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BHTRANS – Empresa de transportes e trânsito de Belo Horizonte Gestão com foco na Sociedade Marcelo Cintra do Amaral Gerente de Coordenação de Políticas.

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1 BHTRANS – Empresa de transportes e trânsito de Belo Horizonte Gestão com foco na Sociedade Marcelo Cintra do Amaral Gerente de Coordenação de Políticas de Sustentabilidade Seminário Nacional do Prêmio ANTP de Qualidade Vitória-ES – junho de 2010

2 População de Belo Horizonte: 2,4 milhões de habitantes População da RMBH: 4,5 milhões de habitantes 3,8 milhões de viagens/dia em Belo Horizonte 6,3 milhões viagens/dia na RMBH 1,6 viagem / habitante / dia (média de BH, todos modos)

3 Transporte Coletivo Municipal por Ônibus: 263 linhas Trem Metropolitano: 28 km de linha, 25 TUEs, 19 estações Frota Total de BH: 1,15 milhão de veículos Frota de Ônibus no Serviço Regular de BH: 2,8 mil veículos

4 Repartição modal (em %)

5 Quadro de pessoal Empregados: concursados: recrutamento amplo: 39 - terceirizados: 444 -estagiários: 161 -jovens AMAS / ASSPROM: 286

6 Participação em Prêmios ANTP de Qualidade Vencedora do Prêmio ANTP na categoria órgão gestor em 1997, 1999, 2003 e Em 2009, recebeu o Certificado de Melhoria Contínua. Pretende participar do ciclo 2010/2011 Realizar uma auto-avaliação pelos critérios do Prêmio ANTP de Qualidade é uma excelente oportunidade para efetuar uma análise crítica dos sistemas de gestão da empresa, com base em critérios reconhecidos internacionalmente. Fonte:

7 Responsabilidade Socioambiental Impactos de projetos: identificação desde projetos, implantação e operação. As gerências responsabilizam-se pelo licenciamento como parte do processo, não um entrave. Monitoramento de poluentes atmosféricos, ruídos, e acompanhamento constante das obras em andamento. 2 novas estações em 2010 (CBTU) Impactos de empreendimentos privados ou públicos através da participação nos seus processos de licenciamento ambiental.

8 Responsabilidade Socioambiental Gestão da Mobilidade: Medidas para mudança na escolha modal, direcionando pessoas para modos menos impactantes (coletivos e não motorizados); Mudança da matriz energética (veículos particulares, transporte público): instrumentos da licitação do transporte coletivo; Possibilidade de venda de crédito-carbono (exemplo da metodologia de Bogotá com Transmilênio). Em 2006, um PIN, “Project Idea Note”, pensando na substituição do diesel de petróleo por biodiesel, num percentual de 20% a 50%, nos próximos anos..

9 Responsabilidade Socioambiental Programa de vistorias de segurança (mecânica e elétrica) e ambiental (emissões e ruídos). Medição de material particulado nos veículos diesel. “Operação Oxigênio” com a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente - SMAMA, há mais de quinze anos.

10 Responsabilidade Socioambiental Comunidades envolvidas são consultadas em projetos e reuniões com as comunidades. Desde a sua criação em 1994, as Comissões Regionais de Transportes e Trânsito- CRTTs representam um espaço democrático para a discussão das questões de transporte público, trânsito, planejamento urbano e participação popular.

11 Responsabilidade Socioambiental A BHTRANS investe entre 3% e 5% de sua receita: Jovens de Baixa Renda e em Situação de Risco Social - AMAS: iniciado em 1993 Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte – ASSPROM: primeiro emprego como pesquisadores. Digitadores com deficiência auditiva - Federação Nacional de Educação e Inclusão dos Surdos – FENEIS.

12 Responsabilidade Socioambiental Construção da Sustentabilidade Corporativa 1º Passo: Programa REPENSAR (Programa de Incentivo ao Consumo Sustentável), 2º Passo: Adesão ao PACTO GLOBAL (ONU) 3º Passo: Relatório de Sustentabilidade Corporativa Adotar padrões de excelência de governança corporativa dotar política de prestação de contas dos negócios da empresa e de suas ações de responsabilidade socioambiental

13 Ética e Desenvolvimento Social Programa de Voluntariado “Associação de Voluntários Só o Amor Constrói”: desde 2003, desconto de doações em folha de pagamento, espaço físico e liberação de funcionário. creches (250 crianças)dois asilos de idosos (78 idosos). “creche” para adultos com deficiência cerebral (60 pessoas) Plano de Assistência Médica e Hospitalar para companheiros estáveis de mesmo sexo como dependentes. Aumentar a transparência e a comunicação com parceiros estratégicos e partes interessadas para a melhoria da qualidade das decisões da Empresa. Consolidar processos de participação da sociedade na formulação e avaliação dos projetos e serviços de mobilidade

14 Ética e Desenvolvimento Social Ombudsman. Desde 1993, indicado pelo Prefeito e com mandato de 2 anos. Recém-empossado vai lançar blog do ombudsman. A adesão ao Pacto Global pressupõe compromissos éticos perante a Organização da Nações Unidas - ONU. Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar direitos humanos internacionais; 2 – Certificar-se de não sercúmplices de abusos em direitos humanos. Trabalho 3 - Apoiar a liberdade de associação e direito à negociação coletiva; 4 - Apoiar a eliminação de todas as formas de trabalho forçado e compulsório; 5 - Apoiar a erradicação efetiva do trabalho infantil; 6 - Apoiar o fim da discriminação relacionada a emprego e cargo. Meio Ambiente 7 - Adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais; 8 - Tomar iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; 9 – Incentivar tecnologias ambientalmente sustentáveis. Contra Corrupção 10 – Combater a corrupção em todas as suas formas.

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16 Reduzir a quantidade de vítimas fatais, ponderada por habitantes, de 11,21 em 2008, para 8,41 em 2014 e 6,31 em Acidentes de Trânsito (Mortalidade/ hab) FONTE: DENATRAN – RENAEST º CuritibaBrasília 9º Belo Horizonte 11º São PauloBelo Horizonte Belo Horizonte 6º 3º 5º Metas do Planejamento estratégico BHTRANS 2010 Ampliar a média de viagens diárias da população mais pobre em 15%, passando de 1,14 em 2002 para 1,28 em 2014 e 1,42 em Mobilidade da População mais Pobre Viagem por pessoa por dia Fonte: Pesquisa Origem Destino Pop. mais pobre = ½ SM Média BH 2002 Pop. mais Pobre 2002 Pop. mais Pobre 2014 Pop. mais Pobre ,14 1,67 1,28 1,42

17 Grato pela atenção ! Marcelo Cintra do Amaral Gerente de Coordenação de Políticas de sustentabilidade


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