulin de la Galette

27 Pierre Auguste Renoir 1881

28 Pierre Auguste Renoir Rosas - 1885

29 Renoir Duas garotas no piano

30 Renoir Duas garotas lendo

31 Renoir A leitura

32 Bazille

33

34 Degas

35

36

37

38 Pissarro

39

40

41 Potthast – Impressionismo Americano

42 Otto Stark – Impressionismo Americano

43 Édouard Manet Apesar de nunca ter exposta com os impressionistas, algumas de suas pinturas obedeciam a este estilo; Sua carreira passou por diversas fases e costuma ser considerado um pintor tanto realista como impressionista.

44 Édouard Manet

45

46

47

48

49


Carregar ppt "Impressionismo. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google