A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três."— Transcrição da apresentação:

1 Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três partes: Matemática (figuras planas e espaciais). Clique na região laranja. História/ Geografia. Clique na região azul mais escura. Arte. (conhecimento da artista). Clique na região lilás. Maria Ângela Dias dos Santos

2 Arte na matemática! Maria Ângela Dias dos Santos

3 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil
Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

4 A obra possui figuras geométricas? Quais são? Quantas são?
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia A obra possui figuras geométricas? Quais são? Quantas são? Triângulo Retângulo Círculo

5 Retângulo a b b a Dois lados iguais maiores (a)
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Retângulo a b b a Dois lados iguais maiores (a) Dois outros lados iguais menores (b)

6 Quadrado a a a a 4 lados iguais. Matemática Vida e obras
História/ Geografia Bibliografia Quadrado a a a a 4 lados iguais.

7 Círculo É todo o contorno mais a parte interna de uma forma circular.
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Círculo É todo o contorno mais a parte interna de uma forma circular.

8 Triângulo Forma plana com o menor número de lados, apenas 3.
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Triângulo Forma plana com o menor número de lados, apenas 3.

9 Figuras espaciais Matemática Vida e obras História/ Geografia
Bibliografia Figuras espaciais

10 Tridimensionalidade (3D)
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Tridimensionalidade (3D) Altura Largura Comprimento

11 Cubo 6 quadrados Matemática Vida e obras História/ Geografia
Bibliografia Cubo 6 quadrados

12 2 quadrados e 4 retângulos
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Paralelepípedo 2 quadrados e 4 retângulos

13 Cilindro 2 círculos e 1 retângulo Matemática Vida e obras
História/ Geografia Bibliografia Cilindro 2 círculos e 1 retângulo

14 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil
Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

15 Tarsila do Amaral Artista modernista.
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Tarsila do Amaral Artista modernista. Nascimento: 1 de setembro de 1886 em Capivari – SP. Falecimento: 17 de Janeiro de 1973 em São Paulo.

16 Estudou em São Paulo e terminou os estudos em Barcelona na Espanha.
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Passou a infância e adolescência nas fazendas de seu avô e que futuramente foram de seu pai. Estudou em São Paulo e terminou os estudos em Barcelona na Espanha.

17 Obras Primeira obra: “Sagrado coração de Jesus”, pintou aos 16 anos
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Obras Primeira obra: “Sagrado coração de Jesus”, pintou aos 16 anos Obra mais famosa: “Abaporu”

18 Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Abaporu quer dizer: O homem que come, segundo o dicionário tupi-guarani. Este quadro foi um presente para o poeta e marido Oswald de Andrade Oswald de Andrade deu início ao movimento antropofágico que significa “deglutir” tudo o que a de bom da cultura européia e transformar em algo bem brasileiro.

19 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil
Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

20 EFCB Obra pintada depois de uma viagem a Minas Gerais.
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB Obra pintada depois de uma viagem a Minas Gerais. Início da época “Pau Brasil” das pinturas de Tarsila. Época caracterizada por temas e cores brasileiras. Obra exposta em junho de 1924.

21 Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB A Estrada de Ferro Central do Brasil começou a ser construída em 1855. Objetivo: ligar a corte (Rio de Janeiro) à São Paulo e Minas Gerais.

22 EFCB Rio de Janeiro 1855 Minas Gerais 1883 São Paulo 1891 Matemática
Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB Rio de Janeiro 1855 Minas Gerais 1883 São Paulo 1891

23 EFCB A Estrada de Ferro Central do Brasil foi dividida.
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB A Estrada de Ferro Central do Brasil foi dividida. Houve o fechamento de alguns trechos. Alguns trechos foram integrados a outras ferrovias. Falta de investimento. Sistema ferroviário começou a ser substituído por outros meios de transporte.

24 EFCB 1924 1808 1821 1855 1883 1889 1891 A estrada chega a Minas Gerais
Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB 1924 1808 1821 1855 1883 1889 1891 A estrada chega a Minas Gerais A estrada passa a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) A estrada chega a São Paulo Início das obras da Estrada de Ferro Dom Pedro II no Rio de Janeiro Família real no Brasil – Rio de Janeiro Tarsila expõe a obra EFCB

25 Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Releitura Depois da contextualização e de tanta informação sobre a obra, por que não fazer a releitura? Professor disponha para o seu aluno diversos materiais, deixe-o livre para usar o computador (paint brush), cola, tesoura, tecido, tinta, papel, argila, entre outros; para que ele possa recriar a obra segundo a leitura dele próprio como aluno.

26 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil
Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

27 Bibliografia BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª): matemática, v.3 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª série): história, geografia v.5.1 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª série): arte, v.6 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. BARBOSA, Ana Mae. Pesquisa em Arte: Situação Atual. As teses sobre o ensino/aprendizagem da Arte. Disponível em Acesso em 10 de Abril de 2006.

28 A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil
Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia


Carregar ppt "Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google