A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL AULA DE REVISÃO AV1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL AULA DE REVISÃO AV1."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL AULA DE REVISÃO AV1

2 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Conteúdo Programático desta aula Revisão das aulas 1, 2, 3, 4 e 5

3 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL REVISÃO Europa – Renascença/Renascimento – séculos XV e XVI Reforma Protestante – Contra-Reforma – século XVI Concílio de Trento – 1545 a 1563 Companhia de Jesus – criada em 1534 por Inácio de Loyola e oficializada em Objetivos da Companhia - aumentar o número de fieis para a igreja católica.

4 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Início da colonização brasileira – 1530 – Capitanias Hereditárias Tomé de Souza – Governador Geral – chega em 1549 acompanhado dos primeiros jesuítas chefiados pelo padre Manoel de Nóbrega. Tinham plano de estudos, selecionavam professores e eram muito rígidos. Destaque – Padre José de Anchieta

5 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Século XVIII – Inglaterra – capitalismo industrial. Declínio de Portugal – não acompanhou as transformações. Tentativa de superação – D. José I nomeia Marquês de Pombal como primeiro ministro – déspota esclarecido. Jesuítas não eram convenientes aos interesses comerciais de Portugal. Portugal temia o poder da Companhia.

6 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Expulsão dos jesuítas – 1759 – Tratado de Madri. Ensino oficial após 10 anos. Aulas Régias – autônomas e isoladas – Subsídio literário. Professores mal preparados e mal pagos.

7 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Chegada da Família Real – 1808 Transformações : - Criação da Imprensa Régia; - Criação de uma biblioteca; - Criação do Jardim Botânico; - A Missão Cultural Francesa; - Criação do Museu Real; - Criação de Cursos Superiores;

8 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – Escolas de Direito – São Paulo e Recife - Exames Preparatórios Parcelados - Constituição de instrução primária gratuita a todos os cidadãos.

9 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL LEI GERAL DO ENSINO – Criação de escolas primárias, - Adoção do método lancasteriano, - Escolas públicas de meninas.

10 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Abdicação ao trono – 1831 – período da Regência Ato Adicional – 1834 – autonomia das províncias em organizar a educação primária e secundária. O ensino superior continua sob a responsabilidade da Corte. Colégio Pedro II – 1837

11 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Escola Normal - Primeira Escola Normal – 1835 – Niterói. - Escola Normal de São Paulo – Formação superficial e baixos salários.. Exigências para matrículas. - Abolição da Escravatura – 1888

12 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Última Fala do Trono – D. Pedro II - Criação do Ministério da Educação, - Criação de uma rede de escolas técnicas, - Criação de duas Universidades, - Criação de faculdades isoladas. Neste período acentua-se o viés elitista da educação brasileira.

13 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Questões Segundo Lima (1975) os jesuítas montaram, quase clandestinamente, uma rede escolar, de caráter estritamente profissional (...) a única oportunidade escolar da Colônia em quase três séculos. Com base nos textos e discussões feitas em sala, responda: a)Como se organizou a primeira estrutura educacional do Brasil Colônia? b) Como era a pedagogia jesuíta?

14 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Com relação a educação no período do Império, podemos dizer que o Ato Adicional de 1934 foi o mais duro golpe que a educação poderia ter recebido nesta época, pois se já tínhamos como letra morta todos os projetos de lei e até mesmo a referência constitucional, a partir deste o ensino perde de vez a possibilidade de organicidade. Comente.

15 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Revisão das aulas 1, 2, 3, 4 e 5 RESUMINDO

16 AUL A RAV1 História da Educação no Brasil HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Muito obrigado!!!


Carregar ppt "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL AULA DE REVISÃO AV1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google