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Flexibilidade. Flexibilidade Qualidade motriz que depende da ELASTICIDADE MUSCULAR e da MOBILIDADE ARTICULAR expressa pela MÁXIMA AMPLITUDE de movimento.

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1 Flexibilidade

2 Flexibilidade Qualidade motriz que depende da ELASTICIDADE MUSCULAR e da MOBILIDADE ARTICULAR expressa pela MÁXIMA AMPLITUDE de movimento necessária para a execução de qualquer atividade física, SEM que ocorram LESÕES anatomopatologicas (Araújo). Qualidade motriz que depende da ELASTICIDADE MUSCULAR e da MOBILIDADE ARTICULAR expressa pela MÁXIMA AMPLITUDE de movimento necessária para a execução de qualquer atividade física, SEM que ocorram LESÕES anatomopatologicas (Araújo).

3 Importância: Aumenta a quantidade e qualidade dos movimentos; Aumenta a quantidade e qualidade dos movimentos; Aumenta mobilidade nas atividades diárias e esportivas; Aumenta mobilidade nas atividades diárias e esportivas; Diminui os riscos de lesões músculo-articulares; Diminui os riscos de lesões músculo-articulares; Melhora a postura corporal. Melhora a postura corporal.

4 Tipos: Ativa – máxima amplitude articular alcaçada com movimento voluntário; Ativa – máxima amplitude articular alcaçada com movimento voluntário; Passiva – máxima amplitude articular com movimentos auxiliados pela ação de outra pessoa, aparelho, força da gravidade, etc... Passiva – máxima amplitude articular com movimentos auxiliados pela ação de outra pessoa, aparelho, força da gravidade, etc... Sustentada – maior amplitude que se pode manter após um movimento ativo. (Só alguns autores consideram) Sustentada – maior amplitude que se pode manter após um movimento ativo. (Só alguns autores consideram)

5 Flexibilidade (Geral) É bastante específica e varia de acordo com a articulação, com o indivíduo e com o tempo. É bastante específica e varia de acordo com a articulação, com o indivíduo e com o tempo. Até 6 ou 7 anos é semelhante em meninos e meninas. Mantém-se estável até aproximadamente 10 anos. Depois, sem treino vai sendo perdida. Existem perdas acentuadas a partir dos 30 anos (Devido mais a falta de treinamento do que ao envelhecimento). Até 6 ou 7 anos é semelhante em meninos e meninas. Mantém-se estável até aproximadamente 10 anos. Depois, sem treino vai sendo perdida. Existem perdas acentuadas a partir dos 30 anos (Devido mais a falta de treinamento do que ao envelhecimento). As mulheres são geralmente mais flexíveis. As mulheres são geralmente mais flexíveis. Grávidas são mais flexíveis devido a fatores hormonais. Grávidas são mais flexíveis devido a fatores hormonais.

6 Para trabalhar a flexibilidade usamos o ALONGAMENTO Tipos de alongamento: Tipos de alongamento: Estático - passivo (c/ ajuda de forças externas) Estático - passivo (c/ ajuda de forças externas) - ativo (voluntário) - ativo (voluntário) Dinâmico – Balístico ( mudança elástica e não plástica) Dinâmico – Balístico ( mudança elástica e não plástica) FNP – Fascilitação Neuromuscular Proprioceptiva FNP – Fascilitação Neuromuscular Proprioceptiva

7 Benefícios do alongamento Reduz encurtamentos musculares mm tendíneos Reduz encurtamentos musculares mm tendíneos mm articulares mm articulares Aumenta flexibilidade Aumenta flexibilidade Aumenta relaxamento muscular Aumenta relaxamento muscular Aumenta circulação sanguínea Aumenta circulação sanguínea Melhora coordenação Melhora coordenação Melhora postura estática e dinâmica Melhora postura estática e dinâmica

8 Trabalho de Força Na GL geralmente trabalhamos a força para manutenção da postura corporal, sem intenção de hipertrofia muscular. Na GL geralmente trabalhamos a força para manutenção da postura corporal, sem intenção de hipertrofia muscular. A isometria é a melhor opção. Também pode ser trabalhado os exercícios de RML, utilizando materiais como garrafinhas de água, elásticos, bolinha de espuma (para trabalhar força nas mãos e dedos), bastão, tecidos, cadeiras, folhas de papel, canudinhos, bexiga, etc... Agachamentos também são opções interessantes A isometria é a melhor opção. Também pode ser trabalhado os exercícios de RML, utilizando materiais como garrafinhas de água, elásticos, bolinha de espuma (para trabalhar força nas mãos e dedos), bastão, tecidos, cadeiras, folhas de papel, canudinhos, bexiga, etc... Agachamentos também são opções interessantes

9 Trabalho em Grupo Ferramentas para a Ginástica Laboral: Ferramentas para a Ginástica Laboral: Mobilização articular Mobilização articular Alongamento Alongamento Força Força Atividades lúdicas (jogos, atividades rítmicas e expressivas e dinâmicas de grupo) Atividades lúdicas (jogos, atividades rítmicas e expressivas e dinâmicas de grupo) Massagem Massagem Discussões temáticas Discussões temáticas

10 Setores Administrativos Solicitação dos segmentos: Solicitação dos segmentos: Coluna cervical e ombros Coluna cervical e ombros Coluna torácica e lombar Coluna torácica e lombar Membros superiores (braços, punhos, mãos e dedos) Membros superiores (braços, punhos, mãos e dedos) Membros inferiores (coxa e perna) Membros inferiores (coxa e perna)

11 Setor Fabril Segmentos com sobrecarga Segmentos com sobrecarga Lombar e abdomem Lombar e abdomem Torácica, bíceps e tríceps Torácica, bíceps e tríceps Punhos e braços Punhos e braços Quadríceps, posterior de coxa e panturrilha Quadríceps, posterior de coxa e panturrilha


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