A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, 2010. Agosto, 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, 2010. Agosto, 2010."— Transcrição da apresentação:

1

2 CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, 2010. Agosto, 2010.

3 Os transtornos de aprendizagem, descritos nos dois principais manuais internacionais de diagnóstico (CID-10 e o DSMIV-TR) são de três tipos: de leitura, da expressão escrita(ou soletração) e das habilidades matemáticas, que podem se manifestar em graus diferentes. TRANSTORNO DA LEITURA TRANSTORNO DA LEITURA:dificuldade significativa de precisão,velocidade e compreensão leitura TRANSTORNO DA EXPRESSÃO ESCRITA TRANSTORNO DA EXPRESSÃO ESCRITA: Refere-se à ortografia ou caligrafia geralmente combinado de dificuldade na capacidade de compor textos escritos, apresenta erros de gramática e pontuação dentro das frases, má organização dos parágrafos, erros ortograficos. TRANSTORNO DA MATEMÁTICA(Discalculia) TRANSTORNO DA MATEMÁTICA(Discalculia): Baixa capacidade para manejar números, aquisição de conceitos matemáticos e realização atividades que exigem raciocínio.

4

5 LEITURAESCRITAMOTORCÁLCULO DISLEXIA incapacidade total para ler Alexia - incapacidade total para ler DISORTOGRAFIA escrita ilegível, em espelho DISGRAFIA - escrita ilegível, em espelho incapacidade total para escrever Agrafia - incapacidade total para escrever DISPRAXIA de ordem motora APRAXIA - de ordem motora DISCALCULIA ACALCULIA - incapacidade para compreender o mecanismo do cálculo

6  Consiste em um rendimento da leitura (correção, velocidade ou compreensão) substancialmente inferior ao esperado para a idade cronológica, a inteligência e a escolaridade.

7 A leitura caracteriza-se por distorções, A leitura caracteriza-se por distorções, substituições ou omissões. substituições ou omissões. Leitura lenta e vacilante; Leitura lenta e vacilante; Podem apresentar dificuldade atípica para aprender a ler, escrever, soletrar e calcular. Em geral pode vir associada ao transtorno Em geral pode vir associada ao transtorno da matemática e da expressão escrita. da matemática e da expressão escrita.

8 Apesar de já poder ocorrer na pré-escola, Apesar de já poder ocorrer na pré-escola, raramente é diagnosticado antes da 3 a raramente é diagnosticado antes da 3 a ou 4 a série. ou 4 a série. Com o diagnóstico precoce e intervenção Com o diagnóstico precoce e intervenção o prognóstico é bom na maioria dos casos. o prognóstico é bom na maioria dos casos. Pode persistir na idade adulta. Pode persistir na idade adulta.

9 Transtorno na escrita, traçado disforme, margens Transtorno na escrita, traçado disforme, margens mal feitas, linhas irregulares, pressão forte ou fraca, mal feitas, linhas irregulares, pressão forte ou fraca, ligações inexistentes. ligações inexistentes.

10

11 Desordem neurológica específica, que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. Araujo (2006) PERDA da capacidade de executar cálculos e desenvolver o raciocínio aritmético. Roseli; Ardille (2002 )

12 Rotular? Avaliar: Orientar.. Diminui Ansiedade... Aumenta Segurança.

13 Equipe multiprofissional: Neurologista e outros... Fonoaudiologo Psicopedagogo Neuropsicologo Psicomotricista Fisioterapeuta Terapia Ocupacional Psicomotricista

14 PC, Audição e linguagem SOCIAL: Família,escola... EMOCIONAL VINCULOS Pedagógico

15 Vou fazer algumas modificações e acrescimo é só para ter uma ideia do conteúdo. Marta Isabel

16 “ Cada criança é um milagre suficiente para não ter que ser comparada com ninguém a não ser consigo mesma.” (Roberto Crema)

17

18 para Dr. Fábio para Dr. Fábio Disturbio de conduta(25% meninos e 8% meninas); Disturbio de conduta(25% meninos e 8% meninas); Ansiedade (30% ambos sexos); Ansiedade (30% ambos sexos); Depressão (20% ambos sexos) Depressão (20% ambos sexos) Transtorno bipolar (10% ambos sexos); Transtorno bipolar (10% ambos sexos); Transtorno de desafios e oposição(60%meninos e 30%meninas); Transtorno de desafios e oposição(60%meninos e 30%meninas); Disturbios de desenvolvimento(varia) Disturbios de desenvolvimento(varia)(Barkley,2007)


Carregar ppt "CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, 2010. Agosto, 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google