A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Cardiovascular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Cardiovascular"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Cardiovascular
Professoras: Ana Laura, Edilene e Janaina

2 Sistema Cardiovascular

3 Sistema Cardiovascular
Composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue; Tem por função fazer o sangue circular por todo organismo; Transporta e distribuir nutrientes, os gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico), os resíduos metabólicos e outras substâncias de toda parte do organismo; A circulação do sangue é feita por meio de um sistema fechado de vasos, cujo centro funcional é o coração.

4 A Circulação Esquema simplificado da circulação, vista geral do coração e alguns vasos que saem desse órgão.

5 O Coração

6 O Coração Órgão muscular oco que funciona como uma bomba, impulsionando o sangue; Localizado na região torácica , entre os dois pulmões; A principal função é bombear o sangue que circula pelo corpo por meio dos vasos sanguíneos; As estruturas interna é composta por duas cavidades superiores – os átrios – e duas cavidades inferiores – os ventrículos; Apresentam válvulas que tem com função orientar a passagem do sangue em apenas um sentido e impedir o refluxo do sangue; O principal tecido que o constitui é o tecido muscular cardíaco – o Miocárdio ;

7 Ciclo Cardíaco O miocárdio tem a capacidade de contrair-se e relaxar-se repetidas vezes; Período em que o tecido muscular do coração se encontra contraído é denominado sístole e o período em que ele se encontra relaxado é denominado diástole; O batimento cardíaco, também chamado de ciclo cardíaco, é uma sequência de sístole e diástole dos átrios e ventrículos,

8 Ciclo Cardíaco

9 A grande circulação e pequena circulação
Também conhecida como circulação sistêmica, é aquela que se inicia no ventrículo esquerdo do coração, passa por todos os tecidos do corpo e retorna ao átrio direito; As células do corpo recebem gás oxigênio e nutrientes trazidos pelo sangue e eliminam gás carbônico e outros resíduos metabólicos. A pequena circulação Também conhecida como circulação pulmonar, é aquela que se inicia no ventrículo direito, passa pelos pulmões e retorna ao átrio esquerdo do coração; Ao passar pelos pulmões , o sangue recebe gás oxigênio e elimina o excesso gás carbônico .

10 A grande circulação e pequena circulação

11 Vasos Sanguíneos Sãos estruturas com formato semelhante ao de tubos que transportam o sangue pelo corpo; O corpo humano possui diversos vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os capilares;

12 Vasos Sanguíneos Artérias
Transportam o sangue do coração para os tecidos do corpo; Sua parede é relativamente espessa e muscular; Transportam sangue rico em oxigênio, com exceção das artérias pulmonares que saem do ventrículo direito e levam o sangue pobre em oxigênio até os pulmões. veias Transportam o sangue dos tecidos do corpo até o coração; Possuem paredes finas; Carregam sangue não-oxigenado, com exceção da veia pulmonar, que transporta sangue oxigenado do pulmão para o átrio esquerdo.

13 Vasos Sanguíneos Capilares
São vasos sanguíneos microscópicos que unem as arteríolas e as vênulas. Esses vasos estão presentes em quase todos os tecidos e órgãos do corpo humano, sendo responsáveis pelas trocas de substâncias (nutriente, gases respiratórios e resíduos) entre o sangue e as células do tecidos; Essas trocas são possíveis porque os capilares possuem uma parede fina e permeável.

14 Vasos Sanguíneos A contração dos músculos esqueléticos comprimem as veias e impulsionam o sangue de volta ao coração. As válvulas impedem a passagem do sangue no sentido contrário.

15 O Sangue O sangue possui duas porções: a líquida (plasma) e a celular (hemácias, leucócitos e plaquetas); As células sanguíneas são produzidas principalmente em um tecido presente no interior de alguns ossos do corpo humano, denominado medula óssea. O Plasma Líquido amarelado composto por cerca de 90% de água; Nele estão dissolvidos nutriente, algumas proteínas, gases, enzimas, hormônios e resíduos metabólicos das células; Ajuda a regular a quantidade de água entre o sangue e os tecidos do corpo; Participa da defesa contra microrganismo invasores no processo da coagulação.

16 O Sangue

17 Grupos sanguíneos O sistema ABO de classificação sanguínea foi estabelecida por Landsteiner. De acordo com esse sistema, o sangue pode ser classificado como: tipo A, tipo B, tipo AB ou tipo O. O que diferencia esses tipos sanguíneos é a presença de uma proteína denominada antígeno na superfície das hemácias . No sistema ABO, esse antígeno pode ser de dois tipos. A ou B. As hemácias também podem apresentar um outro antígeno denominado Rh (Rhesus); O sangue é classificado em Rh+ e Rh- .

18 Cateterismo e Angioplastia

19 Doenças do Sistema Cardiovascular
Hipertensão ou “pressão alta”, caracterizada subida anormal da pressão arterial, causa diversos problemas ao coração e as artérias; Enfarte ou infarto, caracterizada pela obstrução em uma artéria que nutre uma parte do coração, a falta de oxigênio pode causar a morte de algumas células: trata-se do “ataque cardíaco”; Acidente vascular cerebral ou “derrame”, caracterizada pelo rompimento dos vasos sanguíneos do cérebro, que pode ser fatal ou prejudicar diversas funções do organismo;

20 Doenças do Sistema Cardiovascular
Aterosclerose, caracterizada pelo depósito de placas de gorduras nas artérias. Trombose, caracterizada pela formação de coágulos que entopem as artérias e interrompem o fluxo de sangue para o tecido afetado. Um coágulo bloqueia parte da artéria coronária e as células dessa região morrem.

21 Ponte Safena Na cirurgia de ponte safena, um pedaço da veia safena é retirado da perna (atualmente tem sido usada a artéria mamária interna) para ser posto no coração. Esse pedaço de veia contorna a região obstruída e liga a aorta à artéria coronária. Passa a funcionar como um “atalho” para o sangue.

22 Arritmia cardíaca A arritmia cardíaca caracteriza-se por irregularidade no ritmo cardíaco. Essas irregularidade podem estar relacionadas à aceleração ou diminuição dos batimentos cardíacos.

23 A pressão arterial A artéria se expande e se contrai quando encosta os dedos no ponto em que uma artéria passa perto da pele, como pulso e pescoço é a chamada pulsação ou pulso arterial; A pressão que o sangue exerce contra a parede das artérias, fazendo-as se dilatarem, é chamada de pressão arterial ou pressão sanguínea; A pressão arterial é maior durante a contração (sístole) dos ventrículos e menor durante o relaxamento (diástole) .

24 A pressão arterial O aparelho para medir a pressão arterial, chamado esfigmomanômetro, com auxilio do estetoscópio, usado para ouvir o barulho do fluxo do sangue.

25 Sistema Linfático

26 Sistema Linfático Realiza transporte de substâncias;
Líquido que se encontra nos espaços entre as células dos tecidos, chamado fluído intercelular; Parte desse líquido é absorvido pelos capilares sanguíneos (sistema cardiovascular); A outra parte é absorvida pelo sistema linfático, que constitui a linfa; Protege o corpo contra microrganismo invasores; Transporta algumas vitaminas e lipídios do sistema digestório até o sangue; Drena os fluídos que se encontram entre as células dos tecidos.

27 Sistema Linfático

28 Produção de soro


Carregar ppt "Sistema Cardiovascular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google