A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Massagem Transversa Profunda Fricções de Cyriax. Introdução A massagem transversa de Cyriax consiste em mobilizar as estruturas moles realinhando o tecido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Massagem Transversa Profunda Fricções de Cyriax. Introdução A massagem transversa de Cyriax consiste em mobilizar as estruturas moles realinhando o tecido."— Transcrição da apresentação:

1 Massagem Transversa Profunda Fricções de Cyriax

2 Introdução A massagem transversa de Cyriax consiste em mobilizar as estruturas moles realinhando o tecido conectivo e devolvendo a sua fisiologia, assim como a quebra de aderência instalada na região. A massagem transversa de Cyriax consiste em mobilizar as estruturas moles realinhando o tecido conectivo e devolvendo a sua fisiologia, assim como a quebra de aderência instalada na região. Trata-se de uma técnica de massagem aplicada transversalmente, com a intenção de manter ou restabelecer a mobilidade normal em uma estrutura atingida, ou ainda, retomar a função. Trata-se de uma técnica de massagem aplicada transversalmente, com a intenção de manter ou restabelecer a mobilidade normal em uma estrutura atingida, ou ainda, retomar a função.

3 Definição Consiste de movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular ou transversal. Consiste de movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular ou transversal. Ponta dos dedos, polegar ou a palma podem ser utilizados. Ponta dos dedos, polegar ou a palma podem ser utilizados.

4 Objetivo Mobilizar os tendões, ligamentos, cápsulas articulares e músculos. Mobilizar os tendões, ligamentos, cápsulas articulares e músculos. Particularmente se estão presentes inflamação ou aderências crônicas. Particularmente se estão presentes inflamação ou aderências crônicas.

5 Técnica Contato firme com a pele – não é necessário nenhum lubrificante. Contato firme com a pele – não é necessário nenhum lubrificante.

6 Fricções transversais São efetuadas em ângulo reto com o eixo longitudinal das fibras nas estruturas envolvidas(transversalmente às fibras). São efetuadas em ângulo reto com o eixo longitudinal das fibras nas estruturas envolvidas(transversalmente às fibras).

7 Fricções circulares Pode ser efetuada com as pontas do segundo, terceiro e quarto dedos ou com o polegar. Pode ser efetuada com as pontas do segundo, terceiro e quarto dedos ou com o polegar. Disposição de tripé - As pontas dos dedos indicador e anular se tocam, e o dedo médio pousa em cima dos dois. Disposição de tripé - As pontas dos dedos indicador e anular se tocam, e o dedo médio pousa em cima dos dois. Pressão obliqua em círculos pequenos, se aprofundando ligeiramente a cada círculo sucessivo. Pressão obliqua em círculos pequenos, se aprofundando ligeiramente a cada círculo sucessivo. Ao atingir a profundidade necessária, a pressão é liberada gradualmente. Ao atingir a profundidade necessária, a pressão é liberada gradualmente.

8 Tópicos relevantes Deve ser aplicada exatamente no ponto correto Deve ser aplicada exatamente no ponto correto A estrutura a ser tratada deve estar em estiramento A estrutura a ser tratada deve estar em estiramento Os dedos devem movimentar-se com a pele e tecidos subcutâneos, sobre os tecidos mais profundos. Os dedos devem movimentar-se com a pele e tecidos subcutâneos, sobre os tecidos mais profundos. O atrito é efetuado com um movimento transversal às fibras (é o método mais efetivo para a mobilização dos músculos estriados) O atrito é efetuado com um movimento transversal às fibras (é o método mais efetivo para a mobilização dos músculos estriados)

9 Tópicos relevantes A pressão é aplicada apenas numa direção, seja para frente ou para trás. A pressão é aplicada apenas numa direção, seja para frente ou para trás. Os movimentos devem possuir suficiente profundidade e amplitude de modo a atingir a lesão. Os movimentos devem possuir suficiente profundidade e amplitude de modo a atingir a lesão. Isso pode exigir um reforço, com o uso de dois dedos (ou polegares), ao ser tratado um músculo de grandes dimensões como o quadríceps. Isso pode exigir um reforço, com o uso de dois dedos (ou polegares), ao ser tratado um músculo de grandes dimensões como o quadríceps. Aumento gradativo de pressão e profundidade Aumento gradativo de pressão e profundidade

10 Velocidade Tanto as fricções transversais como as circulares são efetuadas lentamente, com um ritmo uniforme. Tanto as fricções transversais como as circulares são efetuadas lentamente, com um ritmo uniforme.

11 Profundidade e pressão Tanto as fricções transversais como as circulares são movimentos muito profundos. Tanto as fricções transversais como as circulares são movimentos muito profundos. Uma pressão significativa é aplicada a uma área muito pequena de tecido, sendo importante que os dedos não se movam através da pele, a pressão é gradualmente aumentada nas primeiras passagens sobre o tecido em tratamento. Uma pressão significativa é aplicada a uma área muito pequena de tecido, sendo importante que os dedos não se movam através da pele, a pressão é gradualmente aumentada nas primeiras passagens sobre o tecido em tratamento. O movimento será pouco desconfortável ou doloroso, mas não deve ser insuportável. O movimento será pouco desconfortável ou doloroso, mas não deve ser insuportável.

12 Duração O tratamento pode se prolongar por 5 a 20 minutos em cada sessão e poderá ser repetido duas ou três vezes por semana, por quanto tempo se faça necessário. O tratamento pode se prolongar por 5 a 20 minutos em cada sessão e poderá ser repetido duas ou três vezes por semana, por quanto tempo se faça necessário.

13 Efeitos da fricção transversa A pressão profunda e continua nos tecidos causa lesão local e libera uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas do local, causando vasodilatação. A pressão profunda e continua nos tecidos causa lesão local e libera uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas do local, causando vasodilatação. A vasodilatação local promove um aumento do liquido tecidual da área, o que provocará distensão local. A vasodilatação local promove um aumento do liquido tecidual da área, o que provocará distensão local. O movimento produz uma inflamação controlada da área-alvo e, ao mesmo tempo, mobiliza as estruturas que não estavam tendo uma mobilidade correta. O movimento produz uma inflamação controlada da área-alvo e, ao mesmo tempo, mobiliza as estruturas que não estavam tendo uma mobilidade correta.

14 Indicações Fricções profundas, juntamente com outras intervenções, são úteis no tratamento das contraturas e distensões musculares, tendinites e rupturas tendinosas parciais, tenossinovites, torções ligamentares, endurecimento de áreas subcutâneas e tecido cicatricial. Fricções profundas, juntamente com outras intervenções, são úteis no tratamento das contraturas e distensões musculares, tendinites e rupturas tendinosas parciais, tenossinovites, torções ligamentares, endurecimento de áreas subcutâneas e tecido cicatricial.

15 Contra-indicação Lacerações musculares agudas Lacerações musculares agudas Inflamação articular aguda Inflamação articular aguda Doenças de pele na área a ser tratada; Doenças de pele na área a ser tratada; Vasos sanguíneos lesionados (flebite e TVP) na área a ser tratada; Vasos sanguíneos lesionados (flebite e TVP) na área a ser tratada; Neoplasia ou tuberculose na área a ser tratada ou em suas proximidades; Neoplasia ou tuberculose na área a ser tratada ou em suas proximidades; Infecções bacterianas na área a ser tratada Infecções bacterianas na área a ser tratada

16 Conclusão A Massagem Transversa Profunda, faz parte do arsenal do profissional da fisioterapia para que o utilize sempre quando o tecido músculo-esquelético apresente limitações decorrentes de uma fibrose tecidual demasiada a qual atrapalha o movimento funcional normal dos pacientes. A Massagem Transversa Profunda, faz parte do arsenal do profissional da fisioterapia para que o utilize sempre quando o tecido músculo-esquelético apresente limitações decorrentes de uma fibrose tecidual demasiada a qual atrapalha o movimento funcional normal dos pacientes.

17 Escafóide

18 Infra-espinhoso

19 Rombóide


Carregar ppt "Massagem Transversa Profunda Fricções de Cyriax. Introdução A massagem transversa de Cyriax consiste em mobilizar as estruturas moles realinhando o tecido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google