A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Cardiovascular Professoras: Ana Laura, Edilene e Janaina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Cardiovascular Professoras: Ana Laura, Edilene e Janaina."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sistema Cardiovascular Professoras: Ana Laura, Edilene e Janaina

3 Sistema Cardiovascular

4  Composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue;  Tem por função fazer o sangue circular por todo organismo;  Transporta e distribuir nutrientes, os gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico), os resíduos metabólicos e outras substâncias de toda parte do organismo;  A circulação do sangue é feita por meio de um sistema fechado de vasos, cujo centro funcional é o coração.

5 A Circulação Esquema simplificado da circulação, vista geral do coração e alguns vasos que saem desse órgão.

6 O Coração

7  Órgão muscular oco que funciona como uma bomba, impulsionando o sangue;  Localizado na região torácica, entre os dois pulmões;  A principal função é bombear o sangue que circula pelo corpo por meio dos vasos sanguíneos;  As estruturas interna é composta por duas cavidades superiores – os átrios – e duas cavidades inferiores – os ventrículos;  Apresentam válvulas que tem com função orientar a passagem do sangue em apenas um sentido e impedir o refluxo do sangue;  O principal tecido que o constitui é o tecido muscular cardíaco – o Miocárdio ;

8 Ciclo Cardíaco  O miocárdio tem a capacidade de contrair-se e relaxar-se repetidas vezes;  Período em que o tecido muscular do coração se encontra contraído é denominado sístole e o período em que ele se encontra relaxado é denominado diástole;  O batimento cardíaco, também chamado de ciclo cardíaco, é uma sequência de sístole e diástole dos átrios e ventrículos,

9 Ciclo Cardíaco

10 A grande circulação e pequena circulação A grande circulação  Também conhecida como circulação sistêmica, é aquela que se inicia no ventrículo esquerdo do coração, passa por todos os tecidos do corpo e retorna ao átrio direito;  As células do corpo recebem gás oxigênio e nutrientes trazidos pelo sangue e eliminam gás carbônico e outros resíduos metabólicos. A pequena circulação  Também conhecida como circulação pulmonar, é aquela que se inicia no ventrículo direito, passa pelos pulmões e retorna ao átrio esquerdo do coração;  Ao passar pelos pulmões, o sangue recebe gás oxigênio e elimina o excesso gás carbônico.

11 A grande circulação e pequena circulação

12 Vasos Sanguíneos  Sãos estruturas com formato semelhante ao de tubos que transportam o sangue pelo corpo;  O corpo humano possui diversos vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os capilares;

13 Vasos Sanguíneos Artérias  Transportam o sangue do coração para os tecidos do corpo;  Sua parede é relativamente espessa e muscular;  Transportam sangue rico em oxigênio, com exceção das artérias pulmonares que saem do ventrículo direito e levam o sangue pobre em oxigênio até os pulmões. veias  Transportam o sangue dos tecidos do corpo até o coração;  Possuem paredes finas;  Carregam sangue não- oxigenado, com exceção da veia pulmonar, que transporta sangue oxigenado do pulmão para o átrio esquerdo.

14 Vasos Sanguíneos Capilares  São vasos sanguíneos microscópicos que unem as arteríolas e as vênulas.  Esses vasos estão presentes em quase todos os tecidos e órgãos do corpo humano, sendo responsáveis pelas trocas de substâncias (nutriente, gases respiratórios e resíduos) entre o sangue e as células do tecidos;  Essas trocas são possíveis porque os capilares possuem uma parede fina e permeável.

15 Vasos Sanguíneos A contração dos músculos esqueléticos comprimem as veias e impulsionam o sangue de volta ao coração. As válvulas impedem a passagem do sangue no sentido contrário.

16 O Sangue  O sangue possui duas porções: a líquida (plasma) e a celular (hemácias, leucócitos e plaquetas);  As células sanguíneas são produzidas principalmente em um tecido presente no interior de alguns ossos do corpo humano, denominado medula óssea. O Plasma  Líquido amarelado composto por cerca de 90% de água;  Nele estão dissolvidos nutriente, algumas proteínas, gases, enzimas, hormônios e resíduos metabólicos das células;  Ajuda a regular a quantidade de água entre o sangue e os tecidos do corpo;  Participa da defesa contra microrganismo invasores no processo da coagulação.

17 O Sangue

18 Grupos sanguíneos  O sistema ABO de classificação sanguínea foi estabelecida por Landsteiner. De acordo com esse sistema, o sangue pode ser classificado como: tipo A, tipo B, tipo AB ou tipo O.  O que diferencia esses tipos sanguíneos é a presença de uma proteína denominada antígeno na superfície das hemácias.  No sistema ABO, esse antígeno pode ser de dois tipos. A ou B.  As hemácias também podem apresentar um outro antígeno denominado Rh (Rhesus);  O sangue é classificado em Rh+ e Rh-.

19 Cateterismo e Angioplastia

20 Doenças do Sistema Cardiovascular  Hipertensão ou “pressão alta”, caracterizada subida anormal da pressão arterial, causa diversos problemas ao coração e as artérias;  Enfarte ou infarto, caracterizada pela obstrução em uma artéria que nutre uma parte do coração, a falta de oxigênio pode causar a morte de algumas células: trata-se do “ataque cardíaco”;  Acidente vascular cerebral ou “derrame”, caracterizada pelo rompimento dos vasos sanguíneos do cérebro, que pode ser fatal ou prejudicar diversas funções do organismo;

21 Doenças do Sistema Cardiovascular  Aterosclerose, caracterizada pelo depósito de placas de gorduras nas artérias.  Trombose, caracterizada pela formação de coágulos que entopem as artérias e interrompem o fluxo de sangue para o tecido afetado. Um coágulo bloqueia parte da artéria coronária e as células dessa região morrem.

22 Ponte Safena Na cirurgia de ponte safena, um pedaço da veia safena é retirado da perna (atualmente tem sido usada a artéria mamária interna) para ser posto no coração. Esse pedaço de veia contorna a região obstruída e liga a aorta à artéria coronária. Passa a funcionar como um “atalho” para o sangue.

23 Arritmia cardíaca A arritmia cardíaca caracteriza-se por irregularidade no ritmo cardíaco. Essas irregularidade podem estar relacionadas à aceleração ou diminuição dos batimentos cardíacos.

24 A pressão arterial  A artéria se expande e se contrai quando encosta os dedos no ponto em que uma artéria passa perto da pele, como pulso e pescoço é a chamada pulsação ou pulso arterial;  A pressão que o sangue exerce contra a parede das artérias, fazendo-as se dilatarem, é chamada de pressão arterial ou pressão sanguínea;  A pressão arterial é maior durante a contração (sístole) dos ventrículos e menor durante o relaxamento (diástole).

25 A pressão arterial O aparelho para medir a pressão arterial, chamado esfigmomanômetro, com auxilio do estetoscópio, usado para ouvir o barulho do fluxo do sangue.

26 Sistema Linfático

27  Realiza transporte de substâncias;  Líquido que se encontra nos espaços entre as células dos tecidos, chamado fluído intercelular;  Parte desse líquido é absorvido pelos capilares sanguíneos (sistema cardiovascular);  A outra parte é absorvida pelo sistema linfático, que constitui a linfa;  Protege o corpo contra microrganismo invasores;  Transporta algumas vitaminas e lipídios do sistema digestório até o sangue;  Drena os fluídos que se encontram entre as células dos tecidos.

28 Sistema Linfático

29 Produção de soro


Carregar ppt "Sistema Cardiovascular Professoras: Ana Laura, Edilene e Janaina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google