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LUCAS MAGALHÃES www.twitter.com/lucasnocontrole Duração Aproximada: 2 horas de conteúdo | 1 hora de avaliações.

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2 LUCAS MAGALHÃES Duração Aproximada: 2 horas de conteúdo | 1 hora de avaliações

3 1= O MARKETING DENTRO DA PUC JR

4 Borderô de pesquisa 1)O Marketing esta sendo usado? 2)De que forma? 3)Esta dando retorno proporcional? 4)Esta dando visibilidade positiva? 5)Em números esta influenciando, e fomentando negócios? 6)As pessoas usam criatividade nos processos de criação? 7)Existe liberdade para as ações? 8)A forma como se divulga a empresa esta adequada à característica de seu setor? 9)Tenho uma matriz PFOA do marketing?

5 BEM VINDO AO MUNDO DAS IDÉIAS BEM VINDO AO “ESCRITÓRIO DE CRIAÇÃO” O escritório de criação foi uma forma de oficializar e reforçar a idéia de que na PUC JR, as idéias são bem vindas e desenvolvidas, que a criatividade é utilizada. As decisões de pautas do Informe Júnior, o passo à passo da criação das peças do Processo Seletivo PUC JR 1º/2011, os banners produzidos para as campanhas tradicionais e sazonais da PUC JR, todos tiveram o selo do EC, ou o crédito como roll de caractere: “escritório de criação” – Fortalecer o conceito (exemplo de peças: site, informe júnior, banners.), etc...

6 Case Informe Júnior Um dos desafios do Marketing da PUC JR era também ter sua imagem estruturada dentro do campus da PUC Minas. Porém é impossível fazer “divulgação” da PUC JR e dos nossos conceitos e ´”formar opinião” sem fazer uma mídia em altas proporções. Assim foi aceito o desafio de se fazer o Jornal da PUC JR. Primeiro: Que conceito queremos passar Segundo: Nome do Jornal Terceiro: Pautas Quarto: Uma boa equipe Quinto: Pré divulgação nas redes sociais Quinto: Entrega do jornal Sexto: Remasterização do 1º Jornal Sétimo: criação audaciosa, assuntos mais densos Oitavo: reposicionamento Nono: Aproximação de stakeholders importantes

7 Ações pontuais... Novo marketing... Manutenção das redes sociais Curtir as pessoas Fazer comentários pontuais (pra quem deve, e na hora exata) Layout arrojado no twitter Banners diversos no face Homenagens dia das mães, ano novo, dia do trabalho (campanha cabeças) Manter contatos com agentes importantes para a JR Prefeito (apoia pelo mesmo motivo – relação Ganha Ganha) Rádios e TV (imprensa e STAFF) Reitor (acompanha de perto nosso crescimento pelo facebook) Assessoria de Comunicação (precisamos dela e ela de novidades) Agências de Publicidade Empresas (geração de novos empregos e estágios e patrocínios, Case NEONUTRI)

8 Ações pontuais... Novo marketing... Novas estratégias corporativas Influenciar e proporcionar a PUC JR, novos horizontes Gerar dinheiro e conceitos Fazer o padrão do pensamento (o que pensam sobre nós) Fazer eventos Valorizar as pessoas, e não somente fazer “propaganda” Ser arrojado e júnior (jovem, moderno, participativo, empreendedor) Criação e Manutenção Elaborar projetos de criatividade e inovação Ouvir sugestões Reciclar as idéias Mudar a LOGOMARCA custe o que custar

9 Briefing O Briefing, é a forma de organizar uma campanha. Usado em rádios e TV’s e agências de PP. Usado na PUC JR. Você vomita as idéias e tem tópicos para organizá-las TÍTULO | MATERIAL | PRODUTO | CAMPANHA | ESTAÇÃO | PROPORÇÃO TEXTOS | IMAGENS | TRILHA | INFORMAÇÕES ADICIONAIS. O Briefing nada mais é que o borderô de alguma campanha. Foi usado para reformular o marketing da PUC JR durante o ano todo.

10 Atividades: 1)Elaborar como será a mecânica da próxima campanha de processo seletivo, a partir do briefing. Tempo de duração, pensamento: 20 minutos | Apresentação: 5 minutos | Grupos de 3 pessoas Recursos: defender a idéia e o conceito, o público que deverão atingir, a repercussão da campanha para o comunidade científica e acadêmica, e o que será necessário para executar tal campanha. Prêmios: Créditos, Certificado de Elaboração da Criação da Campanha de Processo Seletivo 2/2011 – (lembrem que estarão concorrendo também ao prêmio no final do ano de destaque na Empresa Júnior, e as atividades servem como qualificadoras).

11 Propostas de Campanhas Publicitárias para o Processo Seletivo PUC JR 2º / 2011

12 2= CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

13 ASSOCIAÇÃO Quanto maior a exposição a diferentes fontes de conhecimento, maior a probabilidade de fazer intersecções criativas VIAGEM Entrar em contato com outras culturas, outros modos de pensar e enxergar o mundo é um dos mais poderosos elixires da inventividade NECESSIDADE A insatisfação é uma das melhores amigas das novas idéias

14 EXPERIÊNCIA Quanto maior o repertório de alguém em um tema, maiores as chances de aperfeiçoar os processos e inovar DEMANDA Tem sucesso quem consegue atender, com agilidade, aos anseios dos consumidores. PROBLEMA Quebrar a cabeça tentando resolver uma questão exercita o raciocínio e a intuição

15 3= PROCESSO DE CRIAÇÃO - ÓCIO

16 Criação Criação de Peças Publicitárias Informe Júnior (aprendendo na prática) Banners (aprendendo na prática) Site (Campanha eu sou viciado)

17 Processo de Criação Informe Júnior Recursos: Programa Adobe Ilustrator, ou Page Maker, assuntos/temas, criatividade, tempo disponível e criatividade /pesquisa. Não agradamos a todos, por isso deve ser diversificado um jornal. Público crítico. Banners Será sobre o quê? Ficará em qual lugar? Quer chamar que tipo de atenção? Qual o recado a ser passado? Pertence à que grupo de idéias? Conjunto da campanha possui o que mais? Site Criação, layouts? Resumo de todas as ações da empresa. Marketing e E-commerce? Usando o sistema WIX Critérios do E-commerce. Vídeo a seguir...

18 Processo de Criação Programas: Corel Draw, Page Maker Critérios do E-commerce (vídeo aula) PUC JR.PRÉ – site de expectativa

19 Atividades: 1)Um site promocional da campanha que vocês criaram sobre o Processo Seletivo PUC JR Tempo de duração, pensamento e execução: 20 minutos | Apresentação: 5 minutos Trocar as pessoas de grupo. Recursos: papéis, canetas, desenhos no quadro. Explicação lógica. Prêmios: Créditos, Certificado de Elaboração da Criação da Campanha de Processo Seletivo 2/2011 – (lembrem que estarão concorrendo também ao prêmio no final do ano de destaque na Empresa Júnior, e as atividades servem como qualificadoras).

20 Apresentação dos Sites

21 4= SEDUÇÃO DO MARKETING

22 “Sedução de Marketing” Como avalio o Marketing numa Rádio e TV? Qual o impacto das Mídias Sociais hoje? Campanhas (como criar o encantômetro)? Repercussão X Resultados, como medir?

23 Perguntas? UM DE CADA VEZ...


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