A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roteiro de Estudos O Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roteiro de Estudos O Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos;"— Transcrição da apresentação:

1

2 Roteiro de Estudos O Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos;
Os Médiuns Precursores ; Finalidades e Mecanismos das Comunicações Mediúnicas ; Natureza das Comunicações Mediúnicas ; As Evocações e as Comunicações Espontâneas dos Espíritos ; Evolução das Formas e Meios para as Comunicações Mediúnicas ;

3 Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos
Mediunismo Primitivo Mediunismo Oracular Mediunismo Bíblico As manifestações mediúnicas se alteraram através do tempo acompanhando o progresso do Espírito encarnado.

4 Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos
Mediunismo Primitivo A Inspiração foi o sistema inicial de intercâmbio, facilitando a comunhão das criaturas. As primeiras manifestações mediúnicas apresentam-se sob forma do animismo tribal, com a personalização das forças da natureza, denominado fetichismo. Ex: Terra-Mãe e o Céu-Pai. Daí gerou-se a crença na pluralidade dos deuses. Desenvolvimento mental + experiência e imaginação = MITOLOGIA POPULAR

5 Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos
Mediunismo Oracular Os oráculos predominam no início do processo civilizatório. Regem as relações sociais, políticas e religiosas dos grandes povos da antiguidade. Mediunismo Bíblico O Fenômeno Mediúnico assume uma nova dimensão afastando-se do politeísmo – DEUS UNIVERSAL E SUPREMO

6 Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos
É visível a expansão do fenômeno mediúnico entre os principais povos em todas as épocas da humanidade. Da antiga Índia aos tempos atuais, o fenômeno mediúnico intensifica-se e populariza-se, o que propiciou, no século XIX, o advento da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

7 Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos
Aprofunde-se mais lendo os livros: Evolução entre dois Mundos – André Luiz O Espírito e o Tempo – Herculano Pires O Fenômeno Espírita – Gabriel Dellane

8 Os Médiuns Precursores
Segundo informações de Arthur Conan Doyle no Livro História do Espiritismo (antes da publicação de O Livro dos Espíritos) foram: Emmanuel Swendenborg Edward Irving Andrew Jackson Davis As irmãs Fox Daniel Douglas Home

9 Os Médiuns Percusores

10 EMANUEL SWEDENBORG Swedenborg era engenheiro e uma autoridade em metalurgia, física e astronomia; Médium clarividente desde criança. Emancipado do corpo conseguia ver o que se passava em outros lugares, sem aparentemente, sair do seu estado normal de consciência.

11 EMANUEL SWEDENBORG Viu e descreveu com exatidão, um incêndio que acontecia em Estolcomo, estando, ele, a 300 milhas de distância, num jantar com 16 convidados. A mediunidade de vidência, eclodiu numa noite em abril de 1744, então com mais de 50 anos de idade, e o acompanhou por toda a vida.

12 ENSINOS DE SWEDENBORG O mundo espiritual consiste de várias esferas representando diversos graus de felicidade e luminosidade. Após a morte iremos para aquela à qual se adapte a nossa condição espiritual. O cenário, as condições e a estrutura do mundo espiritual assemelham-se aos da sociedade terrena. Há residências para famílias, templos religiosos, auditórios e palácios. 2. A morte é suave, uma vez que os seres celestiais ajudam os recém chegados ao mundo espiritual, que passam, em seguida, por uma período de absoluto repouso, reconquistando a consciência em pouco tempo. 3. Mais ensinamentos de Swedenborg podem ser lidos no citado livro de Doyle.

13 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE
Conan Doyle : “Todas as manifestações estudadas até aqui foram desconexas e irregulares. Chegamos agora em um episódio particular que apesar de se achar em nível inferior aos anteriores ocorreram na presença de pessoas práticas que encontraram meios de o explorar completamente e de introduzir raciocínio e sistema naquilo que havia sido mero objeto de admiração sem propósito”.

14 Finalidades e Mecanismos das Comunicações Mediúnicas
O fim providencial das manifestações é convencer os incrédulos de que tudo para o homem não se acaba com a vida terrestre e dar aos crentes idéias mais justas sobre o futuro. Sua utilidade está nas consequências morais que delas dimanam e no consolo que nos trazem. Mostrar o estado futuro da alma.

15 O papel exercido pelo Perispírito
Nas comunicações mediúnicas desempenha papel fundamental por ser o órgão de transmissão de todas as sensações. Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa. Função instrumental – função primordial do perispírito é servir de instrumento a alma, em sua interação com os mundos espiritual e físico. Função individualizadora – Serve a sua individualização e identificação (memória)* Fator memoria - o mais importante, assegura a continuidade da vida psiquica nas diferentes existencias, marcando a identidade da alma.

16 MECANISMOS DA MEDIUNIDADE
O perispírito do médium se expande. O perispírito do Espírito comunicante também se expande. O Espírito transmite sua vontade ao médium. Uma atmosfera fluidico-perispiritual comum é formada.

17

18 O papel exercido pela Mente
Através das correntes de pensamento o médium usa a mente para conhecer as intenções e as idéias do Espírito comunicante. Nosso mundo mental é como um espelho, por intermédio das correntes ondulatórias de pensamento, refletimos as imagens que nos cercam e arremessamos na direção dos outros as imagens que criamos. Conjugando a ação do perispírito e da mente podemos perceber os fluidos ambientais e os dos Espíritos que nos cercam e entrar em sintonia com eles. Este é o mecanismo básico das comunicações mediúnicas.

19 Sintonia Mediúnica A sintonia mediúnica se faz por meio da ligação da mente do espírito comunicante e a mente do médium. Para a realização dessas atividades, o emissor e receptor guardam consigo possibilidades particulares nos recursos do cérebro, em cuja intimidade se processam circuitos elementares do campo nervoso. A sintonia mediúnica é apenas uma das etapas do transe, obtida por meio da concentração e utilizando duas importantes ferramentas: o pensamento e a vontade.

20 Natureza das Comunicações Mediúnicas
GROSSEIRAS FRÍVOLAS SÉRIAS INSTRUTIVAS

21 Comunicações Mediúnicas Grosseiras
Provém de Espíritos de baixa condição e que conservam-se ainda sob o império dos prejuízos terrestres. Chocam o decoro. Podem ser triviais, abjetas, obscenas, insolentes, arrogantes, malévolas ou ímpias. A linguagem dos Espíritos está sempre em relação com o grau de elevação a que já tenham chegado.

22 Comunicações Mediúnicas Frívolas
Emanam de Espíritos levianos, zombeteiros, ou brincalhões, mais maliciosos do que maus. Muito falam para nada dizer. Muitas vezes, por entre piadas vulgares, dizem duras verdades que, quase sempre, ferem com justeza. A frivolidade de algumas reuniões mediúnicas podem atrair espíritos levianos que procuram oportunidades de enganar e mistificar.

23 Comunicações Mediúnicas Sérias
Toda comunicação que exclui a frivolidade e a grosseria, e que tem um fim útil, é considerada séria; mas não está por isso isenta de erros. Os Espíritos sérios não são todos igualmente esclarecidos. No tocante a comunicações sérias, cumpre se distinguir as verdadeiras das falsas, o que nem sempre é fácil, porquanto, exatamente à sombra da elevação da linguagem,é que certos Espíritos presunçosos, ou pseudo-sábios, procuram fazer prevalecer suas idéias, as mais falsas, e os seus mais absurdos sistemas. Livro dos Médiuns - Cap X, item 133

24 Comunicações Medúnicas Instrutivas
TEM POR OBJETO PRINCIPAL UM ENSINAMENTO SOBRE CIÊNCIA, MORAL E FILOSOFIA Caráter regular e perseverante. “Dando a essas comunicações a qualificação de instrutivas, nós as supomos verdadeiras, porque uma coisa que não seja verdadeira não poderia ser instrutiva mesmo que fosse dita na linguagem mais imponente” . L.M- cap. X- item: 137

25 As Evocações e as Comunicações Espontâneas dos Espíritos
Os Espíritos podem comunicar-se espontaneamente, ou acudir ao nosso chamado, isto é, vir por evocação. Nas comunicações espontâneas é importante que se tenha conhecimento do Espírito comunicante. Nas evocações devemos respeitar as condições do Espírito.

26 As Evocações e as Comunicações Espontâneas dos Espíritos
“Nas reuniões mediúnicas, usuais nas Casas Espíritas, os Espíritos se manifestam de forma espontânea, segundo planejamento estipulado pela direção espiritual do grupo mediúnico. É comum evocar a assistência dos benfeitores espirituais, os quais revelam a sua presença por meio de mensagens consoladoras e esclarecedoras.” O Consolador- Emmanuel

27 Evolução das formas e meios para a comunicação mediúnica
“ Desde os primeiros contatos inteligentes, na noite de 31 de março de 1848, os ruídos ou “raps” passaram a servir para o diálogo entre os dois planos da vida, mas os fenômenos foram evoluindo para formas mais complexas. Paralelamente os médiuns também passaram a desenvolver outras formas de mediunidade”.

28 Os Raps Rap – rápido e leve golpe, pancada rápida.
Os espíritos iniciaram a comunicação ostensiva com o nosso mundo por meio desses golpes ( História das irmãs Fox) Kardec batiza os ruídos que aconteciam no interior da madeira de “typtologie intime”. Os ruídos expressavam também a emoção do espírito que o produzia. Charles Richet: “ Um dos fenômenos físicos mais belos da metapsÍquica”.

29 Movimento de objetos O fenômeno das mesas girantes foi uma evolução da comunicação dos ruídos transcendentes. Kardec: “Esse fenômeno, que parece ter sido observado logo na América, ou antes, que se repetiu naquele país, porque a história prova que ele remonta a mais alta antiguidade, se produziu acompanhado de ruídos insólitos, golpes sem causa ostensiva conhecida”.

30 Psicografia indireta – lápis preso a objetos.
A psicografia A evolução das formas de intercâmbio foram em direção a escrita pelos espíritos, utilizando o lápis e o papel. Kardec classifica: Psicografia indireta – lápis preso a objetos. Psicografia direta – o médium toma o lápis na mão e transmite, consciente ou não, o pensamento do espírito comunicante.

31 A Evolução dos Fenômenos de Efeito Físico
Pneumatofonia Voz direta O espírito comunica-se utilizando uma garganta ectoplásmica e transmite sua própria voz. Pneumatografia Escrita direta O espírito comunicante utiliza-se do ectoplasma de médiuns presentes para escrever diretamente em folhas em branco geralmente colocadas entre duas pedras de ardósia.

32 Alem de visíveis os Espíritos podem também ser tocados.
Materializações As materializações ou aparições tangíveis se dão quando a pessoa se encontra em estado de vigília e no gozo da plena liberdade de suas faculdades. Alem de visíveis os Espíritos podem também ser tocados. William Crookes foi um dos primeiros experimentadores a trabalhar com fenômenos de materializações.

33 A Transcomunicação Instrumental
Forma que os Espíritos se comunicam por meio de aparelhos ou equipamentos eletrônicos. Essa nova modalidade de comunicação mediúnica está vinculada ao avanço tecnológico proporcionado pelas teorias do eletromagnetismo, da relatividade e da física quântica.

34 Kardec: “O Espírito pode agir sem o concurso de um médium?
As bases mediúnicas da TCI são as mesmas de qualquer outra modalidade de comunicação espiritual. Os espíritos comunicantes se utilizam do ectoplasma de médiuns presentes para efetuarem a comunicação. Kardec: “O Espírito pode agir sem o concurso de um médium? Ele pode agir sem o conhecimento do médium, muitas pessoas servem de auxiliares aos Espíritos para certos fenômenos, sem o suspeitar. Os Espíritos retiram deles o fluido animalizado de que tem necessidade”.

35 As Gravações de Jürgenson
Friedrich Jürgenson em seus momentos de descanso, gostava de ir à sua casa de campo. Aproveitava estes momentos para relaxar e tinha o hábito de gravar o canto dos pássaros da região. (Estocolmo - Suécia) Em junho de 1959, ao escutar uma dessas gravações, deparou-se com vozes humanas no meio dos cantos. Achou bastante estranho, pois estava absolutamente sozinho ao realizar as gravações no meio de um bosque. Ao ouvir com mais cuidado, notou que eram vozes de pessoas e podiam ser percebidas palavras em vários idiomas, o que descartaria a hipótese de interferência de alguma rádio. Aprofundando-se mais em novas tentativas de gravação, assombrou- se porque percebera que as vozes o chamavam pelo nome, apelidos e podiam responder a perguntas feitas ali no local, o que também descartava a hipótese de captação de rádio-amador ou outro tipo de transmissão à distância. Indagadas de quem seriam aquelas vozes, a resposta não tardou: "Somos os mortos...".

36 Transcomunicação Visual
Em 30 de setembro de 1985, pela primeira vez, era registrada a imagem de um Espírito pela televisão. Através de uma filmadora de videotaipe. Klaus Schreiber , alemão, gravou imagens de sua filha desencarnada aos 18 anos de idade. Desde então passou a se dedicar a essas gravações e conseguiu imagens de parentes desencarnados assim como de algumas celebridades. Afirmava que para se obter resultados era preciso criar um “campo vibratório” e que era preciso realizar o trabalho com amor.

37 O Microcomputador entra em cena
O primeiro caso de um Computador Pessoal (PC) influenciado por Espíritos de que se tem notícia foi o de Manfred Boden – pessoa de hábitos desregrados - primeiras comunicações foram ameaças de Espíritos obsessores. Ken Webster (Inglaterra) – registrava depoimentos de personagens históricos. Grupo de Luxemburgo – Em dez. de 1992 e Jan. de 1993 a Folha Espírita apresenta um extraordinário feito do grupo, as transfotos, fotos transmitidas pelos Espíritos via computador.

38 Comunicações de Espíritos por telefone
Adam – advogado alemão – em seu escritório aconteciam discagens paranormais ao telefone. Sra. K.S. – Bélgica- 15 de Jan. de reconheceu a voz de seu pai desencarnado , ao telefone. Ida Lupino - atriz inglesa - recebeu mensagem, por telefone, de seu pai desencarnado indicando o local onde se encontravam importantes documentos. Manfred Boden em 1981 ouvia música e canto por telefone.

39 Bibliografia O Livro dos Médiuns – Allan Kardec
Apostila ESDE – Programa Complementar da FEB – Federação Espírita Brasileira. As Faculdades Espirituais do Ser – Djalma Argollo


Carregar ppt "Roteiro de Estudos O Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google