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Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.

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1 Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado de trabalho e desafios na era da comunicação 2.0 Estácio de Sá – Campus Rebouças

2 Assessoria de Imprensa no Brasil Breve histórico 1906: Em Nova Iorque, o jornalista Ivy Lee abandona a redação para montar o primeiro escritório de assessoria de imprensa do mundo 1909: No Brasil, o presidente Nilo Peçanha criou a “Secção de Publicações e Bibliotheca do Ministério da Agricultura“ 1914: The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited, atual Eletropaulo, criou o departamento de relações públicas, dirigido por Eduardo Pinheiro, considerado patrono da profissão no país 1937: Getúlio Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Em 1943, institui o curso superior de Jornalismo

3 1969: regulamentação do exercício da profissão de jornalista, através do Decreto-lei nº (torna o diploma obrigatório) Década de 80: Relacionar-se com a imprensa passa ser estratégico para as empresas Enxugamento das redações devido a recessão A mão de obra passa a ser aproveitada pelas empresas: a assessoria de imprensa se estabelece Conhecimento da imprensa, torna-se um diferencial competitivo em relação ao profissional de Relações Públicas Assessoria de Imprensa no Brasil Breve histórico

4 Relações Públicas e Assessoria de Imprensa O que cada uma faz O profissional de Relações Públicas está voltado, cada vez mais, para o relacionamento com stakeholders e o desenvolvimento de programas de sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social das instituições Já o papel do assessor de imprensa consiste em criar canais de relacionamento com a mídia e nas redes sociais com o objetivo de levar e esclarecer informações sobre o assessorado, seus produtos e serviços São atividades complementares e parceiras

5 Assessoria de Imprensa Como ela atua(va) Mantendo uma relação saudável entre empresa/instituição e a imprensa Organizando encontros de relacionamento com jornalistas, produtores e formadores de opinião Produzindo conteúdo institucional (releases, notas, avisos de pauta e etc.) Sugerindo pautas a jornalistas e produtores Organizando coletivas de imprensa Rondando pautas relacionadas à atividade do seu assessorado Preparando media trainings

6 ? ? ? Muitas empresas acreditam que precisam ter seu trabalho, produtos ou serviços divulgados em alguns “veículos alvo”. Alvo para quem? Desafios da Assessoria de Imprensa

7 Estes veículos são “alvo” para todas as empresas e assessorias convencionais Disputa por “espaço na mídia” cada vez maior Jornalistas e produtores recebem centenas de s e contatos de assessorias por dia Publicações segmentadas (Melhor, Você SA e RH, Negócios, HSM e etc.) valorizam mais conteúdos de anunciantes Para ganhar espaço nestes veículos de modo consistente é preciso inovar no conteúdo Desafios da Assessoria de Imprensa

8 Todos têm voz Consumidor, empresas, empregados, governos, ONGs... Todos estão usando sua voz para opinar e formar opinião. Dezembro de 2006

9 O caso de blogs, comunidades, grupos… Estão lá por que amam o assunto Não são pagos para isso Não têm a isenção do jornalismo São muito mais próximos do seu objeto de paixão do que a mídia tradicional Não são computadores, são pessoas Como lidar com isso ? Desafios da Assessoria de Imprensa

10 Foco da assessoria de imprensa é o de produzir conteúdo que ajude a difundir informações sobre a instituição onde ela tem expertise Produção de informação não deve se limitar a “textos para a imprensa” sobre produtos ou serviços, mas deve comunicar as por meio de poadcasts, videocasts, posts para blogs, twitter, facebook, orkut e etc. Definição de estratégias e execução das ações junto com profissionais de redes sociais. Assessoria de Imprensa e Comunicação 2.0

11 Emergência de outros “veículos alvo” Ascensão das redes sociais abre novos canais de comunicação onde também é necessário a assessoria de imprensa atuar Para isso é preciso que o profissional entenda a importância das redes sociais e promova o relacionamento da empresa na rede A comunicação empresarial deve definir conteúdos estratégicos, que alcancem os públicos de interesse da empresa onde eles estiverem A comunicação integrada torna-se cada vez mais importante Assessoria de Imprensa e Comunicação 2.0

12 “A maioria das pessoas está ligada a um tempo anterior, mas você deve estar vivo em nosso próprio tempo” – Marshall Mc Luhan

13 msn: skype: O b r i g a d o!!!


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