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I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente FORMACÃO DOS DOCENTES E OS DESAFIOS DO NOVO PNE Márcia Angela S. AGUIAR Universidade.

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1 I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente FORMACÃO DOS DOCENTES E OS DESAFIOS DO NOVO PNE Márcia Angela S. AGUIAR Universidade Federal de Pernambuco – Brasil

2 FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Projeto de Nação – democracia e participação política Educação - formação humana e qualificação profissional Movimento dos educadores e conferências nacionais: a disputa de projetos

3 População (2010)

4 Nº de profs. na Educação Básica (2009): Nº de professores por nível de ensino: Creche (0-3 anos): Pré-escola (4-5 anos): Ensino Fundamental I (6-10 anos): Ensino Fundamental II (11-14 anos): Ensino Médio (15-17 anos): BRASIL Nº de profs. na Educação Básica (2009): Nº de professores por nível de ensino: Creche (0-3 anos): Pré-escola (4-5 anos): Ensino Fundamental I (6-10 anos): Ensino Fundamental II (11-14 anos): Ensino Médio (15-17 anos): Perfil do professor da educação básica no Brasil? - Mulheres: 81,5% - Idade: 58% têm até 40 anos Perfil do professor da educação básica no Brasil? - Mulheres: 81,5% - Idade: 58% têm até 40 anos - 23% trabalham em mais de uma escola - 23% trabalham em mais de uma escola - 67,8% dos profs. do ensino fund. possuem nível superior. - 67,8% dos profs. do ensino fund. possuem nível superior. Piso salarial do magistério (40h semanais) Piso salarial do magistério (40h semanais) 2009: R$: 950,00 ( US$ 475) 2009: R$: 950,00 ( US$ 475) 2010: R$: 1.024,67 ( US$ 512) 2010: R$: 1.024,67 ( US$ 512) 2011: R$: 1.187,00 ( US$ 593) 2011: R$: 1.187,00 ( US$ 593) 2012: R$ 1.450,86 ( US$ 725) 2012: R$ 1.450,86 ( US$ 725) Plano de carreira: 43% dos municípios Plano de carreira: 43% dos municípios Perfil do professor da educação básica no Brasil? - Mulheres: 81,5% - Idade: 58% têm até 40 anos Perfil do professor da educação básica no Brasil? - Mulheres: 81,5% - Idade: 58% têm até 40 anos - 23% trabalham em mais de uma escola - 23% trabalham em mais de uma escola - 67,8% dos profs. do ensino fund. possuem nível superior. - 67,8% dos profs. do ensino fund. possuem nível superior. Piso salarial do magistério (40h semanais) Piso salarial do magistério (40h semanais) 2009: R$: 950,00 ( US$ 475) 2009: R$: 950,00 ( US$ 475) 2010: R$: 1.024,67 ( US$ 512) 2010: R$: 1.024,67 ( US$ 512) 2011: R$: 1.187,00 ( US$ 593) 2011: R$: 1.187,00 ( US$ 593) 2012: R$ 1.450,86 ( US$ 725) 2012: R$ 1.450,86 ( US$ 725) Plano de carreira: 43% dos municípios Plano de carreira: 43% dos municípios Matriculas na EAD em 2009: Pedagogia concentra 34,2% das matríc. de EAD

5 - Analfabetismo: 14 milhões não sabem ler nem escrever - Obrigatoriedade de 4 a 17 anos até Taxas de atendimento da educação infantil (0-6 anos) e ensino médio (15-17 anos) - Jornada Escolar Média: - 4 horas e meia - 4 horas e meia - 3 turnos (matutino, vespertino e noturno) - 3 turnos (matutino, vespertino e noturno) - Escolas de tempo integral? - Acesso, permanência e qualidade da Educação: Qual padrão de qualidade? Qual gestão? Qual padrão de qualidade? Qual gestão? Qual currículo? Quais professores? Qual avaliação? Qual currículo? Quais professores? Qual avaliação? - Analfabetismo: 14 milhões não sabem ler nem escrever - Obrigatoriedade de 4 a 17 anos até Taxas de atendimento da educação infantil (0-6 anos) e ensino médio (15-17 anos) - Jornada Escolar Média: - 4 horas e meia - 4 horas e meia - 3 turnos (matutino, vespertino e noturno) - 3 turnos (matutino, vespertino e noturno) - Escolas de tempo integral? - Acesso, permanência e qualidade da Educação: Qual padrão de qualidade? Qual gestão? Qual padrão de qualidade? Qual gestão? Qual currículo? Quais professores? Qual avaliação? Qual currículo? Quais professores? Qual avaliação? EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS

6 FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE Aonde estão sendo formados os professores para atuar na educação Básica? Aonde estão sendo formados os professores para atuar na educação Básica? Como está a qualidade dessa formação? Como está a qualidade dessa formação? Qual tem sido a valorização efetiva Qual tem sido a valorização efetiva (planos de carreira e salário)? (planos de carreira e salário)?

7 Escolas de Ensino Médio: Curso de Magistério/Normal Escolas de Ensino Médio: Curso de Magistério/Normal Universidades: Universidades: - Institutos de conteúdos específicos: Licenciaturas - Institutos de conteúdos específicos: Licenciaturas - Faculdades de educação: - Faculdades de educação: - Curso de pedagogia/especialistas; - Curso de pedagogia/especialistas; - Formação pedagógica das Licenciaturas - Formação pedagógica das Licenciaturas Institutos Superiores de Educação (Outras IES) Institutos Superiores de Educação (Outras IES) - Normal Superior/Pedagogia - Normal Superior/Pedagogia - Licenciaturas - Licenciaturas - Programas de formação para portadores de diploma - Programas de formação para portadores de diploma - Programas de educação continuada - Programas de educação continuada CEFETs/ IFs/ Universidade Tecnológica: Licenciaturas CEFETs/ IFs/ Universidade Tecnológica: Licenciaturas Escolas de Ensino Médio: Curso de Magistério/Normal Escolas de Ensino Médio: Curso de Magistério/Normal Universidades: Universidades: - Institutos de conteúdos específicos: Licenciaturas - Institutos de conteúdos específicos: Licenciaturas - Faculdades de educação: - Faculdades de educação: - Curso de pedagogia/especialistas; - Curso de pedagogia/especialistas; - Formação pedagógica das Licenciaturas - Formação pedagógica das Licenciaturas Institutos Superiores de Educação (Outras IES) Institutos Superiores de Educação (Outras IES) - Normal Superior/Pedagogia - Normal Superior/Pedagogia - Licenciaturas - Licenciaturas - Programas de formação para portadores de diploma - Programas de formação para portadores de diploma - Programas de educação continuada - Programas de educação continuada CEFETs/ IFs/ Universidade Tecnológica: Licenciaturas CEFETs/ IFs/ Universidade Tecnológica: Licenciaturas Qualidade: IES Públicas X IES Privadas 20% Licenc. FORMAÇÃO DE PROFESSORES Instituições e cursos Matriculas na Educação Superior (2009): Públicas: (25%) Privadas: (74%)

8 Bacharelado X Licenciatura: baixo prestígio e desvalorização da licenciatura;professor e prestígio;valorização do bacharelado;pesquisador Bacharelado X Licenciatura: baixo prestígio e desvalorização da licenciatura;professor e prestígio;valorização do bacharelado;pesquisador ; teoria-prática; disciplinas de conteúdo pedagógico-disciplinas de conteúdo específico Dicotomia/separação ensino-pesquisa; teoria-prática; disciplinas de conteúdo pedagógico-disciplinas de conteúdo específico Desarticulação entre formação acadêmica e realidade prática Desarticulação entre formação acadêmica e realidade prática Ausência de política de formação Ausência de política de formação Complementação pedagógica mínima para os cursos de licenciatura Complementação pedagógica mínima para os cursos de licenciatura Desvalorização do magistério como profissão e da educação como campo de conhecimento Desvalorização do magistério como profissão e da educação como campo de conhecimento Desarticulação das grades curriculares com o perfil do profissional a ser formado Desarticulação das grades curriculares com o perfil do profissional a ser formado Bacharelado X Licenciatura: baixo prestígio e desvalorização da licenciatura;professor e prestígio;valorização do bacharelado;pesquisador Bacharelado X Licenciatura: baixo prestígio e desvalorização da licenciatura;professor e prestígio;valorização do bacharelado;pesquisador ; teoria-prática; disciplinas de conteúdo pedagógico-disciplinas de conteúdo específico Dicotomia/separação ensino-pesquisa; teoria-prática; disciplinas de conteúdo pedagógico-disciplinas de conteúdo específico Desarticulação entre formação acadêmica e realidade prática Desarticulação entre formação acadêmica e realidade prática Ausência de política de formação Ausência de política de formação Complementação pedagógica mínima para os cursos de licenciatura Complementação pedagógica mínima para os cursos de licenciatura Desvalorização do magistério como profissão e da educação como campo de conhecimento Desvalorização do magistério como profissão e da educação como campo de conhecimento Desarticulação das grades curriculares com o perfil do profissional a ser formado Desarticulação das grades curriculares com o perfil do profissional a ser formado Problemas da formação de professores nas Universidades

9 Matriculas na Educação Superior (2009): Públicas: Privadas: Total:

10 Os 10 maiores cursos de graduação em número de matrículas por modalidade de ensino

11 Pedagogia concentra 34,2% das matríc. de EAD Letras, Matemática, Ciências Biológ. e História somam 13% das matric. de EaD. Matriculas na EAD em 2009:

12 POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL Reformas educacionais nas últimas décadas Movimentos na área: papel da sociedade civil A regulação dos cursos de Formação de Professores: formação inicial e continuada Diretrizes Curriculares Nacionais: formulação, implementação e embates

13 A VALORIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A CONAE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE 2010 O protagonismo das entidades do campo educacional – ANPEd, ANPAE, ANFOPE, CEDES, FORUMDIR

14 A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Desafios da agenda e o processo de formação de docentes da educação básica A formação dos funcionários da educação : uma nova questão A constr ução de um Sistema Nacional de Formação de Professores: polêmicas e atores

15 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação 2011 – 2020 CONAE FNE – FEE - SNE

16 METAS Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. Sete estratégias.

17 METAS Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

18 METAS Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação. Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de 11 anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

19 METAS Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino. Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.

20 METAS Meta 20: Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência desta Lei, e, no mínimo, o equivalente a dez por cento do PIB ao final do decênio.


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