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Programa de Requalificação Empresarial A lucratividade do varejo no modelo atual de comercialização.

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Apresentação em tema: "Programa de Requalificação Empresarial A lucratividade do varejo no modelo atual de comercialização."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Requalificação Empresarial A lucratividade do varejo no modelo atual de comercialização

2 Programa de Requalificação Empresarial Calculo do ponto de equilíbrio de uma farmácia

3 Programa de Requalificação Empresarial Calculo do ponto de equilíbrio de uma farmácia Descontos 5% sobre faturamento2.750,00 Imposto Federal Simples 5.4% sobre faturamento 2.835,00 ICMS 17% (crédito débito 9.350,00) 3.980,45 Taxa Cartão de Crédito 20% da venda (4%) 418,00 Taxa Administração Convênio 20% da venda (5%) 522,50 Devolução cheque + Perda Fiado 20% da venda (3%) 313,50 Custo de pagamento da mercadoria ,62 CUSTO MÉDIO DE VENDAR$ ,07 DESPESAS COM PESSOAL 01 Serviço Geral500,00 02 Balconistas (R$ 800,00)1.600,00 01 Farmacêutico1.500,00 01 Proprietário2.500,00 FGTS + INSS Terceiro1.380,00 Total da folha pagamentoR$ 7.480,00 Aluguel máquina cartão crédito 150,00 Escritório contábil260,00 Suporte sistema operacional120,00 Material embalagem, impressos e escritório 300,00 Aluguel do prédio1.500,00 Conta Água e Luz300,00 Conta de telefone500,00 CRF - IPTU - Alvará – Associações300,00 Manutenção de instalações - Quebra e vencidos 500,00 Seguro da Empresa e de veículos150,00 Custo de dispensa de funcionários e benefícios 150,00 Investimento em propaganda e layout250,00 Despesas financeiras e taxas bancarias 300,00 Total de despesas administrativasR$ 4.780,00 TOTAL GERAL DAS DESPESAS ,05

4 Programa de Requalificação Empresarial A inter-relação entre os setores do mercado farmacêutico

5 Programa de Requalificação Empresarial A Cadeia do Mercado farmacêutico Indústrias Propaganda Médica OTC Genéricos Similares Distribuidores Medicamentos- geral Medicamentos – Perfumaria Medicamentos- Similares C/ atuação no varejo Farmácias Grandes Redes Pequenas Redes Independentes Associativistas Franquias

6 Programa de Requalificação Empresarial Indústrias Distribuidores Redes Franquias Associações Independentes Vende para fazer volume, repassa condições comerciais e benefício fiscal, financia prazo Tem contrato de fornecimento com o franqueado, oferece condições iguais aos praticados por todos, financia prazos e direciona verba de marketing Não tem garantia de volume, financia parte dos custos da associação, financia prazo, direciona verba de marketing com baixo nível de retorno para industria Sem regras de relacionamento, depende do volume e da capacidade de negociação do empresário Relação: Indústria X Distribuidor X Varejo

7 Programa de Requalificação Empresarial Características, ameaças e oportunidades dos players.

8 Programa de Requalificação Empresarial Criação de demanda focada no médico Empresa totalmente desassociada do varejo Dificuldade de colocação de lançamentos Possibilidade de troca dos produtos receitados Dependência de logística junto ao distribuidor Dependência de logística junto ao distribuidor Processos e políticas focado em sistemas Processos e políticas focado em sistemas Alto custo em pesquisa e propaganda médica Interferência excessiva dos orgãos reguladores Interferência excessiva dos orgãos reguladores Indústrias de Propaganda Médica

9 Programa de Requalificação Empresarial Excesso de indústrias participantes Concorrência predatória entre os participantes Concorrência predatória entre os participantes Preço médio ao consumidor baixo Necessidade de adaptação à RDC /2003 Necessidade de investimento no parque fabril Dependência de distribuidores regionais (amador) Dependência de distribuidores regionais (amador) Aumento de imposto (ICMS)a partir de 01/2005 Aumento de imposto (ICMS)a partir de 01/2005 Informalidade x Volume de participação Indústrias de Similares

10 Programa de Requalificação Empresarial Alto valor de investimento no distribuidor Material publicitário que não contempla o varejo Material publicitário que não contempla o varejo Varejo com pouco espaço para auto-serviço Lei 5991/73 que não contempla a exposição Promotores sem autonomia para tomar decisão Processos e políticas focados em sistemas Falta de foco do varejo para este segmento Falta de foco do varejo para este segmento Indústrias de OTC

11 Programa de Requalificação Empresarial Alto valor de investimento no distribuidor Alto valor de investimento na regulamentação dos produtos Alto valor de investimento na regulamentação dos produtos Tempo de espera para liberação dos produtos na Anvisa muito longo Troca do produto genérico por similar no PDV Excesso de indústrias participantes Processos e políticas focados em necessidades de horizontalização dos produtos Concorrência predatória entre os participantes Concorrência predatória entre os participantes Indústrias de Genéricos

12 Programa de Requalificação Empresarial Dependência de benefício fiscal como fonte de lucro Dependência de benefício fiscal como fonte de lucro Multas impagáveis (dependência de liminares) Multas impagáveis (dependência de liminares) Setor com maior perda na reforma tributária Alto custo operacional X ótima qualidade serviço Alto custo operacional X ótima qualidade serviço Dificuldade de acordos comerciais no setor Processos e políticas focados em pessoas Dificuldade de romper com modelo atual (prazo - desconto) Dificuldade de romper com modelo atual (prazo - desconto) Utilização de verba de marketing que pertence ao varejo como fonte de lucro Distribuidores

13 Programa de Requalificação Empresarial Excelente lucratividade no modelo atual, provavelmente será o setor do varejo que mais perderá com a reforma tributária. Excelente lucratividade no modelo atual, provavelmente será o setor do varejo que mais perderá com a reforma tributária. Grupo em crescimento tanto em faturamento como em número de lojas, porém com alto valor de financiamento bancado pelos distribuidores ( prazo e condições comercias). Grupo em crescimento tanto em faturamento como em número de lojas, porém com alto valor de financiamento bancado pelos distribuidores ( prazo e condições comercias). Concentração de lojas em grandes centros que não contempla a política de horizontalização de produtos das indústrias. Redes Corporativas

14 Programa de Requalificação Empresarial Pouco investimento do franqueador em treinamento e qualificação dos empresários e colaboradores. Pouco investimento do franqueador em treinamento e qualificação dos empresários e colaboradores. Custo elevado para participar, principalmente se considerarmos que o modelo é muito mais um licenciamento de marca do que uma franquia, pois o nível de diferenciação de outras lojas é muito pequeno. Baixo nível de comunicação entre franqueados e franqueadores e concentração de investimento em marketing nas maiores praças. Baixo nível de comunicação entre franqueados e franqueadores e concentração de investimento em marketing nas maiores praças. Franquias

15 Programa de Requalificação Empresarial Baixo nível de comprometimento dos associados nas negociações com os fornecedores. Pouca evolução do modelo inicial que era juntar grupos para comprar melhor. Pouca evolução do modelo inicial que era juntar grupos para comprar melhor. Baixo nível de profissionalismo das centrais e expansão dos associados sem critérios. Baixo nível de profissionalismo das centrais e expansão dos associados sem critérios. Baixo nível de comprometimento com a layotização das lojas e com os programas para melhoria da qualidade implementados pela central. Baixo nível de comprometimento com a layotização das lojas e com os programas para melhoria da qualidade implementados pela central. Associações

16 Programa de Requalificação Empresarial O Futuro

17 Programa de Requalificação Empresarial Mercado atual X Mercado Futuro Faturamento do segmento em 2003 AnualMensal Medicamentos16,90 Bilhões1.408 bilhões Perfumaria2.184 Bilhões182 milhões Outros800 milhões66 milhões Faturamento Total milhões1.656 milhões Faturamento médio atualR$ , PDV Ponto de equilíbrioR$ , PDV

18 Programa de Requalificação Empresarial Como serão as farmácias do futuro Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos Lay-out voltado para o auto-serviço Lay-out voltado para o auto-serviço Gestão financeira profissional Gestão financeira profissional Estar associada a uma marca forte (redes, franquias ou associativismo) Estar associada a uma marca forte (redes, franquias ou associativismo) Não dependente da venda de similar Não dependente da venda de similar Comunicação e diàlogo com o paciente Comunicação e diàlogo com o paciente

19 Programa de Requalificação Empresarial Grupo de participantes integrados e comprometidos com o modelo Farmácias com boa saúde financeira Lojas com padronização interna e externa Central com estrutura profissional para dar suporte aos associados Diretoria remunerada Com integração de dados Eficiência na comunicação Lay-out único para todas as lojas Com consultor ou supervisor de lojas Com gestão de marketing Fidelidade com Indústria e Distribuidor Gerenciamento de convênio Central de compras Gestão de qualificação e treinamento Como deverão ser nossas redes


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