A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três."— Transcrição da apresentação:

1 Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três partes: -Matemática (figuras planas e espaciais). Clique na região laranja. -História/ Geografia. Clique na região azul mais escura. -Arte. (conhecimento da artista). Clique na região lilás. Maria Ângela Dias dos Santos

2 Arte na matemática! Maria Ângela Dias dos Santos

3 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia Figuras planas e espaciais 1.MatemáticaMatemática A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

4 A obra possui figuras geométricas? Quais são? Quantas são? Retângulo Triângulo Círculo MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

5 Retângulo a b Dois lados iguais maiores (a) Dois outros lados iguais menores (b) b a MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

6 Quadrado a aa a 4 lados iguais. MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

7 Círculo É todo o contorno mais a parte interna de uma forma circular. MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

8 Triângulo Forma plana com o menor número de lados, apenas 3. MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

9 Figuras espaciais MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

10 Tridimensionalidade (3D) Comprimento Largura Altura MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

11 Cubo 6 quadrados MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

12 Paralelepípedo 2 quadrados e 4 retângulos MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

13 Cilindro 2 círculos e 1 retângulo MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

14 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia Figuras planas e espaciais 1.MatemáticaMatemática A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

15 Tarsila do Amaral Artista modernista. Nascimento: 1 de setembro de 1886 em Capivari – SP. Falecimento: 17 de Janeiro de 1973 em São Paulo. MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

16 Estudou em São Paulo e terminou os estudos em Barcelona na Espanha. Passou a infância e adolescência nas fazendas de seu avô e que futuramente foram de seu pai. MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

17 Obras Primeira obra: Sagrado coração de Jesus, pintou aos 16 anos Obra mais famosa: Abaporu MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

18 O homem que come, segundo o dicionário tupi- guarani. Este quadro foi um presente para o poeta e marido Oswald de Andrade Oswald de Andrade deu início ao movimento antropofágico que significa deglutir tudo o que a de bom da cultura européia e transformar em algo bem brasileiro. Abaporu quer dizer: MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

19 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia Figuras planas e espaciais 1.MatemáticaMatemática A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

20 EFCB Obra pintada depois de uma viagem a Minas Gerais. Início da época Pau Brasil das pinturas de Tarsila. Época caracterizada por temas e cores brasileiras. Obra exposta em junho de MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

21 EFCB A Estrada de Ferro Central do Brasil começou a ser construída em Objetivo: ligar a corte (Rio de Janeiro) à São Paulo e Minas Gerais. MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

22 EFCB Rio de Janeiro 1855 Minas Gerais 1883 São Paulo 1891 MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

23 EFCB A Estrada de Ferro Central do Brasil foi dividida. Houve o fechamento de alguns trechos. Alguns trechos foram integrados a outras ferrovias. Falta de investimento. Sistema ferroviário começou a ser substituído por outros meios de transporte. MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

24 EFCB Família real no Brasil – Rio de Janeiro 1855 Início das obras da Estrada de Ferro Dom Pedro II no Rio de Janeiro 1883 A estrada chega a Minas Gerais 1889 A estrada passa a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) 1891 A estrada chega a São Paulo 1924 Tarsila expõe a obra EFCB MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

25 Releitura Depois da contextualização e de tanta informação sobre a obra, por que não fazer a releitura? Professor disponha para o seu aluno diversos materiais, deixe-o livre para usar o computador (paint brush), cola, tesoura, tecido, tinta, papel, argila, entre outros; para que ele possa recriar a obra segundo a leitura dele próprio como aluno. MatemáticaVida e obras História/ Geografia Bibliografia

26 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia Figuras planas e espaciais 1.MatemáticaMatemática A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

27 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª): matemática, v.3 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª série): história, geografia v.5.1 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª série): arte, v.6 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. BARBOSA, Ana Mae. Pesquisa em Arte: Situação Atual. As teses sobre o ensino/aprendizagem da Arte. Disponível em Acesso em 10 de Abril de Familia%20Real%20Portuguesa%20no%20Brasil%20-% htmhttp://paginas.terra.com.br/educacao/jlourenco/Dom%20Jo%E3o%20VI%20e%20a% 20Familia%20Real%20Portuguesa%20no%20Brasil%20-% htm

28 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia Figuras planas e espaciais 1.MatemáticaMatemática A pintora 2. Vida e obras Bibliografia


Carregar ppt "Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google