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A lucratividade do varejo no modelo atual de comercialização

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Apresentação em tema: "A lucratividade do varejo no modelo atual de comercialização"— Transcrição da apresentação:

1 A lucratividade do varejo no modelo atual de comercialização

2 Calculo do ponto de equilíbrio de uma farmácia

3 Calculo do ponto de equilíbrio de uma farmácia
Descontos 5% sobre faturamento 2.750,00 Imposto Federal Simples 5.4% sobre faturamento 2.835,00 ICMS 17% (crédito débito 9.350,00) 3.980,45 Taxa Cartão de Crédito 20% da venda (4%) 418,00 Taxa Administração Convênio 20% da venda (5%) 522,50 Devolução cheque + Perda Fiado 20% da venda (3%) 313,50 Custo de pagamento da mercadoria 31.585,62 CUSTO MÉDIO DE VENDA R$ ,07 DESPESAS COM PESSOAL 01 Serviço Geral 500,00 02 Balconistas (R$ 800,00) 1.600,00 01 Farmacêutico 1.500,00 01 Proprietário 2.500,00 FGTS + INSS Terceiro 1.380,00 Total da folha pagamento R$ 7.480,00 Aluguel máquina cartão crédito 150,00 Escritório contábil 260,00 Suporte sistema operacional 120,00 Material embalagem, impressos e escritório 300,00 Aluguel do prédio 1.500,00 Conta Água e Luz Conta de telefone 500,00 CRF - IPTU - Alvará – Associações Manutenção de instalações - Quebra e vencidos Seguro da Empresa e de veículos Custo de dispensa de funcionários e benefícios Investimento em propaganda e layout 250,00 Despesas financeiras e taxas bancarias Total de despesas administrativas R$ 4.780,00 TOTAL GERAL DAS DESPESAS 54.665,05

4 A inter-relação entre os setores do mercado farmacêutico

5 A Cadeia do Mercado farmacêutico
Indústrias Propaganda Médica OTC Genéricos Similares Distribuidores Medicamentos- geral Medicamentos – Perfumaria Similares C/ atuação no varejo Farmácias Grandes Redes Pequenas Redes Independentes Associativistas Franquias

6 Relação: Indústria X Distribuidor X Varejo
Indústrias Distribuidores Redes Franquias Associações Independentes Vende para fazer volume, repassa condições comerciais e benefício fiscal, financia prazo Tem contrato de fornecimento com o franqueado, oferece condições iguais aos praticados por todos, financia prazos e direciona verba de marketing Não tem garantia de volume, financia parte dos custos da associação, financia prazo, direciona verba de marketing com baixo nível de retorno para industria Sem regras de relacionamento, depende do volume e da capacidade de negociação do empresário

7 Características, ameaças e oportunidades dos players.

8 Indústrias de Propaganda Médica
Processos e políticas focado em sistemas Criação de demanda focada no médico Empresa totalmente desassociada do varejo Dificuldade de colocação de lançamentos Possibilidade de troca dos produtos receitados Dependência de logística junto ao distribuidor Alto custo em pesquisa e propaganda médica Interferência excessiva dos orgãos reguladores

9 Indústrias de Similares
Dependência de distribuidores regionais (amador) Excesso de indústrias participantes Concorrência predatória entre os participantes Preço médio ao consumidor baixo Necessidade de adaptação à RDC /2003 Necessidade de investimento no parque fabril Aumento de imposto (ICMS)a partir de 01/2005 Informalidade x Volume de participação

10 Indústrias de OTC Processos e políticas focados em sistemas
Alto valor de investimento no distribuidor Material publicitário que não contempla o varejo Varejo com pouco espaço para auto-serviço Lei 5991/73 que não contempla a exposição Promotores sem autonomia para tomar decisão Falta de foco do varejo para este segmento

11 Indústrias de Genéricos
Processos e políticas focados em necessidades de horizontalização dos produtos Alto valor de investimento no distribuidor Alto valor de investimento na regulamentação dos produtos Tempo de espera para liberação dos produtos na Anvisa muito longo Troca do produto genérico por similar no PDV Excesso de indústrias participantes Concorrência predatória entre os participantes

12 Distribuidores Processos e políticas focados em pessoas
Dependência de benefício fiscal como fonte de lucro Multas impagáveis (dependência de liminares) Setor com maior perda na reforma tributária Alto custo operacional X ótima qualidade serviço Dificuldade de acordos comerciais no setor Dificuldade de romper com modelo atual (prazo - desconto) Utilização de verba de marketing que pertence ao varejo como fonte de lucro

13 Redes Corporativas Grupo em crescimento tanto em faturamento como em número de lojas, porém com alto valor de financiamento bancado pelos distribuidores ( prazo e condições comercias). Excelente lucratividade no modelo atual, provavelmente será o setor do varejo que mais perderá com a reforma tributária. Concentração de lojas em grandes centros que não contempla a política de horizontalização de produtos das indústrias.

14 Franquias Custo elevado para participar, principalmente se considerarmos que o modelo é muito mais um licenciamento de marca do que uma franquia, pois o nível de diferenciação de outras lojas é muito pequeno. Pouco investimento do franqueador em treinamento e qualificação dos empresários e colaboradores. Baixo nível de comunicação entre franqueados e franqueadores e concentração de investimento em marketing nas maiores praças.

15 Associações Pouca evolução do modelo inicial que era juntar grupos para comprar melhor. Baixo nível de comprometimento dos associados nas negociações com os fornecedores. Baixo nível de profissionalismo das centrais e expansão dos associados sem critérios. Baixo nível de comprometimento com a layotização das lojas e com os programas para melhoria da qualidade implementados pela central.

16 O Futuro

17 Mercado atual X Mercado Futuro Faturamento do segmento em 2003
Anual Mensal Medicamentos 16,90 Bilhões 1.408 bilhões Perfumaria 2.184 Bilhões 182 milhões Outros 800 milhões 66 milhões Faturamento Total milhões 1.656 milhões Faturamento médio atual R$ ,00 PDV Ponto de equilíbrio R$ ,00 PDV

18 Como serão as farmácias do futuro
Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos Lay-out voltado para o auto-serviço Gestão financeira profissional Estar associada a uma marca forte (redes, franquias ou associativismo) Não dependente da venda de similar Comunicação e diàlogo com o paciente

19 Central com estrutura profissional para dar suporte aos associados
Como deverão ser nossas redes Grupo de participantes integrados e comprometidos com o modelo Farmácias com boa saúde financeira Lojas com padronização interna e externa Central com estrutura profissional para dar suporte aos associados Diretoria remunerada Com gestão de marketing Com integração de dados Fidelidade com Indústria e Distribuidor Eficiência na comunicação Gerenciamento de convênio Lay-out único para todas as lojas Central de compras Com consultor ou supervisor de lojas Gestão de qualificação e treinamento


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