A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EB1/JI do Lidador Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Vieira de Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EB1/JI do Lidador Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Vieira de Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 EB1/JI do Lidador Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

2 A UEAM do Lidador constitui uma resposta educativa especializada para alunos com Multideficiência. ”A questão da sua educação no sistema de ensino regular insere-se no contexto das discussões relativas à inclusão de indivíduos, (…) uma vez que estes têm os mesmos direitos que os outros, devendo a sociedade encontrar formas de os poder educar, de acordo com as suas necessidades..” Núcleo de orientação educativa e educação especial do ministério de educação. (2003/2004).

3 - Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares visando o desenvolvimento e a integração social e escolar. - Integrar parcialmente estes alunos nas turmas de referência.

4 - Assegurar a criação de ambientes securizantes e significativos; - Proceder às adequações curriculares necessárias;

5 - Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem;

6 - Assegurar apoios específicos ao nível de Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Fisioterapia;

7 - Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar;

8

9 Objectivos: - Criar/desenvolver um sistema de comunicação alternativa ou aumentativa para o aluno com multideficiência; - Ajudar o aluno a comunicar e a interagir; - Facilitar o acesso à linguagem receptiva e expressiva; - Usar diversos meios de comunicação funcionalmente em contexto social alargado.

10 Objectivos: - Orientar os professores/educadores e auxiliares em relação às correctas transferências e posicionamentos, de forma a prevenir lesões quer à criança, quer aos adultos que o transferem; - Fomentar a coordenação motora, o controlo postural e o equilíbrio, de modo a conseguirem executar tarefas de forma mais eficiente; - Promover a sensação de movimento normal, inibindo actividade muscular atípica, facilitando o desenvolvimento de padrões mais normais de função; - Estabelecer ou restabelecer as amplitudes articulares e a força muscular de forma a facilitar a execução de algumas tarefas.

11 Objectivos: - Optimizar o desempenho ocupacional do aluno com necessidades educativas especiais, procurando promover a sua autonomia; - Sugerir formas de desenvolvimento e adaptação de uma actividade normal de sala de aula com vista à participação do aluno; - Sugerir equipamentos e materiais específicos que possam de alguma forma facilitar o desenvolvimento e a aprendizagem; - Melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, de modo a conseguir executar tarefas de forma mais eficiente; - Estabelecer ou restabelecer a mobilidade necessária para as actividades.

12 Neste ano lectivo (2010/11) frequentam a UEAM 9 alunos. Constituem um grupo muito heterogéneo com problemáticas variadas: - Atraso de Desenvolvimento Global, Espectro Autista; - Síndrome de West; - Síndrome Dismórfico; - Síndrome “X” Frágil; - Paralisia Cerebral; - Cegueira; - Síndrome de Sottos; - Cardiopatia Congénita com Hidrocefalia; - Encefalopatia Epiléptica Refractária;

13 - A UEAM funciona das 9h às 15h30, de Segunda a Sexta– feira. - O horário inclui aulas de música e educação física.

14 - O funcionamento da Unidade é assegurado por duas Docentes de Educação Especial em turnos alternados de modo a completar a totalidade do horário. - Conjuntamente trabalham também três Assistentes Pessoais.

15 Uso das Tecnologias de Informação e comunicação na UEAM


Carregar ppt "EB1/JI do Lidador Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Vieira de Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google