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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
AULA DE REVISÃO AV1
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Conteúdo Programático desta aula
• Revisão das aulas 1, 2, 3, 4 e 5 História da \\educação
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REVISÃO • Europa – Renascença/Renascimento – séculos XV e XVI • Reforma Protestante – Contra-Reforma – século XVI • Concílio de Trento – 1545 a 1563 • Companhia de Jesus – criada em 1534 por Inácio de Loyola e oficializada em 1540. Objetivos da Companhia - aumentar o número de fieis para a igreja católica.
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• Início da colonização brasileira – 1530 – Capitanias Hereditárias
• Tomé de Souza – Governador Geral – chega em 1549 acompanhado dos primeiros jesuítas chefiados pelo padre Manoel de Nóbrega. • Tinham plano de estudos, selecionavam professores e eram muito rígidos. • Destaque – Padre José de Anchieta
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• Século XVIII – Inglaterra – capitalismo industrial.
• Declínio de Portugal – não acompanhou as transformações. • Tentativa de superação – D. José I nomeia Marquês de Pombal como primeiro ministro – déspota esclarecido. Jesuítas não eram convenientes aos interesses comerciais de Portugal. • Portugal temia o poder da Companhia.
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• Expulsão dos jesuítas – 1759 – Tratado de Madri.
• Ensino oficial após 10 anos. • Aulas Régias – autônomas e isoladas – Subsídio literário. • Professores mal preparados e mal pagos.
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• Chegada da Família Real – 1808 Transformações :
- Criação da Imprensa Régia; - Criação de uma biblioteca; - Criação do Jardim Botânico; - A Missão Cultural Francesa; - Criação do Museu Real; - Criação de Cursos Superiores;
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INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – 1822
- Escolas de Direito – São Paulo e Recife - Exames Preparatórios Parcelados - Constituição de 1824 “...instrução primária gratuita a todos os cidadãos.”
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LEI GERAL DO ENSINO – 1827 - Criação de escolas primárias, - Adoção do método lancasteriano, - Escolas públicas de meninas.
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• Abdicação ao trono – 1831 – período da Regência • Ato Adicional – 1834 – autonomia das províncias em organizar a educação primária e secundária. • O ensino superior continua sob a responsabilidade da Corte. • Colégio Pedro II – 1837
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- Primeira Escola Normal – 1835 – Niterói.
- Escola Normal de São Paulo – 1846. - Formação superficial e baixos salários. . Exigências para matrículas. - Abolição da Escravatura – 1888
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Última Fala do Trono – D. Pedro II
- Criação do Ministério da Educação, - Criação de uma rede de escolas técnicas, - Criação de duas Universidades, - Criação de faculdades isoladas. Neste período acentua-se o viés elitista da educação brasileira.
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Questões Segundo Lima (1975) “os jesuítas montaram, quase clandestinamente, uma rede escolar, de caráter estritamente profissional (...) a única oportunidade escolar da Colônia em quase três séculos”. Com base nos textos e discussões feitas em sala, responda: Como se organizou a primeira estrutura educacional do Brasil Colônia? b) Como era a pedagogia jesuíta?
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Com relação a educação no período do Império, podemos dizer que o Ato Adicional de 1934 foi o mais duro golpe que a educação poderia ter recebido nesta época, pois se já tínhamos como letra morta todos os projetos de lei e até mesmo a referência constitucional, a partir deste o ensino perde de vez a possibilidade de organicidade. Comente.
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RESUMINDO • Revisão das aulas 1, 2, 3, 4 e 5
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Muito obrigado!!!
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